Carioca da Gema lança “Choro da Gema”, novo projeto mensal de música instrumental brasileira

Casa de samba com 25 anos de história na Lapa amplia programação com noite dedicada ao choro, sob direção de Dudu Oliveira. Estreia é dia 10 de novembro, com entrada gratuita

por Redação
Carioca da Gema - Foto: Nubra Fasari

O Carioca da Gema, tradicional casa de samba da Lapa, estreia no próximo dia 10 de novembro o projeto “Choro da Gema”, uma nova noite mensal dedicada à música instrumental brasileira. Sob direção do flautista e multi-instrumentista Dudu Oliveira, a iniciativa marca o retorno das jam sessions e “canjas” que fizeram história no espaço ao longo de seus 25 anos.

O projeto nasceu como celebração ao choro, gênero que inspirou o samba e a bossa nova, e propõe um resgate do prestígio artístico do Carioca da Gema como palco de liberdade criativa. De caráter colaborativo e gratuito, o “Choro da Gema” acontecerá toda segunda segunda-feira do mês, em formato de chapéu digital, com QR Codes disponíveis para contribuições voluntárias do público.

A estreia contará com o trio de choro liderado por Dudu Oliveira e promete participações especiais e encontros musicais espontâneos, exatamente como nas melhores rodas de choro do Rio de Janeiro. Mais do que uma nova atração, o “Choro da Gema” se apresenta como um movimento artístico: um convite para o público redescobrir o gênero que é a alma da música brasileira, e para os músicos reencontrarem no palco do Carioca da Gema um espaço de encontro e criação.

25 anos de resistência cultural na Lapa

O Carioca da Gema nasceu em 2000 no coração do Centro Histórico do Rio de Janeiro, quando a Lapa ainda não era o polo cultural que conhecemos hoje. Ocupando um casarão que respira memória e resistência, a casa foi pioneira em reerguer a tradição do samba na região e se consolidou como um dos mais respeitados palcos da música brasileira.

Ao longo de 25 anos, o Carioca da Gema recebeu lendas como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Moacyr Luz, Zeca Pagodinho e Luiz Carlos da Vila, que hoje dá nome ao palco principal da casa. Mas também foi palco de novas gerações, sempre valorizando a música de raiz e abrindo espaço para o novo.

“O Choro da Gema representa o desejo de expandir nosso compromisso com a música brasileira. Durante 25 anos consolidamos o samba de raiz, e agora queremos abrir espaço para o choro, que é a raiz da raiz. É um projeto que nos conecta ainda mais com a história da música popular brasileira”, explica Pedro Henrique Cesario Alvim, responsável pela gestão estratégica e comercial da casa.

Para Dudu Oliveira, o projeto é um sonho realizado. “O Carioca da Gema é uma referência para qualquer músico carioca. Poder trazer o choro de volta para este palco, em formato de roda aberta, é resgatar o espírito original da casa. Queremos criar um espaço onde os músicos possam se encontrar, improvisar e celebrar esse gênero que é a essência da nossa música”, destaca o flautista.

O lançamento do “Choro da Gema” representa essa visão: ampliar os horizontes sem perder a essência, oferecendo ao público carioca e aos turistas experiências que conectam tradição e renovação.

Dudu Oliveira: herdeiro da tradição do choro

Eduardo Coelho de Oliveira, o Dudu Oliveira, é músico carioca, multi-instrumentista e uma das grandes referências da nova geração da música instrumental brasileira. Flautista por paixão e herdeiro da tradição de mestres como Altamiro Carrilho, Dudu já tocou com nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Chico Buarque, Alcione, Diogo Nogueira, Roberta Sá e Martinho da Vila.

Com passagens por mais de 11 países e participações em musicais como “Ópera do Malandro” e “Gota D’Água – a seco”, ele também integra o programa Lady Night (Multishow), apresentado por Tatá Werneck. Em 2024, lançou seu segundo álbum, “Cidade Nova”, com participações de Marcelle Motta, João Martins e Bebê Kramer.

Serviço:
Local: Av. Mem de Sá, 79 – Lapa – Rio de Janeiro – RJ
Reservas: (21) 98556-0834

Funcionamento: Terças e Quartas, 19h30 com show às 20h30. Quintas, 19h30 com show às 21h. Sextas, 19h30 com Voz e Violão às 20h30 e Show Principal às 22h. Sábados, 20h30 com show às 22h. Vésperas de feriado, 20h30 com show às 21h. Domingos e segundas, fechado.

Site: www.barcariocadagema.com.br
Instagram: @barcariocadagema

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend