Bate-papo cultural reúne lideranças no Teatro Casa Grande

por Rafael Gomes

Organizado pelo Deputado Federal Marcelo Queiroz, o evento também contou com a presença da Ministra Margareth Menezes

Para discutir temas ligados à cultura no Rio de Janeiro e no Brasil, o presidente da Comissão de Cultura, Deputado Marcelo Queiroz (PP RJ), reuniu grupos de todas as diversidades culturais no teatro Casagrande, na noite desta última terça-feira (11/07), no Leblon, ZS do Rio.

Além do panorama cultural, durante o evento foram discutidas ações que já estão sendo tomadas, quais as demandas do setor de Produção cultural e as perspectivas do ministério para o futuro. 

“A valorização da cultura não se trata apenas de investimento público. dar o devido grau de importância à pasta responsável por gerir o orçamento cultural é primordial dando o amparo institucional que nos é necessário, conforme observamos durante a tramitação da Reforma Tributária na Câmara dos deputados”, explicou o presidente da comissão de cultura, deputado Marcelo Queiroz. 

Estiveram presentes no evento, representantes de diversas áreas culturais, como: representantes do samba, liberdades religiosas, comércio, capoeira, quadrilhas juninas, e representantes da diversidade.

A ministra Margareth Menezes, ressaltou conquistas importantes durante os seis meses de ministério:

1. Regime diferenciado na Reforma Tributária para: Hotéis, parques de diversão, parques temáticos, bares, restaurantes e aviação regional, que contarão com regimes de tributação específicos – mais benéficos que a regra geral.

2. Livros, jornais e veículos impressos com imunidade tributária!

Garantiu-se a não incidência de tributos sobre estes produtos, também não sendo tributado o papel utilizado para suas impressões.

3. Redução de 60% da alíquota para produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais.

4. Redução de 60% da alíquota para atividades desportivas.

5. Manutenção da Lei do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE):

Garantiu-se a isenção da CBS – Contribuição Social sobre Bens e Serviços para o setor.

A ministra em sua fala ressaltou que a diversidade cultural é de extrema importância, pois enriquece a sociedade de diversas maneiras, como: Preservação da identidade, Encontro de perspectivas, Tolerância e respeito, Desenvolvimento econômico, Expressão artística e criativa, entre outros.

“Portanto, a diversidade cultural é fundamental para a promoção do entendimento mútuo, da paz, da inclusão e do progresso global. Respeitar e celebrar a diversidade cultural é essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e harmoniosa,” finalizou a ministra.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via