Em 10 de fevereiro, entidades do turismo brasileiro – entre elas a Brazilian Luxury Travel Association –, irão se reunir em São Paulo para assinar a Declaração de Belém para o Turismo Sustentável. Trata-se de um pacto setorial em sintonia com a agenda climática global inaugurada na COP 30 que nasce do mercado para o mercado em complemento às políticas públicas para a construção de um turismo alinhado à ação climática, à justiça social e à boa governança. O encontro, que será realizado na sede da ESG Pulse em São Paulo, convida a compreender a indústria do turismo não apenas como discurso, mas como um setor que pretende sustentar transformações a longo prazo e contribui para acelerar a adoção de medidas responsáveis de forma transparente até 2030.
De acordo com a CEO da BLTA, Camilla Barretto, a iniciativa reveste-se de grande relevância, na medida em que contribui para maior clareza no debate setorial sobre o que pode ser feito, como pode ser medido e o que pode ser comunicado com segurança. A assinatura da Declaração de Belém também se conecta ao Programa Brasileiro de Destinos Sustentáveis, voltado a apoiar destinos e empreendimentos na adoção de práticas ESG e na comprovação de evolução ao longo do tempo.
Nesse sentido, a associação já realiza há três anos seu encontro anual dedicado à discussão da implementação de ações de ESG, e sua próxima edição já está agendada de 13 a 16 de abril no Hotel Unique Garden.
“Assinamos a Declaração de Belém porque acreditamos que este é mais um passo para que o turismo brasileiro demonstre, de forma responsável, que se preocupa e age proativamente diante dos desafios impostos pela crise climática. Queremos que o turismo seja reconhecido não apenas pela sua beleza, mas pela sua capacidade de regenerar, incluir e liderar”, afirma Camilla.
Ela destaca ainda que a BLTA é representante regional da Energy & Environment Alliance (EEA) no Task Force global, estimulando a participação do setor hoteleiro brasileiro na consulta pública internacional que visa (estabelecer referências iniciais para padrões de sustentabilidade financeira para o setor de hotéis e hospedagem em escala global. https://www.eea.
Cosignatários da Declaração de Belém
Abracorp (viagens corporativas), Ampro (live marketing), Alagev (eventos e viagens corporativas), Unedestinos (destinos/CVBs), FOHB (hotelaria), BLTA (luxo), MPI Brasil (profissionais de eventos), Abeoc Brasil (empresas de eventos), ABAV-SP (agências de viagens), Sindepat (parques e atrações) e Visite Campinas (destino/CVB).
BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais, de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e o fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 72 associados, um grupo formado por 64 hotéis, resorts e pousadas e 8 operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.
