A Balaio Produtora de Conteúdos, formada pelos dramaturgos e roteiristas Luis Alberto de Abreu, Newton Moreno, Paulo Garfunkel e Alex Molleta, apresentou o lançamento do podcast O Coração nas Sombras, que foi ao ar nesta quinta-feira, dia 30 de Novembro, nas principais plataformas digitais. Divididos em quatro episódios, o projeto conta a história de Letícia, uma mulher de 28 anos, que foi internada como louca pelo irmão e pelo marido, no hospício de Barbacena, em Minas Gerais, no ano de 1936.
Leia também > Revolução Digital: O Impacto dos Podcasts na cultura contemporânea
Sua história passa por inúmeras “maldições”, entre elas ter nascido mulher no interior de uma sociedade violentamente machista, numa época onde mulher podia ser pouco mais do que um animal de trabalho, prazer e procriação. A outra “maldição” foi se rebelar contra o papel que a moral e os costumes reservavam para a mulher, e, por ser dissonante e livre, foi considerada louca.
No entanto, a “maldição” mais cruel e poderosa foi a do Estado Brasileiro, pois o Hospital Colônia de Barbacena, como muitas outras instituições, foi uma obra construída para vigiar, isolar, punir e assassinar sua população mais vulnerável e pobre. Esta foi a história de Letícia, que com seu coração, mergulhado nas sombras do anonimato, grita pela solidariedade e afirma que não existem histórias comuns.
Embora os personagens e as histórias sejam reais, foi dado um tratamento mais literário do que jornalístico à narrativa.
O podcast integra o projeto “Vozes sob o silêncio”, voltado à revelação de histórias e personagens relegados a segundo plano ou mesmo apagados pela cultura dominante. “A proposta nasceu da constatação de que o Brasil é um país ainda a ser descoberto. A história registrada nos livros oficiais e ensinada nas escolas, ocultou, apagou e menosprezou fatos personagens e histórias que não se alinhavam com os valores que a cultura dominante pretendia impor à sociedade brasileira. Eram valores que ainda expressavam uma visão de mundo colonial e européia, una e hegemônica, em oposição à diversidade das crenças, valores e visões diversas de pensamento e comportamento presentes nas várias etnias que compunham o tecido social brasileiro”, destaca o dramaturgo Luis Alberto de Abreu.
A ideia por trás desse formato é mais valorizar a experiência humana que as histórias envolvem do que a simples informação, utilizando os gêneros artísticos épico, dramático e, por vezes, também o lírico, para tornar mais vivas as histórias narradas no podcast. Dessa maneira, o objetivo é contribuir para recuperar histórias, contar a vida e as experiências humanas, dar voz a essa verdadeira multidão de artistas, pensadores e mesmo pessoas comuns que foram excluídas da memória nacional.
Assista ao trailer:
Serviço
Podcast “O Coração nas Sombras”
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023.
Plataformas: Spotify, Deezer, Amazon, entre outras.
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.