Clássicos do Brasil em contagem regressiva: festival ocupa a Marina da Glória de 11 a 19 de outubro

Apresentado pelo Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura e Petrobras, o evento abre o quarto lote de ingressos no dia 8 de outubro

por Jorge Rodrigues
Clássicos do Brasil em contagem regressiva: festival ocupa a Marina da Glória

Entre os dias 11 e 19 de outubro, o Rio de Janeiro recebe o Festival Clássicos do Brasil, um encontro que convida o público a revisitar obras que marcaram gerações. A programação reúne álbuns históricos da música brasileira, interpretados ao vivo por seus criadores ou em releituras especiais, além de uma noite inteira dedicada ao reggae. O evento, idealizado e produzido pela PECK, acontece na Marina da Glória, no Rio, e é apresentado pela Petrobras e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No palco, estarão clássicos como Olho de Peixe (Lenine e Suzano), À Procura da Batida Perfeita (Marcelo D2), Da Lama ao Caos (Nação Zumbi), Sobre Todas as Forças (Cidade Negra), O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Capital Inicial – Acústico 25 anos, O Concreto Já Rachou (Plebe Rude), Acústico Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger) e Ira! – Acústico 20 anos, entre outros. O público verá ainda A Tábua de Esmeralda, obra essencial de Jorge Ben Jor interpretada pelo Los Sebosos Postizos, e o show Xande canta Caetano, inspirado no álbum lançado por Xande de Pilares em homenagem a Caetano Veloso.

Além dos discos que fizeram história, o festival dedica uma noite especial ao reggae, reunindo nomes como Edson Gomes, Armandinho, Ponto de Equilíbrio e Maneva, que prometem levar o público ao delírio com clássicos que atravessam décadas.

“O Festival nasce justamente da admiração por discos — obras completas, com começo, meio e fim, nas quais cada faixa tem seu papel na narrativa criada pelo artista. É uma celebração da música brasileira em sua forma mais autêntica. Nesta edição, vamos revisitar álbuns que marcaram gerações e ainda encerrar com uma homenagem ao reggae nacional. É uma curadoria feita com afeto e respeito à nossa história musical”, conta Peck Mecenas, diretor da PECK e idealizador do Festival.

O Clássicos do Brasil é apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta também com patrocínios da Vivo, Amstel, Estácio + Instituto Yduqs e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

“A Petrobras investe na cultura brasileira com foco em iniciativas que valorizam a diversidade, ampliam o acesso e reconhecem a relevância da produção artística em diferentes regiões do país. Nosso patrocínio ao Festival Clássicos do Brasil está alinhado a esse compromisso, por se tratar de um projeto que celebra obras fundamentais da música nacional e, ao mesmo tempo, abre espaço para novos talentos e expressões regionais”, afirma Milton Bittencourt, Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.

A virada para o quarto lote de ingressos acontece no  dia 08 de outubro, com valores a partir de R$120, disponíveis no site classicosdobrasilfestival.com.br.

Sobre os shows:

Nação Zumbi – “Da Lama ao Caos”

A Nação Zumbi apresenta na íntegra o disco “Da Lama ao Caos”, obra que inaugurou o movimento manguebeat e se tornou um marco da música brasileira. O show resgata faixas como “A Cidade”, “Rios, Pontes e Overdrives” e outras composições que misturam ritmos nordestinos com rock, funk e crítica social.

Cidade Negra – “Sobre Todas as Forças”

Toni Garrido e Bino Farias sobem ao palco para celebrar o álbum “Sobre Todas as Forças”, um dos mais emblemáticos do reggae brasileiro. O show inclui sucessos como “A Sombra da Maldade”, “Onde Você Mora?” e “Pensamento”, em uma apresentação cheia de energia e memória afetiva.

Gabriel o Pensador – “Quebra-Cabeça”

Gabriel o Pensador revive seu terceiro álbum, “Quebra-Cabeça”, que trouxe hits como “Cachimbo da Paz” e “Até Quando?”. O show marca o retorno a um dos momentos mais relevantes da sua carreira, com letras contundentes, beats envolventes e reflexões que continuam atuais.

Marcelo D2 – “À Procura da Batida Perfeita”

Marcelo D2 apresenta ao vivo o disco “À Procura da Batida Perfeita”, referência na fusão entre samba e hip hop. O repertório inclui faixas como “Qual É?” e “Loadeando”, em um show que mistura rima, ritmo e identidade cultural em cada batida.

Xande de Pilares canta Caetano Veloso

Em “Xande canta Caetano”, o cantor e compositor carioca revisita canções marcantes de Caetano Veloso em interpretações cheias de balanço e respeito à obra original. O repertório passeia por diversas fases da carreira do artista baiano, com arranjos que aproximam a MPB do universo do samba.

O Grande Encontro – Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo

Clássico da música nordestina que celebra 30 anos em 2026, “O Grande Encontro” reúne Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo em um espetáculo consagrado. No repertório, sucessos individuais e colaborações históricas que misturam forró, MPB e poesia popular em um show repleto de brasilidade.

Lenine & Marcos Suzano – “Olho de Peixe”

Lenine e Marcos Suzano recriam o disco “Olho de Peixe”, um trabalho experimental que uniu violão e percussão em composições ousadas e inovadoras. O show resgata essa parceria histórica, com faixas como e “O Último Pôr do Sol”, marcadas pela riqueza rítmica e lirismo.

Los Sebosos Postizos – “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor

A banda Los Sebosos Postizos — formada por integrantes da Nação Zumbi — interpreta na íntegra o álbum “A Tábua de Esmeralda”, clássico de Jorge Ben Jor. A apresentação traz versões psicodélicas e dançantes de faixas como “Os Alquimistas Estão Chegando” e “Menina Mulher da Pele Preta”.

Capital Inicial – “Acústico MTV”

A banda Capital Inicial retorna ao palco com o repertório do “Acústico MTV”, um dos maiores sucessos da era dos acústicos no Brasil. O show traz hits como “Primeiros Erros”, “Tudo Que Vai” e “Natasha”, em versões que marcaram uma geração.

Ira! – “Acústico 20 Anos”

Celebrando duas décadas do projeto acústico, o Ira! apresenta um show baseado no álbum que revelou novos arranjos para clássicos do grupo. No repertório, músicas como “Dias de Luta”, “Flores em Você” e “Envelheço na Cidade”, com nova roupagem, mas mesma intensidade.

Humberto Gessinger – “Acústico Engenheiros do Hawaii”

Humberto Gessinger revive a fase acústica dos Engenheiros do Hawaii em um show baseado no disco que marcou os anos 2000. Canções como “Infinita Highway”, “O Papa é Pop” e “Refrão de Bolero” compõem o set list, em arranjos que unem poesia urbana e sonoridade refinada.

Plebe Rude – “O Concreto Já Rachou”

A Plebe Rude apresenta na íntegra o disco “O Concreto Já Rachou”, referência do rock de protesto da década de 80. O show traz faixas como “Até Quando Esperar” e “Proteção”, reafirmando a força das letras contestadoras e o espírito punk da banda.

Armandinho

Um dos nomes mais populares do reggae e pop brasileiro, Armandinho chega ao festival em clima de novidades. O artista acaba de lançar a coletânea “Se o Tempo Passa”, reunindo 15 faixas lançadas desde 2015 — agora finalmente reunidas em um único trabalho — além de três músicas inéditas. No show, ele apresenta esse novo projeto ao lado dos grandes sucessos da carreira.

Maneva

Com 20 anos de estrada, o Maneva retorna ao Rio com um show que celebra diferentes fases da carreira. O repertório inclui sucessos como “Saudades do Tempo” e “Vestido de Seda”, do mais recente álbum Origem, além de surpresas preparadas especialmente para o público carioca.

Edson Gomes

Considerado Rei do Reggae brasileiro, Edson Gomes, que acaba de completar 70 anos, é uma das vozes mais importantes e tradicionais do gênero no país. O baiano sempre usou sua música para retratar os anseios do povo brasileiro, denunciando injustiças sociais, racismo e a desigualdade. “Malandrinha”, “Árvore” e “Samarina”, são alguns dos hinos atemporais de Edson Gomes. Sua presença no Clássicos do Brasil será uma verdadeira celebração de sua obra, essencial para a cultura do gênero no Brasil, prometendo um show carregado de história, consciência e a mais pura essência do reggae nacional.

Ponto de Equilíbrio

Celebrando 25 anos de trajetória, o Ponto de Equilíbrio prepara um show especial para os fãs, marcado por uma seleção de grandes clássicos da banda. O repertório traz versões originais e clássicos como “Árvore do reggae”, “Aonde vai chegar (coisa feia)” e “Santa Kaya, e novas releituras, com arranjos que ampliam a atmosfera dançante e envolvente da apresentação.

Clássicos do Brasil

Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska,  Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.

A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.

Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o  Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural.

PECK

A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025,  tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Festival de Inverno do Rio, com oito edições de sucesso, o Rock Brasil 40 anos e 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público e também criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Vivo na Praia, Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque também são produzidos pela PECK.

Programação completa:

Sábado, 11 de outubro:

  • Nação Zumbi – “Da Lama Ao Caos”
  • Cidade Negra – “Sobre Todas as Forças”
  • Gabriel O Pensador –  “Quebra-Cabeça”
  • Marcelo D2 –  “A Procura da Batida Perfeita”

Domingo, 12 de outubro:

  • Xande de Pilares canta Caetano Veloso
  • O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo)
  • Lenine & Marcos Suzano – “Olho de Peixe”
  • Los Sebosos Postizos –  “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor

Sábado, 18 de outubro:

  • Capital Inicial –  “Acústico MTV”
  • Ira! –  “Acústico 20 anos”
  • Humberto Gessinger –  “Acústico Engenheiros do Hawaii”
  • Plebe Rude –  “O Concreto já Rachou”

Domingo, 19 de outubro (Noite do Reggae):

  • Armandinho
  • Maneva
  • Edson Gomes
  • Ponto de Equilíbrio

Serviço

Festival Clássicos do Brasil
Datas: 11 a 19 de outubro de 2025
Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro

Ingressos em www.classicosdobrasilfestival.com.br

3º lote: a partir de R$110,00 – ATÉ DIA 07 DE OUTUBRO

4º lote: A PARTIR DE 08 DE OUTUBRO

Pista: Meia: 120,00 // Inteira: 240,00 // Social 140,00

Lounge: Meia: 240,00 // Inteira: 480,00 // Social: 260,00

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend