Filipe Catto vem mostrar pela primeira vez no Rio de Janeiro o show do álbum “Belezas São Coisas Acesas Por Dentro”, o primeiro disco em homenagem a Gal desde que ela morreu. Esse projeto estreou como espetáculo em maio de 2023 e depois ganhou registro em estúdio lançado no dia em que Gal Costa (1945/2022) completaria 78 anos, em 26 de setembro, celebrando a obra da cantora baiana. Esta elogiada homenagem a Gal estará no Manouche nos dias 26 e 27 de janeiro, sexta e sábado.
Trata-se de uma transposição para dentro de estúdio do espetáculo que a cantora gaúcha realizou em maio deste ano a convite do SESC São Paulo. São dez faixas interpretadas pela artista baiana em quase seis décadas de rica produção artística, porém, intensamente adaptadas por Catto e um time de parceiros criativos.
No palco, Catto e o power trio formado por Fábio Pinczowski, guitarra e direção musical, Gabriel Mayall, baixo, e Michelle Abu, bateria, extrapolam a seleção de dez faixas do disco para promover uma celebração do repertório de Gal, resgatando canções clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana. O show, com roteiro assinado pela própria Catto em parceria com Ismael Caneppele e Cris Lisbôa, reúne sucessos como “Tigresa”, “Vaca Profana” e “Nada Mais”, além de pérolas recentes como “Recanto Escuro” e “Jabitacá”.
“Filipe Catto reacende a chama transgressora de Gal Costa em álbum movido pela energia do rock” – assim que o crítico musical Mauro Ferreira definiu “Belezas são coisas acesas por dentro”, dando ao disco a cotação de cinco estrelas, algo pouco comum.
Lançado pelo selo Joia Moderna Discos, dirigido pelo DJ Zé Pedro, o disco narra uma jornada de dor e glória que dialoga diretamente com o processo de afirmação de gênero vivenciado por Catto. O trabalho ocupou o topo da lista de álbuns mais vendidos no iTunes Brasil nas primeiras 24 horas após o lançamento e entrou na lista de melhores lançamentos de 2023 de vários jornalistas musicais. O show já passou por unidades do Sesc em São Paulo na capital e no interior, Casa Natura Musical e Blue Note São Paulo, movendo uma legião de fãs e apaixonados pelas obras de Catto e Gal, que, além do talento inegável, partilham a mesma data de aniversário (26 de setembro).
“Gal vive e pulsa em todas as cantoras deste país“, diz a cantora. “Todas somos devotas de sua voz e de sua poesia. Ela é um emblema. Um arquétipo. Uma força que a gente evoca pra se sentir bela, poderosa, mortal, doce, vulnerável, indestrutível“, celebra Catto.
Gaúcha radicada em São Paulo, Filipe Catto ganhou projeção nacional no início dos anos 2010. Com seu disco mais recente, “CATTO” (2017), veio a carreira internacional. Dona de uma voz inigualável, a artista já teve suas músicas nas trilhas sonoras de novelas como Cordel Encantado (“Saga”), Sangue Bom (“Quem é Você”), Saramandaia (“Adoração”) e Jóia Rara (“Flor da Idade”).
Serviço:
Show: Filipe Catto em show de lançamento no RJ do álbum “Belezas são coisas acesas por dentro”
Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)
Datas e horário: 26 e 27 de janeiro, sexta e sábado, às 21h
Preço: R$ 70,00 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível ou livro, a ser doado para o ONG Instituto da Criança – e meia-entrada) l R$ 140,00 (inteira)
Capacidade: 200 pessoas (público em pé)
Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche