O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai colocar seu bloco na rua, de forma inédita, no carnaval carioca, neste sábado, 7 de fevereiro. A concentração será a partir das 7h na Praça Mauá e o cortejo promete arrastar uma multidão de foliões até a Praça da Harmonia. Com o tema “Quando a enxada vira tambor, a luta vira samba”, a programação inclui orquestra de enxadas, cortejo de fanfarra e show da Bateria Sem Terra. Pela primeira vez, um bloco criado por um movimento social ocupará as ruas da cidade para popularizar a luta em defesa da Reforma Agrária Popular e da Agroecologia. Os músicos criaram uma orquestra de enxadas, que produz efeitos visuais e sonoros diferenciados.
A vereadora Maíra do MST, articuladora da pauta nos espaços urbano e institucional, ressalta que o carnaval é uma linguagem política da classe trabalhadora e que o bloco é uma estratégia da direção do movimento social para espalhar o conceito de Reforma Agrária Popular por meio da cultura. “O Bloco do MST chegou ao Rio celebrando a rebeldia e a resistência negra, indígena e camponesa. Carnaval é sinônimo de subversão. É a expressão cultural e histórica de um povo cansado de ser explorado e oprimido. Esse é o único momento do ano em que a classe trabalhadora transforma o espaço público em território de celebração coletiva da liberdade. Vestimos nossas fantasias para ironizar o poder, questionar opressões e denunciar injustiças. Estamos inaugurando uma nova forma de diálogo com a juventude sobre temas fundamentais na nossa sociedade”, explica a parlamentar.

Foto: Gustavo Caetano
O Bloco do MST nasceu na Comuna Dom Helder Câmara, em 2002, e desde então, mantém ações artísticas e pedagógicas permanentes, realizando cortejos carnavalescos em vários estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e, agora, Rio de Janeiro. A iniciativa é uma ação intersetorial que envolve diversas instâncias do Movimento Sem Terra, em escalas regionais, estaduais e nacional, centenas de artistas, produtores e gestores dos setores de comunicação, juventude, gênero, educação, saúde, coletivos étnico-racial e LGBTI+, bem como as Frentes de Teatro, Música e Artes Visuais.
A organização do bloco coordena oficinas de percussão em escolas do Sudeste, oferece aulas de bateria para crianças e adolescentes de zonas rurais e atua na Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. As ações já alcançaram mais de 100 mil pessoas. O grupo também compôs e gravou cinco sambas-enredo, que hoje integram álbuns fonográficos do MST, entoados em congressos nacionais, encontros, assembleias e formações pedagógicas em todo o Brasil.

“A mercantilização da maior festa popular do mundo aprofundou desigualdades, privatizou espaços e tentou esvaziar seu potencial crítico. Mas a insurgência da cultura popular resiste. Celebrar o Carnaval é reconhecer a festa como trabalho, economia e organização popular, sustentada pelo povo. Viver o Carnaval é afirmar o direito à cidade e à cultura como fundamentos da vida coletiva. Celebrar a rebeldia é fazer da alegria uma forma de resistência. E da resistência, um projeto de futuro”, conclui a vereadora Maíra do MST.
Além do desfile oficial no sábado de pré-carnaval, o Bloco do MST também estará presente em outros municípios, como Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Maricá e Macaé (veja a programação abaixo).
SERVIÇO:
Estreia do Bloco do MST no Carnaval 2026
Data: Sábado, 07/02
Hora: a partir das 7h
Local: Concentração na Praça Mauá, com cortejo até a Praça da Harmonia
PROGRAMAÇÃO DO DESFILE:
7h – Orquestra de Enxadas na Praça Mauá
8h – Cortejo da Fanfarra Sem Terra até a Praça da Harmonia
11h – Show da Bateria Sem Terra na Praça da Harmonia
AGENDA BLOCO DO MST
TERÇA – 03/02
14h – Enxada: Ass. Campo Alegre / Nova Iguaçu
19h – Bateria: Garagem Delas / Centro do Rio
QUARTA – 04/02
10h – Enxada: PDS Oswaldo de Oliveira / Macaé
15h30 – Enxada: Acampamento 15 de abril / Campos dos Goytacazes
QUINTA – 05/02
17h – Enxada: Armazém do Campo / Turma Rio / Maricá
19h – Dança e Mística: Garagem Delas / Centro do Rio
SEXTA – 06/02
17h – Ensaio geral Orquestra da Enxada: Armazém do Campo / Centro do Rio
