Início » Centro Cultural Donana comemora centenário da matriarca que dá nome ao espaço com oficinas e exposições gratuitas neste fim de semana

Centro Cultural Donana comemora centenário da matriarca que dá nome ao espaço com oficinas e exposições gratuitas neste fim de semana

por Redação
Centro Cultural Donana

Com o intuito de realizar uma verdadeira celebração à tradição oral e a ressignificação das ruas de Belford Roxo, através das produções artísticas que dialogam com o ato de re-existir, o Centro Cultural Donana comemora o centenário da matriarca que dá nome ao espaço com oficinas e exposições gratuitas nos próximos dias 09 e 10 de setembro. Integrando o projeto ‘Ruas e Ruelas’, no dia 09, as atividades ficam por conta da Oficina de Graffiti, abordando a questão histórica, prática e técnicas, além da confecção de um mural em conjunto ao lado do Donana. No dia 10 acontece a exposição das intervenções artísticas dos 13 artistas do projeto, paralelamente com apresentações de música, poesia, danças urbanas, capoeira e moda com os Núcleos do Donana. Nesse dia, também haverá o Mutirão de Graffiti Donana. 

Centro Cultural Donana

Centro Cultural Donana

O ‘Ruas e Ruelas’ realiza a ambientação urbana de 206m² nos muros das casas vizinhas ao Centro Cultural, que celebra este ano o centenário de nascimento de Don’Ana: rezadeira e nordestina. O grupo de artistas participantes apresentam obras exclusivas e inéditas reforçando o lugar da resistência, da memória de Don’Ana e do próprio espaço em si, dos fluxos migratórios (Nordeste e Sudeste) que formam as teias entrelaçadas das identidades culturais do Estado do Rio de Janeiro, em especial, da Baixada Fluminense.

O grupo é formado por treze artistas do Estado do Rio de Janeiro, sob a direção artística de Dida Nascimento e Gilberto de Lima. Sendo a grande maioria moradores da região da Baixada Fluminense , da cidade de Belford Roxo. Link para inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUcGjiXrHm_XiUmh8UrI9DEaqkJxtDtNIf4F83-_Bxr1mprg/viewform

  1. Charles (Belford Roxo), 

  2. Dida Nascimento (Belford Roxo), 

  3. Gilberto (Mesquita), 

  4. Nena Balthar (Humaitá), 

  5. PV Dias (Grajaú), 

  6. Robnei Bonifácio (Irajá), 

  7. Budog (Belford Roxo), 

  8. Lira (Belford Roxo), 

  9. Klein (São João de Meriti), 

  10. Viro (Belford Roxo), 

  11. Supershok (Belford Roxo), 

  12. Kdão (Belford Roxo), 

  13. Toma (Belford Roxo).

Don’Ana era rezadeira, em uma mistura de fé, dom, solidariedade e saberes populares. Com isso criou, em sua casa e no seu bairro, um vínculo com os vizinhos: um lugar de afeto. A partir dessa proposição, a cidade de Belford Roxo recebe intervenções urbanas, no formato grafite, pintura, stencil e lambe-lambe.

A iniciativa conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.

Serviço:

  • Projeto Ruas e Ruelas
  • Mutirão de Graffiti
  • Música
  • Mic aberto
  • Danças Urbanas
  • Poesia

  • Datas: 09 e 10/09
  • Horário: a partir das 9h
  • Local: Centro Cultural Donana
  • Endereço: Rua Aguapeí, 197, Piam, Belford Roxo – RJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via