Chapada Week 2023 é um convite para curtir as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros e aproveitar descontos de até 50% em mais de 70 de estabelecimentos

Cachoeira do Bonito Foto: Associacao Veadeiros
Cachoeira do Bonito Foto: Associacao Veadeiros

Segunda edição do festival reúne dezenas de locais de cultura, gastronomia, turismo e entretenimento com ofertas de 10% a 50%

O evento acontece de 8 a 19 de março de 2023 e é direcionado a turistas, visitantes e moradores da região

Unir o ecoturismo ao turismo holístico é uma das propostas para quem vai à Chapada dos Veadeiros (GO). Uma das 7 chapadas brasileiras, o local é o destino ideal para quem busca contato com a natureza, boa gastronomia, cultura, bem-estar, além de curiosidades que rondam o lugar e seus oito municípios.

Entre os dias 8 e 19 de março, mais de 70 estabelecimentos de cinco destes municípios – São João d’ Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Vila de São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante – vão receber um dos maiores festivais de descontos da região, o Chapada Week. A iniciativa reúne estabelecimentos que oferecem descontos de 10% a 50% em hospedagens, passeios turísticos, ingressos para atrativos como cachoeiras e trilhas, restaurantes, terapias, lojas de souvenir e outros serviços.

“A segunda edição do Chapada Week 2023 é mais uma maneira de colocar o evento no calendário do turismo nacional e dar mais visibilidade a um destino tão procurado até mesmo internacionalmente. Além de fomentarmos a economia e o empreendedorismo local, com o festival visamos atrair quem já conhece a Chapada dos Veadeiros, convidar novos turistas e incentivar os moradores a aproveitar a região e ainda se beneficiar com descontos”, afirma Andrea Manzan, Presidente da Associação Veadeiros, organizadora oficial do evento.

A Chapada dos Veadeiros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens paradisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de cachoeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais.

Além disso, é possível viver experiências diferenciadas nas várias estações do ano. Por exemplo, na “Época das Águas”, de Outubro a Maio, pode-se apreciar as cachoeiras nas suas forma mais abundantes, nadar em piscinas naturais de borda infinita, ter experiências incríveis sob o famoso pôr-do-sol do cerrado, conhecer a grande variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local.

Já na “Época Seca”, de junho a setembro, a Chapada se transforma. O cerrado se colore com as águas cristalinas, proporcionando sensações únicas de paraíso.

Natureza

Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizados na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do município de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo outros atrativos próximos como Cachoeira Veredas e Cachoeira do São Bartolomeu.

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado. Próximo de lá é possível conhecer a Cachoeira do Complexo Veadeiros, a Cachoeira do Bonito e o Paraíso dos Cactos.

Durante o festival Chapada Week 2023 ainda será possível encontrar ofertas como 50% de desconto na Reserva Pranayama, Fazenda Touro Bravo e Cachoeira do Label, 25% de desconto no Mirante da Janela, Vale da Lua, 30% de desconto no Complexo de Cachoeiras Veadeiros, 20% de desconto no Santuário Volta da Serra, na Cachoeira do Bonito, Cachoeira São Bartolomeu e Cachoeira Veredas. e ainda outras com desconto em torno de 15% como por exemplo as Cachoeiras dos Cristais e Morada do Sol. Para quem desejar fazer um passeio de barco pelo Lago Serra da Mesa, a Cabana do Pescador e o Rancho da Ni, em Colinas do Sul, estarão com 30% de desconto. Esses e muitos outros estão nessa lista.

Gastronomia

A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até restaurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos.

Não faltarão boas oportunidades para se deliciar, seja comendo em pé nas feiras locais ou em jantares românticos à luz de velas. Um dos mais recomendados é o restaurante kalunga da Minelci que fica na comunidade Quilombola do Engenho II com descontos de até 20% durante o Chapada Week 2023. Ainda vale a pena experimentar as delícias do Coffee Shop São Bento e os pratos do Cravo e Canela, com descontos de 15%. Tem também o restaurante Lamirah com comida árabe deliciosa que abre a noite. Outro estabelecimento tradicional é também a primeira risoteria do Brasil, o Santo Cerrado. Os deliciosos pratos terão 15% de desconto no período.

Confira os mais de 15 restaurantes participantes na lista oficial no final do texto ou na página do instagram: chapadaweek.

Destino holístico

O turismo holístico também atrai milhares de visitantes. Uma aura mística envolve a região da Chapada dos Veadeiros. Isso porque ela está localizada sobre a maior concentração de quartzo rosa do planeta, há quem considere essa região o chakra cardíaco da Terra. A grande concentração de cristais na região emana forte energia que pode ser experimentada pelos visitantes mais atentos. Some-se a energia dos cristais, a força das águas cristalinas que brotam das nascentes e a exuberância do bioma do cerrado, e temos o cenário perfeito para experiências que abrangem todos os campos do nosso ser.

O fato da Chapada estar na linha do Paralelo 14, o mesmo que corta a cidade de Machu Picchu, aguça ainda mais o misticismo do local. Há quem diga que um túnel subterrâneo liga as duas cidades. Além disso, o visitante vai ouvir incontáveis histórias de avistamento de OVNIs, os souvenirs e menções aos Ets e naves espaciais estão presente em cada canto das cidades da Chapada dos Veadeiros.

Rota de saúde e bem-estar

Um lugar com todas essas particularidades atraiu inúmeros terapeutas e estudiosos das mais variadas áreas de tratamento do ser. Hoje a Chapada dos Veadeiros oferece um cardápio riquíssimo para quem busca terapias medicinais, holísticas, vivências físicas e espirituais. Durante o Chapada Week, profissionais organizados pela ATAP — Associação de Terapeutas de Alto Paraíso, que atuam nas mais diversas áreas terapêuticas oferecem descontos de 20% nos seus atendimentos. Reiki, alinhamento de chakras, yoga, cone chinês, florais, tarô, terapias medicinais, massagens são apenas alguns dos muitos tratamentos que estarão com desconto no Chapada Week.

Hospedagem

Após caminhadas pelas trilhas e banhos nos diversos pontos turísticos, o descanso é fundamental! A Chapada dos Veadeiros conta com cerca de 3500 leitos que também atendem a diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas e mais intimistas, os visitantes terão opções de descontos variados.

Por exemplo, a Pousada Recanto da Baleia e Pousada Morro da Baleia, localizadas na estrada Parque GO-239, entre Alto Paraíso e São Jorge, oferecem 30% de desconto para estadia durante o Chapada Week 2023. No mesmo período, a Vila Gaia Veadeiros, Pousada São Bento, Chalés Recanto Paraíso e Casa de Shiva por exemplo oferecem 30% de desconto. Em São Jorge, Maloca Hospedagem, Pousada Trilha Violeta e Manhã de Sol tem quartos com 15% de desconto. Quem pesquisar, vai encontrar mais de 30 opções de meios de hospedagem com desconto exclusivo. Tem opções em todas as cidades turísticas da região da Chapada dos Veadeiros.

A lista completa de hospedagens da Chapada dos Veadeiros com desconto pode ser conferida aqui.

Passeios turísticos

Para aproveitar as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros e garantir uma experiência mais completa e segura, é importante a contratação de guias e/ou operadoras de turismo. As caminhadas em meio à natureza exigem pessoas que conheçam o local e sugiram os melhores trajetos. Além disso, parceiros do Chapada Week 2023, como Trilheiras na Estrada, Guia na Trilha, Circuito Central, Travessia, Zaltana Ecoturismo e Logística Aventura, entre outros, poderão contar as histórias, curiosidades, apresentar a fauna e a flora locais de forma profissional e dedicada.

Segurança

A Chapada dos Veadeiros reúne centenas de atrativos, que vão desde aqueles com acessos mais fáceis até trilhas de maior grau de dificuldade. O ideal em qualquer passeio em ambiente de natureza é sempre contratar um guia/condutor local de visitantes. Estes profissionais conhecem a região e são os mais indicados para conduzir os turistas pelos melhores caminhos e indicar o que fazer para garantir a segurança. Independente da época em que estiver na Chapada dos Veadeiros, tenha atenção às dicas de segurança para colecionar as melhores lembranças:

1. Não subestime a força da água. As cachoeiras podem ser perigosas, mesmo que pareçam tranquilas. A água pode ter correntezas fortes e corredeiras, e é importante sempre se manter alerta e prestar atenção às condições da água.

2. Não nade em áreas proibidas. Algumas cachoeiras têm áreas de banho proibidas devido a correntezas fortes ou rochas escorregadias. Certifique-se de seguir as regras e sinais de segurança.

3. Evite saltar de rochas ou cachoeiras. Saltar de rochas ou cachoeiras pode ser muito perigoso e pode causar lesões graves ou até mesmo morte. Seja prudente e evite essa prática.

4. Não subestime a profundidade da água. A profundidade da água pode variar muito, e algumas áreas podem ser mais rasas do que você imagina. Sempre teste a profundidade da água antes de entrar.

5. Seja consciente do tempo. As cachoeiras podem ser perigosas durante tempestades ou períodos de chuva intensa. Se possível, evite visitar cachoeiras em condições climáticas adversas. Se você estiver lá, procure um lugar seguro e evite áreas onde a água está correndo com muita força.
(Fonte: chapadadosveadeiros e cachoeirasseguras)

5 curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros

  1. Patrimônio brasileiro. A Chapada dos Veadeiros (GO) teve o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO;
  2. Nova travessia. Recentemente, o Parque Nacional ganhou mais uma opção de acesso. A travessia conhecida como São Jorge — Capela tem 25km e liga São Jorge à comunidade Capela, passando pela Serra de Santana e parte de uma trilha histórica, com duração de cerca de 9 horas. A trilha também é o primeiro acesso oficial ao parque nacional por Cavalcante (GO), outro destino com vários atrativos na região. É possível acampar durante o trajeto, com valores sob consulta. Recomenda-se a contratação de um guia local para percorrer o trajeto;
  3. Mundo sem fim. Segundo o Calendário Maia, previa-se que o fim do mundo estava datado para 21 de dezembro de 2012. Isso fez com que a região ficasse conhecida como o lugar que não seria atingido por catástrofes geográficas e até esotéricas. A informação fez com que o local ganhasse maior visibilidade, aumentasse a população e houvesse alta na compra de lotes e propriedades. Após passada a data sem grandes eventos, o destino manteve-se como destino de turismo místico, esotérico e, por sua natureza, ecológico;
  4. Bioma rico. A Chapada dos Veadeiros está dentro do cerrado brasileiro, ou “Savana brasileira”. Estima-se que a região do cerrado existe a mais de 65 bilhões de anos e ocupa 23,9% do território nacional. Apenas no Parque Nacional, são mais de dez mil espécies de plantas, sendo 5 mil delas exclusivas do local, mais de 2 mil cachoeiras e quedas d’água, além de trilhas, oportunidades de esportes aquáticos, de aventura e de natureza.
  5. Preservação. O destino busca ser uma referência em ecoturismo e consciência ambiental. Na Chapada dos Veadeiros, a preservação também depende do visitante. Por isso, segue-se o lema: “Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de saudades”. A região também é um espaço de estudos e pesquisas científicas e luta para manter sua estrutura a fim de perpetuar para mais e mais gerações.

Como chegar

Aéreo:
Aeroporto mais próximo – Brasília (DF)

Carro:
Por Goiânia (GO) e Brasília (DF)

Ônibus:
Ir até uma das “cidades-base” (São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás/São Jorge, Cavalcante e Colinas do Sul) e seguir para o destino desejado.

Lista de todos os participantes do Chapada Week 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui