Capita Inicial - TIM Music Noites Caricocas

Capita Inicial no TIM Music Noites Cariocas no dia 25 de março

Abertura: Paulo Ricardo – 35 anos do RPM

por Redação

A segunda semana do TIM Music Noites Cariocas, no Morro da Urca, promete ser eletrizante com a banda Capital Inicial, em uma grande celebração de seus quase 40 anos de carreira, com a Turnê Grandes Sucessos.

A sexta do dia 25 de março, conta ainda com abertura de Paulo Ricardo, que apresenta Rádio Pirata ao vivo – 35 anos. A turnê celebra o espetáculo que marcou o show business brasileiro. Já viu que será uma fusão de sentimentos e emoções, afinal, será pura adrenalina ouvir clássicos que embalaram gerações.

Em seus quase 40 anos de carreira o Capital Inicial conseguiu fazer o cross-over e entrar no lar dos brasileiros devido a sua relevância e a seu extenso repertório de hits – um feito bastante raro quando se trata de uma banda de rock. Por isso, talvez seja hoje a maior banda de rock nacional em atividade, gozando de respeitabilidade no meio musical, e sendo uma referência para o mercado.

O Capital Inicial foi formado pelos irmãos Fê e Flávio Lemos, em 1982, em Brasília, logo após o fim do Aborto Elétrico. Atualmente é formada por Dinho Ouro Preto (vocal), Yves Passarell (guitarra), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo).

A estreia nos palcos foi em julho de 1983, com um show para poucas pessoas, na UNB, e na sequência no SESC Pompeia, em São Paulo, e no Circo Voador, no Rio de Janeiro. O primeiro contrato fonográfico aconteceu 1984, com a CBS, antiga Sony Music. Foi então que a banda deixou Brasília, foi morar em São Paulo, e lançou o compacto duplo Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero, primeiro registro em vinil.

Já na Polygram em 1986, a banda lançou seu primeiro LP, Capital Inicial, que recebeu excelentes avaliações dos críticos e vendeu mais de 200 mil cópias. O disco reunia as faixas Veraneio Vascaína, Leve Desespero e Fátima, entre outras.

Na sequência, vieram os álbuns Independência (1987), Você Não Precisa Entender (1988) e Todos os Lados (1989). Em 1991, a banda assina com a BMG e lança o álbum “Eletricidade”, que ganhou notoriedade pela versão de The Passenger, de Iggy Pop, batizada de O Passageiro. O clipe da faixa foi destaque por sua gravação com uma câmera PXL-2000, que armazenava imagens em branco e preto, em uma fita cassete de áudio. O ano foi marcado também pela participação do grupo na segunda edição do Rock in Rio.

Depois de divergências entre os integrantes e consequente saída do vocalista Dinho Ouro Preto em 1992, a banda volta a se reunir em 1998, logo após o lançamento, pela Polygram, do álbum O Melhor do Capital Inicial. Nascia aí uma turnê em comemoração aos 15 anos da banda e 20 anos do surgimento do rock candango, que tinha no repertório alguns sucessos, faixas desconhecidas e composições de bandas que fizeram parte do cenário musical de Brasília, nos anos 80, como Plebe Rude e Legião Urbana.

No mesmo ano, o Capital assina com a hoje extinta Abril Music, e grava o disco Atrás dos Olhos, produzido por David Z, no Tennessee, nos Estados Unidos. Em 1999, surgiu a ideia de gravar um disco ao vivo, com antigos sucessos e músicas inéditas, que se transformou no Capital Inicial-Acústico MTV. Esse disco, lançado em maio de 2000, foi um divisor de águas na carreira da banda, e o Capital se popularizou e entrou no lar dos brasileiros vendendo mais de 2 milhões de cópias oficiais e o mesmo tanto de cópias pirata. O Acústico MTV do Capital Inicial foi 3 vezes disco de platina, pela ABPD.

Em 2001 a banda se apresentou novamente no Rock in Rio, para uma plateia de mais de 200 mil pessoas e foi um dos shows mais aclamados da edição, e uma referência até os dias de hoje. Em 2002, Yves Passarell assumiu a guitarra, logo após a saída de Loro Jones.

Para comemorar os 25 anos de carreira, a banda lançou, em 2008, o álbum Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília gravado na Esplanada dos Ministérios, no dia 21 de abril, aniversário da cidade, para uma plateia de mais de 1 milhão de pessoas.

Lançado em 2010, o 15º álbum do grupo, Das Kapital, conta um pouco do drama vivido por Dinho, após a queda do palco, em Patos de Minas. Segundo o próprio Dinho, que ficou internado quase um mês na UTI, o disco marca o início da terceira fase do Capital.

O álbum Acústico em NYC de 2015, é o segundo trabalho acústico da banda. Tem em seu repertório, canções gravadas após o Acústico MTV, três músicas inéditas, uma regravação dos anos 80 e covers de Legião Urbana e Charlie Brown Jr.

Em seguida veio o álbum de inéditas intitulado Sonora, produzido por Lucas Silveira, da banda Fresno em 2018. No início de 2020, o grupo anunciou a turnê Tour Acústico 2.0, para celebrar os 20 anos do disco “Acústico MTV”. Os shows começariam em agosto do mesmo ano, passariam por 20 cidades brasileiras, mas a turnê foi cancelada por conta da pandemia.

Recentemente, o Capital Inicial lançou uma versão de “Pensando em Você”, com participação de Mariana Volker e produção de Dudu Marote. A música, originalmente lançada por Paulinho Moska, ganhou um clipe que fala da saudade dos palcos e do poder e importância do show ao vivo. O próximo trabalho da banda, programado para março de 2022, é uma grande celebração de seus quase 40 anos de carreira, com direito a grande turnê, livro e exposição.

Entre os grandes sucessos da banda estão Primeiros Erros, Natasha, A Sua Maneira, Não Olhe Prá Trás, Todas as Noites, Eu Vou Estar e muitas outras que fizeram a banda ser umas das recordistas de vendas do rock nacional e somar mais de 10 milhões de fãs entre as cinco principais redes sociais e plataformas de streaming.

No Rock in Rio, além das apresentações na segunda e terceira edições, a banda se apresentou em 2011 num show histórico, e o registro Rock in Rio: Capital Inicial, foi lançado em 2012, pela Sony Music em CD e DVD -, e nos anos de 2013, 2017 e por último em 2019, quando o show foi eleito o melhor show nacional daquela sétima edição.

TIM, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentam: TIM Music Noites Cariocas

O TIM Music Noites Cariocas cumprirá todos os protocolos de segurança necessários contra a Covid 19 determinados pelas autoridades competentes.

*Horário dos shows: 25 (sex): Capital Inicial (24h) – Abertura Paulo Ricardo 35 anos do RPM (22h)

SERVIÇO:     

TIM Music Noites Cariocas    
Local: Bondinho Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22290-240
Site: www.timmusicnoitescariocas.com.br
Vendas: Lojas TIM (Botafogo Praia Shopping, Rio Sul, Shopping Leblon, New York City Center, Nova América e Norte Shopping)
Ingressos a partir de R$ 120 (meia)
Possui Acessibilidade
Capacidade: 2000
Idade mínima: 18 anos
Datas: 18/03, 19/03, 25/03, 26/03, 01/04, 02/04, 08/04 e 09/04.    
Abertura do bondinho: 21h    

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via