Choro das Minas estreia com apresentação gratuita em Niterói

Banda é formada por mulheres e se apresenta na Sala Carlos Couto, no Theatro Municipal de Niterói

por Jorge Rodrigues
Choro das Minas

Estreia na próxima terça-feira, dia 11 de julho, o projeto musical Choro das Minas, com uma apresentação na Sala Carlos Couto, no Theatro Municipal de Niterói, às 19h, e a entrada é gratuita. A nova formação de choro é um projeto musical composto exclusivamente por mulheres e traz para a cidade de Niterói a representatividade feminina no cenário musical do choro. O time de instrumentistas é composto por Belliza Luar (violão 6 cordas), Clarice Maciel (pandeiro) e Gloria Salim (cavaco) e recebe como convidada a solista Flávia Castilho. O quarteto transita entre um repertório clássico do choro, passando por Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, entre outros clássicos.

O evento é realizado pela Fundação de Artes de Niterói e a Sala Carlos Couto fica na Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, em Niterói. A entrada é gratuita. Maiores informações: (21) 3603-1871

O Projeto:

O projeto Choro das Minas é mais uma iniciativa da jornalista, produtora cultural e pesquisadora Camille Siston. A produtora é responsável pelo movimento Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, fundado em 2018 pela cantora Dorina, e que possui representatividade em 9 países. Em 2020 criou o coletivo Mulheres do Samba de Niterói, que reúne um coletivo de mulheres instrumentistas, cantoras, produtoras, fotógrafa, design e até massoterapeuta, que promovem rodas de samba na cidade. Em 2023 inaugurou o projeto social Oficina das Minas, com oficinas de cavaco, percussão e violão para mulheres de todas as idade.

Ficha Técnica:

Produção Executiva: Camille Siston

Assistente de Produção: Mara Maciel e Ana Paula Klippel

Publicidade: Julia Sinder I Órbita Publicidade

Formação: Belliza Luar (violão), Clarice Maciel (pandeiro) e Glória Salim (cavaco) .

Convidada Especial: Flávia Castilho (Sopro)

Integrantes:

Clarice Maciel – pandeiro

Clarice Maciel é Especialista em Educação Musical pelo FLADEM/CBM. Iniciou seus estudos de percussão na Escola de Música Villa-Lobos (RJ) onde formou-se nos cursos básico e técnico no instrumento. É bacharel em percussão pela UNIRIO, onde foi aluna bolsista da CAPES por um ano na HochSchule fur Musik em Karlsruhe, na Alemanha. Tocou sob a regência do maestro Simon Ratle e teve o percussionista Isao Nakamura como seu professor. Foi integrante do Grupo de Percussão do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) entre os anos de 2011 e 2013, sob a direção da professora e percussionista Paraguassú Abrahão. Foi integrante do Grupo de Percussão da UNIRIO sob a coordenação dos professores Rodolfo Cardoso e Ana Letícia Barros. É integrante e fundadora do duo de música de câmara contemporânea Windstoss Duo – Trompete & Percussão, onde contemplaram o 2º Lugar no 53º Festival Villa-Lobos. Foi integrante das Damas de Ferro Brass Band, onde tocou em festivais internacionais como Cuba Disco e Honk Festival (Sommerville, Providence e NY), além do Circuito SESC São Paulo. Foi integrante da Banda Filarmonica do Rio de Janeiro e atuou como músico-freelancer na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na OSN – UFF. É integrante do naipe de Percussão da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil, do Trio Canoeiras e Batuque de Pife. Faz parte do Movimento Mulheres no Samba de Niterói e Baque Mulher Niterói. Ministra aulas particulares de percussão além de ser professora na oficina do Grupo Sanhaço.

Belliza Luar – violão 6 cordas

Belliza Luar é cantora, compositora, violonista e Bacharel em Arranjo de Música Popular Brasileira pela UNIRIO. Atua, também, como educadora musical, oferecendo aulas particulares de violão, canto e teoria musical.

Em 2020 foi uma das selecionadas para integrar o projeto MANA (Mulheres Artistas de Niterói Apresentam) e, em 2022, o programa de capacitação do ASA (Arte Sônica Amplificada) onde, em ambos, pode ampliar sua rede de conexões com outras profissionais da música e do som.

No momento, Belliza está finalizando a gravação de seu primeiro álbum, inteiramente autoral, intitulado “Água e Mãe”, onde também assina os arranjos. O disco tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023.

Gloria Salim – cavaco

Gloria Salim, nascida no Rio de Janeiro, clarinetista, cavaquinista, violonista, compositora e cantora iniciou seus estudos musicais na EM Villa Lobos ao violão na classe do professor Carlos Victorino (2011-2013). Ingressou no curso técnico em Clarineta na EM Villa Lobos no ano de 2016 até 2018 tendo aula com o professor Paulo Passos. Atualmente, Gloria Salim cursa licenciatura em música pela Unirio. Na sua carreira artística, tem participações em várias rodas de samba como: samba Miudinho, Ed Samba e Gastro Samba sendo esta última diretora musical.

Atuante no universo da música popular brasileira, Gloria apresentou-se em diferentes palcos cariocas, tais como: Teatro João Caetano, Arena Dicró, Festival da Sardinha em Búzios, Shoppings e em rádios como Roquette Pinto, Nacional e Tropical.

Atualmente, a musicista Gloria Salim vem desenvolvendo sua carreira solo como cantora.

Ganhou dois editais culturais Aldir Blanc e Cultura nas redes 2 investindo em seus projetos audiovisuais gravados em estúdio. Como compositora, tem em parceria com Aryelle Christiane a música “Minha Inspiração” que foi lançada no disco do Programa Mares – Mulheres Artistas em Residência. Também se apresentou no Teatro Rival lançando o disco MARES com mais 23 mulheres compositoras e instrumentistas.

Flávia Castilho – solista

-Flautista participante da Escola Portátil de Choro, tocando com o grupo Brincando de Roda;

-Orquestra Banda Portugal — projeto Luso-brasileiro, com apresentações no Consulado de Portugal, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e no Real Gabinete Português de leitura- 2007/2008;

-Integrou como 1ª flauta e monitora a Orquestra sinfônica Jovem da Escola de música Villa-Lobos, com concertos realizados na Sala Cecília Meirelles e no evento de comemoração do Reveillon de 2008/2009, na Praia da Barra da Tijuca, patrocinado pela Itaipava Cervejas, e Oi; e no encerramento do Festival de Música —Teresópolis- Abril/2011

-Flautista do Quinteto Instrumental Novos Chorões, realizando shows pelo Rio e fora do estado, com shows no Teatro Rival, Circo Voador e abrindo shows para artistas como Diogo Nogueira, Paulo Moura e participado do encontro com Arlindo Cruz no Centro Cultural Carioca/2010;

-Flautista do quinteto Os novos Chorões, tendo participado do 7º Festival de Música do CEPE-FUNDÃO ficando em 1º lugar no Festival como categoria melhor grupo de música instrumental.

-Participou do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga/ Juiz de Fora/ 2011, sendo aluna dos professores Lucas Robatto e Fernando Pacífico, e atuando como 1ª flauta da Orquestra Sinfônica do Festival.

-Participou das montagens musicais The Book Of Mórmon da UNIRIO, Into The Woods e Sweeney Tood da Escola de Teatro CAL

-Flautista da Orquestra de Câmara Carioca-OCC- sendo regida pela maestrina Vilane Trindade na UFRJ.

-Integrou como 1a e 2a flauta da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ e Orquestra de sopros da E.M UFRJ.

– Atualmente como 1a flauta e chefe de naipe na Orquestra Rio Camerata, sendo solista e participando de concertos realizados no RJ e algumas cidades do RJ.

-Flautista atuante no Trio ConversAfiada

-Flautista/ Cantora atuante na Companhia Folclórica do Rio-UFRJ desde 2020.

Camille Siston – Produtora 

Jornalista, Produtora Cultural, mestra em Cultura e Territorialidade pela UFF e doutoranda em Comunicação pela UERJ. Possui empresa com sede nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro, é responsável pelos projetos: Estação Guanabara, Oficina das Minas, Rio e Seus Baluartes e Encontro Internacional de Mulheres na Roda de Samba. Atua como produtora cultural desde 2008 e nos dois últimos anos aprovou editais do FOCA, com o projeto YBYTY: O Sopro Divino e Sesc Pulsar, com Circuito Rio e Seus Baluartes. Além de realizar assumir coordenação de projetos culturais para artistas de diversas cidade do país.

Você também pode gostar

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x
    Send this to a friend