Cia de Ballet Dalal Achcar se apresenta em Petrópolis

As coreografias Cardinal, Paradise Garden e FugA Tecnic@ compõem o espetáculo com direção de Dalal Achcar e patrocínio master do Instituto Cultural Vale

por Redação

Petrópolis se prepara para viver duas noites de pura arte e emoção com o espetáculo “Triple Bill”, apresentado pela Cia de Ballet Dalal Achcar, nos dias 30 de maio e 1º de junho, no palco do histórico Teatro Imperial. Os espetáculos contam com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção da Aventura, dos sócios Aniela Jordan, Luiz Calainho e Giulia Jordan

Composto por três coreografias — Cardinal, Paradise Garden e FugA Technic@— o espetáculo promete encantar o público com uma apresentação cheia de emoção. A proposta do “Triple Bill” é oferecer uma experiência envolvente, reunindo diferentes estilos de dança e música em uma única noite.

Sob a direção da renomada Dalal Achcar, o espetáculo traz a assinatura de três grandes nomes da dança: a própria Dalal, Vassili Sulich e Eric Frederic. Cada coreografia revela uma identidade própria, explorando desde a tradição até a inovação, num diálogo harmonioso entre o clássico e o contemporâneo.

No palco, 20 bailarinos dão vida às obras, desafiando seus limites técnicos e emocionais, e entregando ao público interpretações que transbordam paixão, precisão e beleza. Para os artistas, é uma oportunidade de mergulhar em diferentes linguagens coreográficas, para o público, um convite para se emocionar e se surpreender com a versatilidade da dança.

Coreografias:

“CARDINAL”

  • Música: Johan Sebastian Bach
  • Coreografia: Dalal Achcar

Para compor Cardinal, Dalal escolheu o Concerto em ré menor para cravo e cordas de Bach, mas buscou uma maneira especial de interpretar coreograficamente a sua música. Procurou no caráter universal do grande compositor o espaço de brasilidade que Villa-Lobos encontrou e consagrou o criar as Bachianas. Os movimentos de Cardinal executados no estilo neoclássico, acrescenta de modo extremamente sutil formas e intenções de danças tipicamente brasileiras. O olhar apurado pode encontrar a inspiração de alguns passos do frevo ou uma leve ginga dançada na ponta, tudo muito suave, sem atravessar a perfeita musicalidade do genial compositor alemão.

“PARADISE GARDEN” (Pas-de-deux)

  • Coreografia Vassili Sulich
  • Música Frederic Delius (The Walk in the Paradise Garden)

Pas-de-deux em estilo neoclássico criado pelo coreógrafo Vassili Sulich sobre o intermezzo “O Caminho para o Jardim do Paraíso” de Frederick Delius, retirado de sua ópera “A Village Romeo and Juliet”. Inspirado no libreto da ópera, Sulich traz em sua obra o duelo entre o amor sublime e o mundo real.

“FugA TECHNIC@” 

  • Coreografia Eric Frederic
  • Música Alexander Bàlanescu (Possessed)

FugA Technic@ é um balé onde a técnica se torna pura arte. Clássica e estilizada, ela leva os corpos ao limite, prendendo a respiração do público do primeiro ao último momento. A música carrega a dança como uma onda irresistível, e é somente no final, num ímpeto de emoção, que respiramos novamente, levados pela potência coreográfica e pela intensidade sublime desta obra.

A companhia

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura, a CIA DE BALLET DALAL ACHCAR baseia sua trajetória em mais de 50 anos de história ligada a dança de sua fundadora a diretora e coreografa Dalal Achcar e a Associação de Ballet do Rio de Janeiro. No trabalho de sua companhia, pináculo do projeto “A DANÇA COMO PODER DE TRANSFORMAÇÃO”, Dalal une a técnica e arte com personalidade, emoção e identidade, acreditando que todo processo na humanidade passa pelo afeto. Afeto em sua forma ampla infiltrando, despertando e levando as pessoas a aventurar-se nessa grande viagem que é a fruição. A Cia é formada por 20 bailarinos profissionais das mais variadas origens que trazem em sua bagagem amor pela dança e muitas histórias para compartilhar e dançar. O repertorio é trabalhado de forma universal com clássicos e contemporâneos, criados por renomados coreógrafos nacionais e internacionais, sem esquecer do trabalho experimental que traz o futuro, o novo.

BAILARINOS

Beatriz Loureiro, Camila Lino, Debora Gomes, Gabriela Sisto, Julia Pera, Lais Lourenço, Lívia de Castro, Luana Gali, Mariana Rodrigues, Sophia Temis e Thais Cabral, Fernando Mendonça, Gustavo Ventali, Jean Pires, João Luis da Matta, Matheus Benevides, Matheus Brito, Mirosmar Ribeiro, Luiz Machado e Vinícios Oliveira

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Aventura

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”.

Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, números que não param de crescer.

SERVIÇO:

Local: Teatro Imperial – R. Mal. Deodoro, 192 – Centro, Petrópolis – RJ, 25620-150

Datas e Horários

30 de maio às 20h

01 de junho às 18h

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Vendas no site: Ingresso Digital – https://ingressodigital.com//evento/16309,16310/Cia_de_Ballet_Dalal_Achcar__Triple_Bill

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend