Canecão ganha vida com projeto de complexo multicultural e consórcio divulga cronograma de ações para reabertura no Rio de Janeiro

Canecão ganha vida com projeto de complexo multicultural e consórcio divulga cronograma de ações para reabertura no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação Consórcio Bonus Klefer

O lendário Canecão, um ícone da cultura carioca e brasileira, está prestes a renascer. Após meses de intenso trabalho nos bastidores, depois da assinatura da homologação do leilão realizado em 2023, o Consórcio Bonus Klefer, composto pelas empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER, está se preparando para dar os primeiros passos no processo de reconstrução e continuidade do Canecão. O consórcio, que venceu o processo de licitação para assumir a concessão da casa por 30 anos, tem o objetivo de preservar sua rica história enquanto reconstrói o espaço, para atender às expectativas do público contemporâneo. 

O projeto

Com as licenças de obra em mãos e projeto definido, o renascimento do Canecão, que terá um investimento total de R$170 milhões (englobando todas as benfeitorias), irá oficialmente começar a sair do papel, com um cronograma de ações e start oficial a partir de abril de 2024.  João Niemeyer foi o nome escolhido para assinar o projeto do novo empreendimento. O arquiteto tem o desafio de, além da casa de show em si, dar contorno a um verdadeiro complexo multicultural, com 15.000m² de terreno em concessão e um total de 18.000m² de área construída, dividida em cinco pavimentos (subsolo, térreo e 3 andares). A grande inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

“O Canecão é o palco mais importante da música popular brasileira até hoje, que foi por muito tempo a grande referência de entretenimento do Rio de Janeiro. E agora vai ser mais do que era. O projeto previsto é um espaço multiuso que fomenta a cultura de diversas formas, dinâmicas e formatos. Teremos um palco onde será possível fazer qualquer tipo de apresentação, mais de uma configuração de plateia… Além de restaurantes, bares, espaço de experiências cênico-gastronômicas… Sem dúvidas, iremos mudar a concepção de casas de entretenimento no Rio de Janeiro e no Brasil. Depois de muito tempo, estamos partindo para um projeto totalmente novo, minucioso, com uma equipe de altíssimo nível envolvida. Será um marco na cultura brasileira, um grande presente para os cariocas”, comentou João Niemeyer.

Como grande objetivo do projeto, o Canecão será um agente ativo de fomento à cultura brasileira. E, com isso, o complexo está dividido em sete diferentes unidades de negócio. A começar pela grande sala (onde serão realizados os shows, concertos, peças e apresentações gerais), que terá 3.300m² (divididos em três pavimentos) e capacidade total para até 6 mil pessoas. O público também será presenteado com um espaço dedicado ao ilustrador e escritor Ziraldo, onde seu famoso painel será totalmente reformado e preservado. Será um local de homenagem e reverência a esse grande mestre que nos deixou no início de abril, onde seu nome será eternizado e sua influência continuará inspirando gerações. O espaço multiuso, com 600m², será voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos.

O Canecão trará também um Espaço de Exposições (para mostras artísticas visuais) em um espaço de 500m², além de um ambiente inovador voltado para experiências cênico-gastronômicas, que irá ocupar uma área de 1.000m². O Complexo contará também com um estúdio criativo e com um centro de memórias – espaço dedicado à história da casa com curadoria e acervo exclusivo, ocupando um espaço de 1.000m².

Na área anexa, um grande bosque ao ar livre, rodeado de árvores centenárias e paisagismo exclusivo, gratuito, voltado para para todas as idades, terá funcionamento independente das demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do Rio de Janeiro. Um novo ponto de encontro do carioca, com 5.000m² de área verde descoberta, ideal para receber feiras, pequenos eventos e experiências gastronômicas de toda a cidade.

Novidades na UFRJ

Como parte das contrapartidas para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), dona do terreno, o consórcio Bonus Klefer irá construir um Centro Acadêmico com 80 salas de aula, além de um Refeitório com capacidade para até 2.500 refeições ao dia. A Universidade também terá datas para uso nos espaços do Complexo Cultural Canecão, além de benefícios acadêmicos. A área construída é de 10.000m², somando as duas novas construções.

Roberto Medronho, reitor da UFRJ, comentou sobre o novo projeto do Canecão. “Estamos muito entusiasmados, é um projeto robusto, consistente. Esperamos brevemente ter essa casa de espetáculos absolutamente fantástica disponível para a sociedade carioca e para o país. Para nós, é uma honra estarmos neste momento em uma iniciativa como essa, o Canecão faz parte da história da música brasileira, da história da cultura do nosso país. Através de um acordo de concessão com o consórcio, estamos fazendo com que a nossa missão seja dada à sociedade, que é o acesso à cultura, às artes. Através dessa, teremos muitas atividades tanto para a casa como também para a UFRJ. Teremos benefícios fantásticos para os nossos alunos, especialmente para os mais vulneráveis. Teremos um grande pavilhão de aulas, pilotis para interação dos alunos, novas salas de aula de altíssimo nível, além da construção de um restaurante universitário no Campus da Praia Vermelha, que era uma reivindicação antiga dos alunos e dos funcionários”, celebra Medronho.

Primeiros passos – Fomento à cultura, espaço para novos artistas e ações sociais

Como pontapé inicial no projeto de revitalização do espaço, o consórcio Bonus Klefer anuncia a criação de um Tapume Arte em todo o entorno do terreno, que está sendo desenvolvido e pensado como uma obra de arte informativa para a cidade, com fotos e histórias do Canecão, além de interação com as pessoas que passarem durante todo o período de obras.

Nos próximos meses, será lançado o documentário “Canecão: tantas emoções”, dirigido por Bruno Levinson e produzido por Clélia Bessa, que terá a participação de grandes nomes da cultura brasileira. A obra já está em fase de pós-produção, com parceria do consórcio Bonus Klefer.

Além disso, será inaugurada ainda em 2024, já no segundo semestre deste ano, uma praça temporária externa do Canecão. O espaço terá maquete do projeto, materiais explicativos, ativações de marcas parceiras, além de um palco para pequenas apresentações de novos artistas, colocando o público e o meio musical no clima do Canecão desde já, antes mesmo da sua reabertura.

Estão previstos também, para o período pré-inauguração, entre 2024 e 2025, a criação de um Festival de Novos Talentos, para engajar artistas de todo o Brasil em torno do relançamento da marca e, ao mesmo tempo, apoiar e dar visibilidade a novos nomes da música. A criação de uma obra teatral-musical também está no cronograma de ações pré-lançamento, com o intuito de fomentar a história e legado do Canecão em quatro capitais.

“Após um período de silêncio e saudade, o lendário Canecão irá retornar como um grande complexo cultural. Nosso objetivo é preservar, enaltecer e dar continuidade a um dos palcos mais importantes do Brasil. Todas as iniciativas que compõem o renascimento do complexo Canecão, transbordando o espaço físico e abraçando o papel do projeto como uma verdadeira plataforma de cultura. Nós vamos escrever juntos as próximas décadas da história da cultura popular brasileira”, comentou Kleber Leite, fundador e sócio do Grupo KLEFER.

“É um projeto muito diferente do que já foi visto anteriormente. Será um desafio muito grande, trata-se de um projeto enorme, com alto investimento e com alta responsabilidade, por se tratar de um espaço que faz parte da história da música brasileira. Nossa meta é dar continuidade a esse legado que o Canecão construiu e trazer novamente esse ativo cultural tão importante para o Rio de Janeiro. Por ser um ícone da cidade e por se transformar agora em um espaço multiuso que vai além dos shows, acreditamos que o Canecão irá se tornar uma importante atração turística da cidade”, conclui Luiz Oscar Niemeyer, da Bonus Track.

Sobre o Consórcio Bonus Klefer:

A parceria entre as empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER é antiga. Na década de 90, se uniram para abrir a casa de espetáculos Imperator, no Méier, local que fez história na cultura carioca, recebendo nomes nacionais e internacionais como Bob Dylan, Tim Maia e Stevie Wonder. Em 2023, as duas companhias se uniram em um consórcio e venceram o processo de licitação para assumir a concessão do Canecão por 30 anos.

A Bonus Track é responsável pelos principais eventos de entretenimento, cultura e música dos últimos anos. A empresa é a responsável por trazer Madonna para o Brasil este ano (‘The Celebration Tour in Rio’) e esteve à frente também do histórico show dos Rolling Stones em Copacabana em 2016 e todas as passagens de Paul McCartney pelo país. Luiz Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores nomes do entretenimento nacional e foi responsável por trazer pela primeira vez ao Brasil nomes como Nirvana, Bob Dylan, Red Hot Chilli Peppers, Beyoncé, Miley Cyrus, Rihanna entre outros. A empresa também abriu novas frentes de atuação como a inauguração do Teatro XP (atualmente Teatro I Love PRIO), em 2017, que é hoje uma das maiores referências para as artes cênicas no país, além de idealizar os festivais MITA e Doce Maravilha.

Com 40 anos de experiência, a KLEFER é reconhecida como um dos principais players de captação de patrocínio e gestão de projetos e negócios do país. Com uma atuação 360°, a agência possui projetos em esporte, entretenimento, games e foca hoje no desenvolvimento, ativação e gestão de projetos autorais para o esporte e também para o mercado de entretenimento. Através de parcerias sólidas com as maiores marcas do mercado, o Grupo KLEFER é especialista em desenvolver soluções sob medida para seus clientes, viabilizando projetos nos ambientes online e offline. O Grupo já trabalhou com mais de 400 empresas e marcas, movimentando mais de R$1 bilhão em valor de venda de patrocínios em projetos autorais e parceiros e impactando mais de 2,8 bilhões de fãs no Brasil. Em seu portfólio, a agência já possui projetos desenvolvidos para marcas como Sky, Coca-Cola, TikTok, Ambev, Itaú, McDonald ‘s, Elo, Continental, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui