Como professores e gestores podem se planejar para o encerramento de ciclo do ano letivo e retorno às aulas?

Especialista em gestão escolar, Alinne Rios, assessora pedagógica da FourC Learning discorre sobre a importância da organização durante o ciclo escolar, trazendo dicas práticas sobre o tema para os educadores

por Redação

Quando tratamos da rotina de professores e de gestores, com o encerramento do ano letivo de 2023, pontos importantes precisam ser discutidos. Sobre esses aspectos, vale destacar o planejamento das avaliações finais, a organização de documentos e o histórico do ano letivo, entre outros.

Além disso, este também é o período em que se analisa o ano como um todo, passando por questões como pontos negativos e positivos, quais foram as principais dificuldades encontradas, os obstáculos superados e o que se aprendeu com o cenário macro. Na sequência, dá-se início ao planejamento para o próximo ano.

E para auxiliar os educadores em meio a esse cenário, Alinne Rios, professora e assessora pedagógica da FourC Learning, instituição que oferece desenvolvimento profissional para gestores e educadores, traz algumas dicas práticas, utilizando estratégias que irão ajudar a encerrar e iniciar o próximo ano letivo de maneira positiva. Confira abaixo!

Acesso ao calendário escolar

Na visão de Alinne, o primeiro passo para que os professores e gestores possam se organizar no encerramento e no volta às aulas é permitir o acesso de todos ao calendário escolar. Com isso, a professora explica que toda a comunidade poderá estar alinhada e se planejando para as ações que serão realizadas ao longo do período.

“Com acesso a esse cronograma, evitamos imprevistos, já que as principais ações escolares estarão contempladas nesse documento, então todos saberão, por exemplo, a data prevista para os conselhos de sala e para a entrega dos boletins. Assim, os colaboradores e os professores podem organizar suas estratégias com a noção clara dos prazos e organização para que sejam cumpridos com qualidade”, afirma Alinne.

Comece traçando um planejamento

De acordo com a assessora pedagógica, para esses períodos cruciais do ciclo escolar, o planejamento é sempre a chave. “Às vezes essa parece uma parte muito burocrática do ato de ensinar, mas na verdade ela funciona como um guia, auxiliando no mapeamento das tarefas. Então, a ideia é tratar o planejamento como um cálculo de rota, assim podemos enxergar o melhor caminho para cada aluno e ajudar a desenvolver ainda mais o seu potencial de aprendizado”, acrescenta a especialista.

A assessora afirma ainda que a dica é sempre pensar no planejamento reverso, já sabendo que esse período de encerramento do ano traz muitas tarefas. “Todo o planejamento que fazemos como professores, gestores e educadores é pensando e planejando o fim do ciclo, então já prevemos esse encerramento e todas as ações da escola que envolvem esses fechamentos de etapas, como finalização de provas, correções, feedback para alunos ou para os colaboradores, no caso dos gestores. Portanto, o exercício é como podemos nos planejar no início do ciclo, nos organizando para este momento final”, comenta.

Realize a gestão das tarefas e do tempo

Para a assessora pedagógica, a grande dica quando se trata de se preparar para o período do volta às aulas é realizar uma boa gestão das tarefas e do tempo.  “É interessante pensar quais são os objetivos que queremos alcançar com os alunos, quais temas serão trabalhados durante o ano e, a partir disso, olhar para as datas e para os prazos que precisamos ser cumpridos. No caso dos alunos, por exemplo, se você vai trabalhar um projeto com eles, é necessário analisar quanto tempo vão precisar para desenvolver a atividade”, explica Alinne.

Além disso, a professora ainda sugere por onde começar. “É sempre melhor priorizarmos os processos maiores, como os conselhos de classe, seguindo o exercício de se organizar, pensando no que será necessário para a ação. Nesta etapa inicial, a gestão do tempo é essencial para ter todas as avaliações corrigidas até a data estabelecida, afinal as avaliações são os documentos de evidências dos alunos”, finaliza a professora.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via