Carlos Nejar conversa sobre Pablo Neruda

Carlos Nejar conversa sobre Pablo Nerudaem 8 de junho, no Clube de Leitura CCBB 2022

por Redação

A primeira temporada terá dez encontros presenciais até dezembro
Edições serão disponibilizadas no YouTube do BB
Público escolhe livro a ser debatido através do Twitter do CCBB

O quarto encontro do Clube de Leitura CCBB 2022 receberá o poeta Carlos Nejar e a curadora Suzana Vargas para conversar sobre uma obra do poeta e diplomata chileno Pablo Neruda (1904-1973), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1971. O autor Francisco César Manhães fará uma participação virtual no encontro, marcado para o dia 8 de junho, das 15h às 16h30, no Salão de Leitura da biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O patrocínio é do Banco do Brasil.

“Neruda é um poeta maior, chileno, Nobel de literatura, tem a singularidade de ser um poeta do amor, telúrico e social, criador de metáforas e sonhos da América”, comentou Nejar, tradutor de três livros de Neruda para o português.

Em todos os encontros, o livro é escolhido pelo Twitter através de voto popular. Para junho, o público escolheu a autobiografia “Confesso que vivi”, publicada em 1974, ano seguinte à morte do poeta. O vídeo desta edição sobre Neruda estará disponível no canal do BB no YouTube (www.youtube.com/c/bancodobrasil) a partir de 15 de maio.

“A presença de Neruda na programação do Clube de Leitura significa a presença da poesia latino-americana na sua maior pujança. Trata-se de um clássico da contemporaneidade que soube explorar o gênero lírico em todas as suas potencialidades: a lírica, a épica. E não somente isso: explorou com maestria a prosa episódica e confessional, popularizando a figura do poeta em tempo integral. O poeta dá voz ao povo e o povo abraça como seu representante lírico. Chamar Carlos Nejar – um dos nossos maiores poetas vivos, crítico e seu tradutor, dá aos nossos leitores uma oportunidade única de aprender mais sobre as possibilidades e responsabilidades da poesia e sobre Neruda na voz maior de um mestre”, analisa a curadora Suzana Vargas.

Ao todo serão dez encontros presenciais, um por mês, até dezembro, com 1h30 de duração. Em cada encontro, uma boa oportunidade para quem gosta de ler e conversar sobre as tramas, os personagens e saber até mesmo curiosidades sobre os escritores. O microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. Com entrada gratuita, os ingressos oferecidos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou no site da Eventim.

O Clube de Leitura CCBB é composto por três segmentos: ‘Escritores ao Vivo’, com autores que participarão dos encontros para prosear sobre a própria obra; ‘Modernos & Contemporâneos’, no qual serão lidos textos e autores sob essa classificação; e ‘Obras Primas da Literatura Universal’, que tratará de autores importantes dos séculos XX e XXI.

Octávio Aragão e Júlio Verne em julho
Em julho, o Clube de Leitura CCBB receberá o escritor e professor Octávio Aragão para falar sobre a obra de Júlio Verne dentro da aba ‘Obras Primas da Literatura Universal’. Os livros que serão colocados à votação são: “A volta ao mundo em 80 dias” (1863), “Viagem ao centro da Terra” (1864) e “Vinte mil léguas submarinas” (1869/1870, publicado gradualmente num periódico). Para votar no seu livro preferido, basta acessar https://twitter.com/ccbb_rj nos dias 9 e 10 de junho e votar.

Você pode conferir ainda a montagem teatral de “20.000 Léguas Submarinas”, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro de 05 a 26 de junho de 2022, último espetáculo da trilogia Viagens Extraordinárias, projeto da premiada Cia. Solas de Vento. Iniciada em abril, com a encenação de “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, seguida por “Viagem ao Centro da Terra”, a trilogia se completa em junho, em encenações que provocam o imaginário ao descortinar as histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo. Os espetáculos acumulam importantes prêmios. As sessões acontecem aos sábados e domingos, às 16h, com classificação Livre, indicadas para maiores de 5 anos. Para saber mais sobre ingressos, valores e outras informações, basta acessar o site do CCBB Rio.

CCBB quer incentivar a leitura

Sueli Voltarelli, gerente geral do CCBB RJ, acredita que esse projeto amplia, entre outros, os propósitos da Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil de incentivo à leitura e à busca pelo conhecimento. Também evidencia a Biblioteca do Banco do Brasil, criada algumas décadas antes do CCBB RJ, como uma das bases de fundação do Centro Cultural.

“Antes deste prédio abrigar o CCBB como conhecemos, a biblioteca já estava por aqui. Desde 1931 era a biblioteca do Banco do Brasil, com um acervo técnico nas áreas de Administração, Finanças e Economia. A partir de 1989, com a instalação do Centro Cultural, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais”, diz Voltarelli.

“Hoje a biblioteca do CCBB RJ possui cerca de 150 mil exemplares, tem espaços para ler e sala infanto-juvenil que, com o Clube de Leitura, ganharão mais visibilidade, mostrando ao público que visita as nossas atividades culturais e que muitas vezes não conhece nossa biblioteca no 5º andar, mais essa possibilidade de acesso à arte, à cultura e ao conhecimento oferecida pelo CCBB RJ”, conta a gerente geral.

Quem são Carlos Nejar e Suzana Vargas
Carlos Nejar é um poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1988 e da Academia Brasileira de Filosofia. Considerado um dos mais importantes poetas da sua geração, o gaúcho Nejar publicou mais de 70 livros, entre poesia (41 deles!), infantojuvenis, novelas, ensaios, romances e contos. Traduziu para o português livros de Jorge Luis Borges e de Pablo Neruda – “Cem sonetos de amor” (1979), “As uvas e o vento” (1980) e  “Memorial de Ilha Negra (I. De onde nasce a chuva), em 1980, pelo qual recebeu o prêmio de melhor tradução da Associação Paulista de Críticos de Arte. Vencedor de dez prêmios importantes, Nejar foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura pela ABL em 2017. É pai do também poeta Fabrício Carpinejar.

Já Suzana Vargas é gaúcha, poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais “Caderno de Outono”, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal PublishNews – 2021. Há 26 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

CCBB Rio

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona às segundas e de quartas a sábados, das 9h às 21h, aos domingos, das 9h às 20h. O espaço fecha às terças-feiras. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou no site www.eventim.com.br a partir das 9h do dia do evento.

CLUBE DE LEITURA CCBB 2022

Carlos Nejar fala sobre Pablo Neruda

QUANDO: Dia 8 de junho de 2022, das 15h às 16h30
ONDE: CCBB Rio | Salão de Leitura da biblioteca – 5º andar
QUANTO: Grátis, mediante ingresso retirado na bilheteria do CCBB ou no site Eventim a partir das 9h do dia do evento

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via