Bloco da Pracinha completa 17 anos de carnaval infantil no Rio de janeiro

O bloco concentra dia 3/2, sábado, na Praça Pio XI, faz homenagem à Rita Lee e vai recolher doações para desabrigados da Baixada com a ONG Rolé Solidári

por Redação

Olha o Bloco da Pracinha aí gente, pronto para mais um carnaval! A brincadeira acontece dia 3/2/2023, sábado, das 10h às 14h, na Praça Pio XI, no Jardim Botânico. A educadora musical e cantora Barbara Lau ocupa a pracinha novamente, acompanhada pela sua banda de educadores. Este ano o bloco mantém sua “pegada” solidária – que começou no ano passado com o Ação Cidadania – apoiando o Rolé Solidário e faz homenagem à Rita Lee, uma eterna criança do rock.

Barbara Lau se apresenta acompanhada por músicos de diversos blocos cariocas, como Clarice Maciel (surdo), Lélia Campos (teclado, ukulelê e sanfona) Guga Spíndola (sax), Marcos da Silva (trompete) e Shanso Araújo (trombone).

Não basta ser bloco, tem que ser solidário também e o Bloco da Pracinha repete a dobradinha social que começou em 2023, divulgando a causa dos Yanomamis, através da parceira com a ONG Ação Cidadania e a presença do indígena Pacary, representante dos povos Pataxós  Este ano, o evento está junto com o Rolé Solidário – grupo de voluntários que há 4 anos atende mais de 100 famílias com cestas básicas – e vai ajudar a recolher alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó) e material de limpeza (sabonetes, pasta de dente, shampoo)  para os desabrigados da Baixada Fluminense.

– A gente pode brincar e se divertir, mas não podemos esquecer de ajudar o próximo. E o Bloco da Pracinha vai aproveitar para, entre uma marchinha e outra, pedir ajuda aos desabrigados”, afirma Barbara Lau, que também é voluntária do Rolé Solidário.

No repertório, as músicas que fazem parte do universo infantil e carnavalesco, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras. A oficina de customização de fantasia também está de volta e este ano, vai preparar chocalhos com material reciclado (garrafinhas de pet e pote de iogurte).

O bloco, que é considerado um dos mais procurados pelas crianças e suas famílias no carnaval carioca, está pedindo colaboração através da BENFEITORIA para pagamento dos músicos, som e estrutura.  O evento conta com o patrocínio do Colégio pH farmácia Venâncio e da empresa Mustela, além do apoio do Bar Belmonte.

SOBRE O BLOCO

BLOCO DA PRACINHA é organizado pelo  Amigos na Praça, uma rede social de divulgação de atividades culturais infantis.  Há 16 anos, o bloco investe em uma programação voltada para a criançada no carnaval. Ao longo dos anos já passaram pela “concentração” o Meleka de Jacaré, o Circo Macaco Prego, a percussão das Meninas do Nós, sob o comando dos mestres Negueba e Wellington Alves e até o DJ da Lua já marcou presença, ano passado, com um setlist infantil. Até que Barbara Lau chegou e há oito anos faz a alegria de crianças e seus familiares com seu repertório totalmente focado no público infantil.

E mesmo durante a pandemia, o bloco se organizou e fez uma edição on-line, através do edital de Ações Locais da Lei Aldir Blanc, organizado pela Prefeitura do Rio. Quem não conhece, é só olhar no YouTube o canal Amigos na Praça.

Vale o aviso: o bloco é para criança, são elas as verdadeiras donas da praça. Marmanjo não tem vez. 

Evoé, Bloco da Pracinha!!!

Um pedido da organização: nada de espuma! Carnaval bom é com confete e serpentina.

BLOCO DA PRACINHA

DIA 3 DE FEVEREIRO – SÁBADO – DAS 10H ÀS 14H

PRAÇA PIO XI – JARDIM BOTÂNICO

ENTRADA FRANCA

Acesso pelo Posto de gasolina em frente ao Hospital da Lagoa, entre as ruas Oliveira Castro e Conde Afonso Celso

Proibido uso de espuma durante o bloco

COLABORAÇÃO VIA BENFEITORIA

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via