Artistas e produção da Coletânea Lugar Delas

Coletânea Lugar Delas marca encontro musical de mulheres da região em lançamento inédito

Coletivo Lugar Delas lança sua primeira coletânea de forma gratuita em plataformas de áudio neste dia 08 de setembro

por Redação

Coletivo Lugar Delas lança sua primeira coletânea musical disponível gratuitamente em plataformas digitais desde o dia 08 de setembro. O encontro reúne artistas mulheres diversas da região do Vale do Paraíba como forma de compartilhar suas jornadas, histórias e sonoridades de forma individual e coletiva. Na Coletânea Lugar Delas estão Helena Xavier, Priscila Mc, Quintessência, Kmille e Wannie Ramos, cinco musicistas atuantes na cidade de São José dos Campos.

“Continuamos provando com os projetos do Lugar Delas que existem mulheres para ocupar todos os espaços de criação em projetos culturais e que não existe motivo para sermos minoria em nenhuma área.”, contam as produtoras Luise Martins e Camila Grun. “Quisemos reunir mulheres da música, seja compositoras, cantoras ou instrumentistas, em um único projeto com a Coletânea. As escolhas da curadoria foram baseadas nos critérios que sempre usamos nos projetos do coletivo, de sempre ter o máximo de diversidade possível dentro do projeto, desde histórias de carreira até estilos musicais.”

Como parte do projeto, o coletivo abriu ainda um audição presencial para o público conhecer e se aproximar do trabalho apresentado, que agora transmuta as barreiras territoriais em formato on-line e gratuito nas principais plataformas de áudio. Encontrar, reunir e transmitir o som e a arte de mulheres independentes é mote do grupo também formado por mulheres da região desde sua origem. Neste novo passo, o Coletivo Lugar Delas expande formatações para multiplicar seu alcance e as possibilidades de compartilhar estas artistas que criam e constroem tão próximas de nós.

Projeto FMC, “Coletânea Lugar Delas”, nº 013/FMC/2023, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

SERVIÇO | Coletânea Lugar Delas

Lançamento

08 de setembro, sexta-feira

Ouça agora em: https://spotify.link/p62m2FoRVCb

Redes sociais: https://www.instagram.com/lugardelasfestival/

FICHA TÉCNICA

Produção Musical e Curadoria – Coletivo Lugar Delas

Gravação, Mixagem e Masterização – Estúdio Wasabi

Arte de capa – Thaylla Barros

Assessoria de imprensa – Maiara Tissi

COLETIVO LUGAR DELAS

Coletivo cultural que realiza projetos que promovem o protagonismo e empoderamento de mulheres, e equidade da quantidade de artistas e produtoras na programação de eventos culturais de São José dos Campos e região. Desde sua criação, no segundo semestre de 2018, até o momento, o coletivo já produziu 8 projetos, que foram realizados por meio de financiamento de editais de cultura municipais e estaduais, e realizados em São José dos Campos e região nesses cinco anos de existência.

SOBRE AS ARTISTAS

HELENA XAVIER

Pianista, compositora, cantora, regente, arte educadora. Atua em diversos segmentos das artes como musicista em bandas de música instrumental brasileira, jazz, MPB, entre outros gêneros, assim como em participações em teatro, musicais e corais. Tem 2 álbuns autorais e participou da gravação de álbuns e produções audiovisuais de cantores e instrumentistas do Vale do Paraíba e de São Paulo.

PRISCILA MC

Priscila Mc é nascida e criada na cidade de São José dos Campos,começou a cantar com 12 anos na Fundhas em apresentações para adolescentes, seguiu carreira por um tempo com sua filha Julia que também ama a cultura Hip Hop. Hoje segue carreira solo, com músicas que falam do cotidiano de mulheres que precisam trabalhar, estudar e que fazem múltiplos trabalhos.

QUINTESSÊNCIA

QUINTESSÊNCIA consiste na criação musical com composições autorais e interpretações de artistas locais da artista GUIA, pessoa trans não-binárie, que apresenta sua contribuição estética à cena da chamada “MPB Contemporânea”, com produção artística e musical de Lígia Kamada, a multiartista de ancestralidade guarani e cigana Dani Vi e a violinista Ingrid Oliveira, produção executiva de Bárbara Bonilha, artes visuais de Daenna Lee e figurino de K8. Compositora transgênero com seu comportamento inspirador sobre a desconstrução dos gêneros, sua profundidade interpretativa de poesia sutil e poeticamente direta busca trazer conteúdos expressivos dentro da diversidade musical produzida no Brasil de hoje.

KMILEE

Diretamente da zona sul de São José dos Campos, KMILEE é uma artista integrada a meio do Hip Hop, o qual carrega raízes desde o berço, que procura enaltecer em suas obras as vivências das mulheres negras e de periferia. Além disso, atua como palestrante em escolas públicas municipais e estaduais da cidade.

WANNIE RAMOS

Jovem artista pesquisadora do saxofone desde 2006, Wannie Ramos fez sua jornada autodidata estudando diversos outros instrumentos como clarinete, flauta, flugelhorn, cordas e percussão. Em 2015 ingressou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí nos estudos de saxofone. Nos anos seguintes Wannie viajou pelo Brasil, Uruguai e Argentina trazendo experiências de arte de rua na música, assimilando diversas manifestações culturais em sua formação de referência. Participou durante 2019 do projeto NOREC (Norwegian Agency for Exchange Cooperation), programa norueguês que selecionou seis músicos brasileiros residentes no território paulista, no qual esses jovens artistas desenvolveram um trabalho social através da música para crianças de Moçambique, Malawi, Noruega e Brasil. Desde 2020 vem trabalhando com bandas, grupos de circo e teatro, construindo trilhas sonoras e arranjos, além de construir seus próprios trabalhos e pesquisas como musicista. Atualmente pesquisa arranjos, práticas musicais inclusivas, editoração musical e história da música na EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo) e investe os estudos em sua banda de pesquisa musical instrumental experimental.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via