Biblioteca comunitária será ampliada e reinaugurada no bairro do Caju

Biblioteca comunitária será ampliada e reinaugurada no bairro do Caju

A  Associação Filantrópica A Arte Salva Vidas, em parceria com a Favelivro, o Governo do Estado e o ator Helio de La Peña, se juntaram para ampliar e reinaugurar a biblioteca que fica localizada no Complexo do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A biblioteca popular carrega o nome do humorista, que tem no currículo diversas ações sociais. O evento sociocultural será realizado neste sábado, 1º de Abril. Entre as atividades programadas para a data, os alunos e professores dos cursos de esportes, artesanato, culinária e artes desenvolveram uma feira interativa para a comunidade.

A celebração tem como objetivo ressaltar a importância do livro infantil, uma vez que a leitura é responsável por desenvolver vários aspectos importantes para o aprendizado na infância.

“Fiquei honrado de ter meu nome nesse projeto, que casa com minha ideia de que a educação e a leitura são alavancas para uma transformação social. E com essa ampliação, nós teremos um reforço importante em nosso acervo de livros, mas a gente quer que o espaço se torne um ambiente de encontro, onde passamos levar escritores para conversar”, disse o ex-Casseta e Planeta.

Biblioteca comunitária será ampliada e reinaugurada no bairro do Caju
Presidente da Associação Filantrópica Arte Salva Vida, Aldari Luíza Marques, conta que o galpão oferece diversas atividades para comunidade do Caju, além da biblioteca. Entre elas, prática de esportes, cursos de idiomas, gastronomia, formação de jovens e adultos, pré-vestibular, projetos destinados às crianças e a terceira idade.

“Um dos maiores objetivos é tirar o vício do celular e levar à cultura. Já trabalhamos com mais de 600 crianças que fazem parte da associação e pretendemos, agora, proporcionar o acesso à informação através do hábito da leitura. Promover o resgate da cidadania, da autoestima, integração social e um olhar mais crítico para uma sociedade consciente. As crianças estão super entusiasmadas”, afirma ela.

Reinauguração

A Biblioteca Helio de La Peña será reinaugurada com a presença do ator. Além de um local para estimular o conhecimento, o galpão se tornou uma oportunidade de estimular sonhos. “Com uma formação sólida você ganha chances de ascender socialmente. Estamos aumentando oportunidades”, diz Helio, que é nascido e criado na Vila da Penha e participa de ações junto à Cufa, Mães da Favela e o Voz das Comunidades.

Serviço
Reinauguração
Dia 1º de Abril
Horário: 10h
Biblioteca Helio de La Peña
Onde: Rua General Sampaio 74, fundos/galpão, no Caju.
Instagram: https://www.instagram.com/bibliotecalapena