A grande final da 65ª edição do Prêmio Jabuti está cada vez mais perto. Na última terça-feira (dia 21/11), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os cinco finalistas da mais importante premiação nacional do livro. Já no próximo mês, em cerimônia que será realizada no Theatro Municipal de São Paulo, serão anunciados os vencedores das 21 categorias distribuídas em quatro eixos (Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação), além do grande vencedor do Livro do Ano. Para conferir os nomes dos finalistas em cada uma das categorias, basta acessar o site da premiação, clicando no link.
Leia também > Prêmio Jabuti 2023 | DarkSide Books tem duas obras semifinalistas
“A CBL atua incansavelmente, ao longo do ano, para fortalecer o livro e democratizar o acesso à leitura. O Prêmio Jabuti é uma celebração à bibliodiversidade e também representa todo esse movimento que fazemos para garantir a cultura em nosso país. Estamos muito animados com a proximidade da grande festa do livro”, comemora a presidente da CBL, Sevani Matos.
“No total foram 4.245 obras inscritas, o que demonstra toda a força do Prêmio Jabuti. Agradeço o corpo de jurados pela dedicação e trabalho hercúleo. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção editorial e literária brasileira. Todos os finalistas estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento.”, destaca Hubert Alquéres, curador do Prêmio.
Uma das novidades de 2023 é a nova categoria, “Escritor Estreante”, que será voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O livro deve ser Romance de Entretenimento ou Romance Literário. Outro destaque desta edição é para o vencedor da categoria “Livro do Ano”, que além de ser contemplado com a estatueta dourada, receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo.
O público poderá acompanhar a cerimônia – que é fechada para convidados – em transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.