O ano de 2025 começa com o Centro do Rio de Janeiro sendo palco de uma grande celebração ao teatro. Com entrada totalmente gratuita e contando com a participação de grupos oriundos de diversos estados do Brasil, o 6º Festival Ziembinski de Esquetes – Os Ciclomáticos acontece de 14 a 18 de janeiro no Teatro Municipal Gonzaguinha, que fica no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Não satisfeitos em dar um valioso espaço às novas gerações de artistas que vem se formando, os integrantes do grupo Os Ciclomáticos Cia de Teatro, criadores, organizadores e dirigentes do evento, inovam e, pela primeira vez, realizam uma Mostra de Espetáculos Nacionais (em caráter não competitivo) que acontece no mesmo teatro, de 21 a 25 de janeiro. Antes disso, no dia 19 de janeiro, as cinco cenas finalistas do Festival se apresentam na Areninha Cultural Municipal Jacob do Bandolim, no Pechincha, em Jacarepaguá.
Ratificando que o evento é uma grande festa das artes cênicas que tem como principal característica agregar e reunir artistas de todos os lugares, gêneros e classes sociais, o Festival promoverá também ações formativas através de duas turmas de uma Oficina de Direção Teatral, desenvolvida pelo diretor Ribamar Ribeiro, que acontecerá no Espaço das Artes Os Ciclomáticos, nos dias 28 e 30 de janeiro. Tamanha movimentação reforça uma das principais ideias do projeto que, contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, é uma homenagem da companhia Os Ciclomáticos ao diretor polonês Zbigniew Ziembinski, revolucionário no teatro brasileiro.
“É uma sensação incrível realizar este evento porque somos fruto de festivais de teatro, já participamos dos grandes festivais nacionais e internacionais. Termos a possibilidade de promover o nosso festival, que já faz parte do cenário teatral do Rio de Janeiro, é uma grande honra e de uma importância ímpar, pois permite que novos grupos e companhias solidificadas tenham a possibilidade de dar mais visibilidade ao seu trabalho e, dessa forma, permita a continuidade da obra teatral. Hoje o Festival se tornou uma referência no Rio de Janeiro e reconhecido por grupos do Brasil”, celebra Ribamar Ribeiro no primeiro grande evento de sua companhia em 2025.
Em caráter competitivo, o Festival distribuirá prêmios em dinheiro aos três melhores esquetes (sem ordem de classificação), eleitos pelos jurados oficiais, além do Melhor Esquete eleito por um júri popular. Além disso, o Festival premiará com troféus as categorias de Melhor Direção, Melhor Atuação (dois prêmios), Concepção Estética, Prêmio Especial do Juri e Prêmio Especial de Os Ciclomáticos. A sexta edição conta com números expressivos: foram mais de 95 inscrições pra Oficina de Direção Teatral, 130 espetáculos para a Mostra de Espetáculos Nacionais e mais de 120 interessados em apresentar e concorrer aos prêmios Festival Ziembinski de Esquetes – contando com procura até de companhias de Portugal. Em 2025, o montante soma R$ 45 mil como aporte total de recursos para os grupos das duas Mostras, com parte do valor em prêmios em dinheiro e também na estrutura de ajuda de custo.
A dinâmica do evento contará com quatro eliminatórias, cada uma com pelo menos cinco esquetes, totalizando 20 participantes. Um júri formado por Milton Filho, Renata Tavares e Vinícius Cristóvão, profissionais de renome no mercado das artes cênicas, irá escolher as cinco cenas que participarão de uma final, onde serão reapresentadas e definida a premiação pelo corpo de jurados.
O 6º Festival Ziembinski de Esquetes Os Ciclomáticos abre a celebração pelos 28 anos d’Os Ciclomáticos Cia de Teatro, grupo que nasceu em festivais de teatro como os produzidos pela FETAERJ (Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro) e a extinta Universidade Gama Filho. A companhia contabiliza apresentações mundo afora, como quando levou parte de seu repertório à Espanha através do festival ¡Hola, Rio! , selecionada pelo edital Casa de América. Antes disso, Os Ciclomáticos marcaram presença em festivais de países como Alemanha, França e Peru – neste último, no FESTEPE, a Companhia recebeu o Prêmio de Companhia Ilustre da América Latina e Ribamar recebeu o prêmio como diretor pela pesquisa de linguagem desenvolvida no grupo.
“Cada vez mais Os Ciclomáticos vem se expandindo: em 2024 nos tornamos Ponto de Cultura graças a todo o empenho levando arte pelo país. Estamos com muita força na Europa e América Latina, conseguimos ultrapassar a fronteira, e cada vez mais estamos reverberando nossa identidade periférica para o mundo. Foram projetos lindos e viagens fantásticas e inesquecíveis com um público maravilhoso que nos recebeu com tanto amor! Em breve faremos o Cineclube Os Ciclomáticos e a versão 2025 do projeto ‘Verão é tempo de teatro’! E tem mais novidades em breve! Viva a arte brasileira, que não para!”, conclui Ribamar.
SERVIÇO:
6º FESTIVAL ZIEMBINSKI DE ESQUETES – OS CICLOMÁTICOS
QUANDO: 16, 17 e 18 de janeiro de 2025
HORÁRIO: 18h (apenas no dia 18 de janeiro começará às 17h)
LOCAL: Teatro Municipal Gonzaguinha – Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro – Rio de Janeiro
MOSTRA ESPECIAL (AS CINCO CENAS PREMIADAS)
QUANDO: 19 de janeiro de 2025
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Areninha Cultural Municipal Jacob do Bandolim
ENDEREÇO: Praça Geraldo Simonard, s/nº – Pechincha – Jacarepaguá
ENTRADA GRATUITA – Retirada de senhas no local e dia do evento
MOSTRA DE ESPETÁCULOS TEATRAIS
QUANDO: 21 a 25 de janeiro de 2025
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Teatro Municipal Gonzaguinha – Rua Benedito Hipólito, 125, Centro, Rio de Janeiro, RJ
ENTRADA GRATUITA
“MENINA MOJUBÁ” – Grupo Iboru – Rio de Janeiro/RJ
21 de janeiro (3ª feira) – 19h
“LEÕES, VODKA E UM SAPATO 23” – Cia de 2 – São José dos Campos/SP
22 de janeiro (4ª feira) – 19h
“IAGO” – Márcio Nascimento – São Gonçalo/RJ
23 de janeiro (5ª feira) – 19h
“QUERÊNCIA QUER VER O MAR” – Coletivo Du’Velhomoço – Rio de Janeiro/RJ
24 de janeiro (6ª feira) – 19h
“GISBERTA – BASTA UM NOME PARA LEMBRARMOS UM ÓDIO” – Cara Dupla – João Pessoa/PB
25 de janeiro (sábado) – 19h
OFICINA DE DIREÇÃO TEATRAL COM RIBAMAR RIBEIRO
QUANDO: 28 de janeiro de 2025 (Turma A) e 30 de janeiro de 2025 (Turma B)
HORÁRIO: 13h às 18h
LOCAL: Espaço das Artes Os Ciclomáticos
ENDEREÇO: Rua Santana, 119 – Lojas A, B, C e D – Centro – Rio de Janeiro
GRATUITO – Vagas limitadas
Comédia romântica musical “Canções que eu guardei pra você” homenageia grandes vozes femininas da música pop brasileira e estreia dia 17 de janeiro no Teatro Clara Nunes
As baladas de Cássia Eller, Adriana Calcanhotto, Ana Carolina e muitas tantas potentes vozes da música brasileira inspiraram a criação da comédia romântica musical Canções que eu guardei para você, que tem sua estreia carioca no dia 17 de janeiro de 2025 no Teatro Clara Nunes. O espetáculo segue em cartaz por lá até o dia 24 de fevereiro, com apresentações de sexta a segunda, às 20h.
O projeto tem idealização de Felipe Heráclito e Marco Griesi, texto de Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco, direção de Zé Henrique de Paula, direção musical de Fernanda Maia e elenco formado por Bruna Guerin, Felipe Hintze, George Sauma, Guilherme Magon, Karen Junqueira e Marília Lopes.
A ideia de montar a peça surgiu de um término de um relacionamento, conta o idealizador Felipe Heráclito. “Eu já estava com vontade de fazer uma peça leve, descomplicada que falasse sobre amor com humor e sensibilidade. Tinha recém terminado um relacionamento e tocou uma música que traduzia exatamente o que eu estava sentindo naquele momento. E, para além de traduzir, parecia que de certa forma ela potencializava o meu sentimento de inconformidade por não existir mais “você e eu”, mesmo ainda existindo amor.
Canções que eu guardei pra você acompanha três casais em uma divertida ciranda de desejos, surpresas, frustrações e algumas descobertas. A trama é costurada por todas essas vozes poderosas da música brasileira, com foco especial em canções dos anos 2000, que ficaram conhecidas na voz de cantoras lésbicas e bissexuais.
Entre elas, estão “O Tom do Amor”, de Zélia Duncan; “Confesso”, “Louca Tempestade” e Sinais de Fogo”, de Ana Carolina; “Fullgás”, de Marina Lima; “Geminiana”, de Ellen Oléria; “Ser de Sagitário”, “Depois de Ter Você”, “A Canção Que Tocou na Hora Errada”, de Adriana Calcanhotto; “Encontro”, de Maria Gadu;”Nada Pra Mim”, do Pato Fu; “Linha Tênue”, de Dani Black; “Por Enquanto”, de Renato Russo; “Um Tiro no Coração”, de Nando Reis; “Quem Vai Ser?, de Marilia Lopes e “Pra Terminar”, de Herbert Vianna.
Esses temas todos foram escolhidos pela diretora musical Fernanda Maia, junto com o coautor Bernardo Marinho. “Nós escolhemos as músicas que pudessem dialogar com o texto e com a cena, levando em conta possibilidades de arranjos. Estou fazendo novos arranjos para este repertório, que será tocado ao vivo por uma formação de bateria, baixo, piano, violino e violoncelo. Vamos ter arranjos vocais e instrumentais completamente diferentes dos originais, feitos especialmente para o elenco”.
Na história, Miguel e Malu moram juntos e vivem um relacionamento estável e duradouro. Ele é um romântico convicto, que gosta dos prazeres cotidianos e deseja oficializar a união de ambos. Mas ela, apesar de gostar da previsibilidade e do controle, anseia por novidade e aventura. Cozinheiro de mão cheia, todo mês Miguel promove um tradicional jantar ao qual comparecem Renata e Túlio.
Renata é amiga de longa data de Malu e sua união com Túlio é um bem-acabado exemplo de uma vida regrada e funcional: namoraram, noivaram, casaram-se e acabaram de ter um filho. Pais de primeira viagem, Renata e Túlio são inteiramente devotados ao bebê, que comparece com eles à casa de Miguel e Malu.
Na noite em que o conhecemos, porém, o quarteto está prestes a receber para jantar um novo convidado, vindo diretamente do passado. Pietro foi o melhor amigo de juventude de Malu e namorado de Renata durante a adolescência e os anos de faculdade. Desde então, Pietro se tornou um solteiro incorrigível e autocentrado, que mora há uma década fora do país. Ao retornar, porém, declara-se apaixonado e apresenta Bárbara, sua nova namorada, a suas amigas do passado.
Assim, a chegada de Pietro e Bárbara vai abalar irreversivelmente, e de formas distintas, os relacionamentos de Malu e Miguel e de Renata e Túlio. Em um carrossel de novos encontros e alguns desencontros, os seis personagens verão nascer sentimentos inéditos e insuspeitos, reviverão afetos do passado e descobrirão, cada um a seu modo, novas dimensões do sentimento amoroso.
“Tínhamos uma vontade de fazer uma peça na qual pudéssemos falar amor de uma forma leve, com humor e, ao mesmo tempo, com sensibilidade, trazendo para a dramaturgia questões que provavelmente todos nós vivenciamos ou pelo menos conhecemos alguém que as tenha vivenciado. A música entrou em segundo plano, mas acredito que, de certa forma, sempre tenha estado lá, porque faz parte da minha vida de uma forma muito intensa”, explica Felipe Heráclito.
O espetáculo é realizado por Sevenx Produções, Palco 7 Produções e Brisa Filmes, apresentado pela Porto, com patrocínio da Manserv, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.
Ficha Técnica
Elenco: Bruna Guerin, Felipe Hintze, George Sauma, Guilherme Magon, Karen Junqueira e Marília Lopes
Texto: Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco
Supervisão: Rafael Gomes
Direção: Zé Henrique De Paula
Direção Musical: Fernanda Maia
Idealização: Felipe Heráclito Lima e Marco Griesi
Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi
Cenário: César Costa e Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros e Tulio Pezzoni
Figurino: Mariana Sued
Designer de som: João Baracho
Design Gráfico e Criação: Carlos Nunes
Fotografia e Criação: Ale Catan
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Apresentado por: Porto
Patrocínio: Manserv
Transporte Aéreo Oficial: Gol
Produção: Diálogo de Arte Produções Culturais
Realização: Sevenx Produções / Palco 7 Produções / Brisa Filmes
Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução
Sinopse:
Miguel e Malu moram juntos e vivem um relacionamento estável e duradouro. Ele é um romântico convicto, que gosta dos prazeres cotidianos e deseja oficializar a união de ambos. Mas ela, apesar de gostar da previsibilidade e do controle, anseia por novidades e aventura. Cozinheiro de mão cheia, todo mês Miguel promove um tradicional jantar para Renata e Túlio. Porém, quando os amigos recebem novos convidados para esse jantar, as relações entre esses dois casais serão abaladas.
Serviço
Canções que eu guardei para você
Temporada: 17 de janeiro a 24 de fevereiro de 2025
De sexta a segunda-feira, às 20h
Teatro Clara Nunes – Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º Andar, Shopping da Gávea – Gávea, Rio de Janeiro
Ingressos: entre R$21,00 e 150,00
Venda online em https://bileto.sympla.com.br/event/101798/d/294786
Bilheteria: e-mail: [email protected]
Informações Telefones: 21. 2274-9696 ou 21.97531-5514
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Capacidade: 742 lugares
Acessibilidade: 7 (sete) espaços para cadeirantes
Espetáculo “Proncovô”, com Laura de Castro e Zé Motta, é destaque na programação da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
“Proncovô” é um espetáculo poético musical que reúne música e teatro, celebrando a arte do caminhar, uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, a montagem com direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê, traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.
Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto. A montagem já passou por diversas cidades brasileiras e agora faz sua estreia na programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.
Ao longo dos anos de 2023 e 2024, Proncovô circulou por 28 cidades de 4 estados do norte, nordeste e sudeste brasileiros: Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro, atingindo um público de mais de 6.000 pessoas. Em novembro de 2024 o espetáculo foi apresentado nos festivais Comfama (Medellin) e Artes de la Calle (Santa Fe de Antioquia), ambos na Colômbia.
O espetáculo
A força do encontro ao longo da caminhada é uma metáfora do próprio processo do espetáculo, que marca a reaproximação artística de Eduardo Moreira e Laura de Castro, que viveram uma experiência teatral juntos anos atrás. “É um encontro artístico e afetivo. A Laura trabalhou comigo quando tinha quase 12 anos de idade. Quando ela me convidou para fazer a direção de um show dela com Zé, topei na hora porque deslumbrei a possibilidade de trabalhar o jogo e a relação da música com o teatro e, somado isso, tendo a liberdade de abordar um assunto que sempre me interessa muito que é o caminhar, o lugar do andarilho, do nômade, aquele que está sempre locomovendo-se em busca de alguma coisa”, conta Moreira.
“Acredito que a assinatura do Eduardo está bem impressa na peça, a leveza, a poesia, a comicidade, o movimento. E, ao mesmo tempo, ele nos dá liberdade e nos incentiva a colocarmos nossa marca”, acrescenta Laura.
A perspectiva de transmutar, estar sempre partindo e chegando é uma característica imanente a todo o artista. Para tecer a dramaturgia, Eduardo Moreira se inspirou nos livros “A História do Caminhar”, de Rebecca Solnit, e “Caminhar, Uma Filosofia”, de Fréderic Gros. O roteiro final faz uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, incluindo também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.
“Existe o encontro e um embate do encontro de uma forma ancestral de arte dita pela juventude dos seus intérpretes. Encontros da tradição com o contemporâneo, o erudito e o popular, a música e o teatro, o lírico e o épico, tudo isso numa linguagem que sempre busca a comunicação direta com o público”, garante o diretor.
Sérgio Pererê, diretor musical do espetáculo, foi de extrema importância para a costura entre música e cena. Trazendo sua grande experiência como multiartista e seu vasto conhecimento cênico, Pererê provocou os artistas a borrarem a divisão entre som e texto, e a trazerem texturas e timbres diferentes. “Está sendo um desafio maravilhoso aprender novos instrumentos. Pererê trouxe essa provocação, para que experimentássemos outras sonoridades harmônicas e percussivas, e nós entramos de cabeça”, comenta Zé.
“PRONCOVÔ”, espetáculo com Laura de Castro e Zé Motta é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed-BH. A produção é da Lazúli Cultura.
SERVIÇO
Espetáculo “PRONCOVÔ”, com Laura de Castro e Zé Motta na 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Datas: 24, 25 e 26 de janeiro – sexta, sábado e domingo
Local: Centro Cultural Unimed BH-Minas(Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes)
Horários: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Nos postos do Sinparc e app: R$25 / Na bilheteria do teatro: R$60 e R$30
Umbanda é tema de stand-up e show na Lapa
A influenciadora, Renata Pugliese realiza dobradinha do seu espetáculo de stand-up com a cantora Gabi do Canto, no próximo domingo (19), na Lapa. A encenação, inédita, foca em situações reais que a iflu já passou, ao se tornar umbandista.
Intitulado MACUMBUP, o espetáculo é dirigido pelos filhos de santo, Marcos Guian e Jaque Dantas e já existem negociações para acontecer em Curitiba e São Paulo.
Renata Pugliese é formada em moda e atuação, mas se encontrou de verdade como influenciadora e utiliza seus canais das redes sociais para empoderar pessoas com sua história inspiradora que abrange maternidade, humor, ancestralidade, família e axé. @renatapugliesedaily
SERVIÇO:
*Standup e Show com Renata Pugliese e Gabi do Canto*
Dia: 19 de janeiro de 2025
Hora: 16h
Onde: Casa de Malandro – Rua do Lavradio, 170 – Lapa