Emanuelle Borba

Centenário de Emilinha Borba é comemorado em Sepetiba

A organização A Era do Rádio celebra os 100 anos da cantora com várias atividades lideradas pela sobrinha-neta de Emilinha, Emanuelle Borba

por Redação

A eterna Rainha do rádio, Emilinha Borba, deixou um enorme legado em todo o país e, também, no bairro onde morava, Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Emilinha foi uma das primeiras mulheres que ocuparam papel de destaque na época em que o rádio era um sucesso. Para celebrar seu centenário, várias atividades estão previstas para serem realizadas em Sepetiba, nos meses de setembro e outubro, dando continuidade à programação que teve início em agosto, no Centro da cidade. Estas ações são produzidas pela organização A Era do Rádio, que passa pelo processo de aceleração do Programa Conecta +, resultado da parceria entre o Instituto Ekloos e Instituto Coca Cola do Brasil.

No dia 9 de setembro, acontecerá uma grande homenagem, a partir das 10h, marcando o início da reforma da fachada da sede do Espaço Cultural A Era do Rádio. O artista plástico Marcelo Ment, integrante da primeira geração de grafiteiros do Rio de Janeiro, participará da produção de um mural feminino que será especialmente elaborado para homenagear Emilinha e outras mulheres, com imagens representando os rostos delas.

 – Queremos tentar dar uma cara nova para a região. A relação de Emilinha com seu território, Sepetiba, era muito forte. No novo mural do espaço, queremos trazer um visual bonito para o local e apresentar as cantoras de rádio que passaram pela Zona Oeste, como Elza Soares também – explica Emanuelle Borba, sobrinha-neta da cantora e líder do projeto.

No dia 5 de setembro, alunos da Escola Municipal Emilinha Borba participaram, em evento fechado, de uma intervenção artística no Ginásio Municipal Emilinha Borba, exibindo os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto pedagógico escolar. As peças artísticas que mais se destacaram ao longo do ano serão exibidas, em outubro, no acervo do Espaço Cultural A Era do Rádio.

A Era do Radio

A Era do Radio

 A nova fachada do Espaço Cultural A Era do Rádio será inaugurada no dia 22 de outubro, às 10h, em mais um evento comemorativo, com esquete teatral e apresentação musical, em que a vida de Emilinha no rádio e sua vivência em Sepetiba será narrada para os espectadores. A esquete apresentará a situação atual do bairro da cantora, falará sobre a degradação ambiental da praia e passará por temas como preconceito social, machismo e falta de investimento, entre outros.

– Emilinha estava à frente do seu tempo e hoje fazemos uma provocação. Como ela seria em 2023? Sua atuação seria a mesma? As próprias músicas falavam sobre machismo e questões da época. Na esquete e no repertório musical, vamos trazer muitos pontos de volta e falar sobre a época do conservadorismo mais forte – afirma Emanuelle Borba.

Todas as atividades fazem parte do edital Zonas de Cultura e constam do calendário cultural oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Serviço:

Celebrações do Centenário de Emilinha Borba em Sepetiba

Datas :

9 de setembro, 10h

Início da reforma da fachada do Espaço Cultural A Era do Rádio, com a participação do artista plástico Marcelo Ment.

Local: Praça Emilinha Borba

22 de outubro, 10h

Esquete teatral e apresentação musical na entrega da nova fachada do Espaço Cultural A Era do Rádio

Local: Praça Emilinha Borba

Instituo Ekloos

Maior aceleradora social do país, ao longo de 15 anos de atuação já capacitou mais de 6 mil empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios, impactando mais de 3 milhões de crianças, jovens e adultos. Por ano, o Instituto Ekloos impacta mais de 100 mil pessoas através dos projetos que são acelerados.

Com Programas de Aceleração baseados em metodologias próprias e diferenciadas, trabalha com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação.

Instituto Coca-Cola

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por

Parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.

Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 562 mil pessoas.

Programa de Aceleração Social Conecta+

Iniciativa do Instituto Ekloos com o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil. Tem por objetivo fomentar e fortalecer a atuação de Organizações da Sociedade Civil que tenham como missão ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho através da oferta de capacitação para inserção de jovens no mercado de trabalho.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via