BioParque do Rio anuncia nascimento do primeiro filhote de tamanduá-bandeira

Espécie é provavelmente extinta no estado do Rio de Janeiro. Fêmea nasceu no início de novembro e já pode ser vista pelo público. Nome será escolhido por votação popular

por Redação

O BioParque do Rio acaba de anunciar o nascimento de um filhote de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), espécie considerada vulnerável segundo a Red List, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O filhote — que é uma fêmea — veio ao mundo no dia 3 de novembro. 

A pequena encontra-se saudável, tem o seu desenvolvimento acompanhado pela equipe técnica der biólogos, veterinários e zootecnistas, e já pode ser vista pelo público no recinto Cerrado, onde vive cercada dos cuidados de sua mãe Gaia. É a primeira vez que acontece a reprodução deste animal desde que o RioZoo se tornou BioParque do Rio. Todo o esforço tem sido empreendido para a reprodução e a conservação do tamanduá-bandeira, tendo em vista que há evidências de que a espécie é extinta no estado do Rio de Janeiro, segundo o ICMBio.

“A reprodução de animais sob cuidados humanos é um importante fator para manutenção destas espécies fora do seu habitat natural. Este nascimento é bastante animador, já que segundo a União Internacional para a Conservação da Naturezaa espécie se encontra em estado vulnerável na natureza”, diz Ciro Cruvinel, veterinário e gerente técnico do BioParque do Rio.

Público poderá escolher o nome

Os visitantes do BioParque do Rio poderão ajudar a escolher o nome da nova fêmea de tamanduá-bandeira pelo perfil do Instagram @bioparquedorio.  Criatividade não faltou à equipe técnica, que já pré-selecionou os seguintes nomes: “Maria Cupim”, “Terra”, “Vênus” e “Formiga”.

Quem acessar o perfil poderá ver as opções de votação e comentar o post com a escolha até o dia 7 de dezembro. O nome mais comentado batizará a pequena, que já nasceu com uma missão: sensibilizar os visitantes sobre a necessidade de preservar a espécie, que é ameaçada de extinção.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via