“A experiência imersiva de vivenciar essa obra tem o poder de atuar como um espaço de diálogo intergeracional, enriquecendo a cultura de forma democrática e promovendo a compreensão de temas universais que permanecem relevantes ao longo do tempo. Temos certeza que será um momento extremamente significativo para todos que puderem acompanhar, não importa a idade”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
A exposição
Com cerca de 250 metros quadrados, a mostra é dividida em dois momentos. Logo na entrada, os visitantes mergulham na vida e na trajetória de Saint-Exupéry, conhecendo sua história, suas paixões, suas aventuras e como elas influenciaram a criação do clássico “O Pequeno Príncipe”.
A partir daí, o público atravessa uma verdadeira jornada sensorial e poética pela obra. O percurso inclui cenários encantadores, como o Túnel das Rosas, o Túnel de Estrelas, além dos asteroides e encontros com os personagens mais icônicos do livro, como a Raposa, o Aviador e, claro, o Pequeno Príncipe.
O grande destaque da exposição é uma sala inédita de imersão 360 graus, com uma impressionante projeção que envolve completamente os visitantes. Pela primeira vez no Brasil, essa tecnologia leva o público a viver, de maneira única e inesquecível, toda a narrativa do livro, em uma combinação de som, imagem e emoção.
A exposição imersiva promove o acesso a uma obra que transcende gerações e fronteiras, estimulando valores importantes como a amizade, a inocência e a reflexão sobre a vida e a importância de enxergar além das aparências.
Para as crianças, pode despertar a imaginação, a criatividade e o entendimento de conceitos como empatia e solidariedade. Para os jovens, ela oferece uma oportunidade de refletir sobre questões existenciais, a busca por sentido e a valorização da autenticidade, incentivando o pensamento crítico e a formação de uma identidade própria. Para os adultos, a exposição reforça a conexão com memórias afetivas, além de promover uma reflexão sobre os valores humanos e a importância de manter a sensibilidade e a esperança diante dos desafios da vida.
Serviço
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro, RJ
Dias de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Horário: 10h às 17h
Período da exposição: de 3 de julho a 22 de agosto
