– A tradicional festa junina da escola será aberta ao público e vai acontecer no dia 07 de junho, das 10h às 17h, nas instalações do Colégio
– Com o tema: “Arraiá do Santa Rio: Semeando cuidado, colhendo alegria”, o evento pretende discutir os cuidados com o planeta Terra
Com o intuito de proporcionar um reencontro dos pais com o ambiente escolar e favorecer o compartilhamento de memórias as afetivas construídas ao longo do tempo, o Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro realizará sua tradicional festa no dia 07 de junho, das 10h às 17h. Neste ano, o evento trará como tema: “Arraiá do Santa Rio: Semeando cuidado, colhendo alegria”, para chamar a atenção para o cuidado com a Casa Comum, ou seja, o planeta Terra.
“Essa temática foi escolhida por estar em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2025, além de responder aos apelos do Papa Francisco por uma ecologia integral, promovendo o cuidado com o planeta e com todos os seres que nele habitam”, explica a Irmã Lethicia Porto, Coordenadora de Pastoral do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro.
Reflexões através da dança
Como é tradicional nas festas juninas, as turmas do Colégio, por meio da disciplina de Educação Física, estão preparando apresentações com danças típicas como a quadrilha, além de ritmos relacionados, como o xote e o forró. Além disso, este ano, as performances também foram pensadas para provocar reflexões no público.
“As apresentações convidam à reflexão sobre a importância do cuidado com o planeta. A decoração e as iniciativas sustentáveis, como recipientes para coleta seletiva e o uso majoritário de materiais biodegradáveis, também ajudam a reforçar a proposta do evento”, afirma a Irmã.
Importância pedagógica e diversão para todos
Mais do que uma celebração, a festa junina também se integra ao projeto pedagógico do Colégio. “A temática ambiental permite que os professores conectem os elementos dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nas danças, em rodas de conversa, aprofundando questões sobre o cuidado com o planeta”, diz.
Além das comidas típicas e das brincadeiras juninas, haverá ainda o sorteio da rifa que já está sendo vendida e contemplará 10 prêmios como bicicleta, smartphone, Air Fryer, Alexa, robô aspirador, entre outros, conta a coordenadora. “Envolver famílias de estudantes e ex-estudantes é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade escolar. É uma tradição que se renova a cada ano no Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro”, finaliza a Irmã Lethicia.
Serviço
Arraiá do Santa Rio: Semeando cuidado, colhendo alegria
Local: Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro – Estrada do Açude, 250 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro (RJ).
Data: 07 de junho de 2025 das 10h às 17h.
Compra dos ingressos: Os ingressos poderão ser adquiridos na recepção do colégio. Os ingressos antecipados custam R$ 5,00 e, no dia da festa, R$ 10,00.
Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isso alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.