Competições Senac de Educação Profissional reunirão cerca de 20 mil pessoas na Edição de 2023, em Vitória, ES

Arena de Competições
Arena de Competições - FOTO: IGOR LOPES/ TREND CRIATIVO

Alunos de todas as regiões participam em sete ocupações

Vencedores serão anunciados no sábado, 28, e irão representar o Brasil na maior competição mundial de educação profissional, em Lyon, na França

Nos próximos quatro dias, de hoje, 24, até 27/10, acontecem na Praça do Papa, em Vitória, Espírito Santo, as Competições Senac de Educação Profissional 2023, que reúnem 61 alunos de 21 estados do Brasil mais o Distrito Federal. Até o final do evento, a estimativa é da presença de 3 a 4 mil pessoas por dia, num total aproximado de até 20 mil pessoas. Todas as provas e a premiação podem ser acompanhadas on-line em www.senac.br/competicoes/.

Pela primeira vez, as Competições, que são realizadas há cada dois anos, estão em um lugar público, com entrada franqueada. São sete ocupações do comércio de bens, serviços e turismo: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. Os competidores disputam provas simulando situações reais de trabalho, que exigem excelência no desempenho alinhada a padrões internacionais de mercado.

Os primeiros colocados de cada ocupação das Competições Senac de Educação Profissional 2023 darão continuidade à preparação para representar o Brasil na maior competição mundial de educação profissional, a WorldSkills Competition, cuja próxima edição será em Lyon, França, em 2024.

O presidente da CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destaca a importância do Senac na educação profissional: “Em breve, esses jovens serão nossos embaixadores mundo afora, mostrando a qualidade da nossa formação profissional. Como braço social e educacional da CNC e do Sistema Comércio, o Senac desempenha um papel fundamental na qualificação profissional dos brasileiros e contribui para o desenvolvimento do nosso país”.

“Todos os 61 competidores já são vencedores e tiveram uma longa trajetória para chegar nas Competições Senac”, diz o diretor-geral interino do Senac DN, Marcus Fernandes.

Depoimentos de competidores das cinco regiões do país

Pâmela Fernandes de Matos, 19 anos, da Bahia, da ocupação Serviço de Restaurante, acredita que a formação que recebeu no Senac foi transformadora. “Hoje posso destacar que sou uma pessoa e profissional melhor, pois nas oportunidades de desenvolvimento oferecidas pelas Competições pude enxergar a amplitude de minhas competências e habilidades”.

Para Maria Cecilia Alves de Oliveira, 20 anos, de Minas Gerais, da ocupação Cabeleireiro, “o desafio das Competições trouxe uma nova experiência de autoconhecimento, superando os limites. Abriu um novo caminho com oportunidades de viagens e treinos, além do aperfeiçoamento de técnicas que se tornaram uma motivação para superação das dificuldades como profissional da beleza”, observa.

De acordo com Andressa Kroth, 19 anos, do Rio Grande do Sul, da categoria Recepção de Hotel, “as Competições ofereceram um vasto conhecimento na área de Hotelaria, além de experiências para toda a vida”, pontua.

Juan Pablo Pacheco Saavedra, 17 anos, do Amazonas, da ocupação Florista, diz: “As competições me fizeram enxergar uma profissão. Me fizeram sonhar. Me fizeram acreditar que eu poderia ir longe mesmo vindo de onde eu vim”.

“As Competições Senac ajudaram a ampliar meu conhecimento não só dentro da enfermagem, mas também da equipe multidisciplinar envolvida no processo de cuidar”, observa Alinne Ádila Marinho Campos, 21 anos, do Distrito Federal, da ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Outras novidades 

Além de muita disputa pela oportunidade de representar o Brasil no grande evento mundial, as Competições Senac deste ano trazem novidades: o Sebrae está presente com a Mostra Empreenda, oferecendo a chance de se conectar com fornecedores de produtos e serviços nas áreas profissionais em competição, promovendo oficinas, networking e revelando o potencial desses campos. Também vão ser apresentadas ideias de negócios, orientações sobre MEI e histórias de sucesso, além do podcast Profissionais do Futuro.

Paralelamente ao evento principal, teremos ainda o Senac Talks, com a participação de especialistas, profissionais de renome e líderes de diversos setores, oferecendo conteúdos de grande valor. Serão duas áreas distintas, a Arena Senac Inspira e a Arena Senac Conecta, com o objetivo de provocar insights, debater tendências e perspectivas relacionadas ao futuro das profissões e aos desafios do mercado de trabalho, falando de inovação, tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão, entre outros temas. Ao todo, são mais de 40 palestrantes, oficinas e aulas-show em unidades móveis.