Ana Borelli

“Alfredo Sirkis – para você saber de mim”, Ana Borelli, viúva e organizadora da obra lança, através da Ubook, versão em audiobook

O audiolivro será lançado no dia 08 de dezembro, um ano após a data de lançamento do livro físico, e dia em que Sirkis completaria 73 anos de idade

por Redação

“Alfredo Sirkis — Para você saber de mim” narra uma história que poderia ter saído de um filme, sob o recorte íntimo e cuidadoso da editora Ana Borelli, sua companheira por quase três décadas. No final dos anos 1960, o então jovem carioca pegou em armas para resistir à ditadura militar, ingressando na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada por Carlos Lamarca. Após o cerco do regime apertar, Sirkis saiu para o exílio, onde atuou como jornalista no diário “Libération”, em cuja redação conheceu Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, que dirigia o jornal. Em 1973, quando Salvador Allende sofreu o golpe que daria início ao sangrento governo ditatorial de Pinochet, ele era correspondente no Chile. Mais uma vez, Alfredo precisou fugir. Depois de um ano em Buenos Aires, seguiu rumo a Portugal, retornando ao Brasil, apenas no final de 1979, após a Lei da Anistia.

Até o fim da sua vida, 41 anos mais tarde, além de ter sido um dos fundadores do Partido Verde brasileiro, ele atuou como roteirista, político, ativista ambiental e escritor. Recebeu o prêmio Jabuti pelo romance “Os carbonários” (1980), no qual relembrava os dias como guerrilheiro na clandestinidade. É essa rica trajetória de “Alfredo Sirkis.

O livro foi construído a partir do processo de luto de Ana, que transformou a obra na despedida que não pôde dar ao marido, morto em um acidente de carro, em 2020.

“Através desse trabalho de organização do acervo e edição da publicação pude, a cada dia, dizer: até breve, amor, e relembrar cada momento vivido, dividido, das causas em que militava, das vitórias que conquistava, do tanto que ele realizou, e das muitas batalhas que travou por um Brasil melhor. Essa foi a maneira que encontrei de viver o meu luto. Mas gravar o audiobook foi um momento que me fez acessar toda a dor da perda de uma forma muito forte. Confesso que fugi do estúdio, depois do primeiro dia de gravação. Fui voltando, um dia, outro. Eu começava a narrar e quando via estava em prantos! Em muitos momentos também me senti reconfortada, privilegiada, como se ele estivesse ali, ao meu lado, sabe, na cabine de gravação.” — diz Ana Borelli.

O audiobook conta também com textos de Aspásia Camargo, Cesar Maia, Pedro Nogh, dentre outros, e quem dá voz aos mesmos é Esther Jablonski, jornalista e apresentadora.

Cris Albuquerque, diretora de conteúdo da UBOOK, diz que, mesmo sendo uma obra originalmente “fotobiográfica”, não pensou duas vezes quando viu o livro no lançamento.

“O livro impresso é uma obra de arte, e o texto que compõe suas páginas é um retrato sincero e emocionado da história de um dos mais importantes ambientalistas do mundo. Além disso, Sirkis publicou pela Ubook o último livro, “Descarbonário”, assim como as obras “Silicone XXI” e “Os Carbonários”, que lhe rendeu um Jabuti. Tínhamos que contar essa história.”

Você pode ouvir o audiobook “Alfredo Sirkis — para você saber de mim” e as obras do Sirkis, no aplicativo da Ubook (ubook.com). O valor da assinatura para ter acesso à plataforma é de R$ 19,90.

Ana Borelli

Diretora de arte, de criação, ilustradora e editora, é responsável pela pesquisa, elaboração de conteúdo, texto, coordenação editorial e design gráfico das publicações da TIX Editora, além de produzir peças gráficas e ilustrações para outros projetos.  Atua também como cenógrafa, pesquisadora, curadora e produtora executiva, nos segmentos de artes visuais, audiovisual, identidade visual, design gráfico e criação de artes exclusivas para conteúdos diversos. Foi responsável por importantes projetos como o de arquitetura e cenografia, além de sinalização da loja vintage da Drogarias Pacheco (localizada na rua dos Andradas com Buenos Aires, no Centro do Rio) e publicações como os livros: Rio de Janeiro Perdido, Sergio Bernardes –  Rio do Futuro, Plantas Medicinais- Cultivo, MMM Roberto e São Cristóvão, bairro imperial. Também assina o design gráfico das capas dos dois últimos livros de Alfredo Sirkis (Descarbonário e Silicone XXI), com quem foi casada e sócia por mais de três décadas. Possui uma charmosa linha de papelaria artesanal com os seus desenhos (@anouskamarocs). Alguns desses fizeram parte da abertura do Programa Saia Justa, do canal GNT, durante o ano de 2020.

Ubook

Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é a maior plataforma de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e ainda ampliou sua oferta ao disponibilizar também e-books para seus assinantes. Com a crescente demanda por conteúdo em áudio no país, a plataforma também conta com a Ubook Music e a Ubook FM, uma nova área que oferece música de diversos gêneros para assinantes e não-assinantes. Para saber mais acesse: www.ubook.com

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via