A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será a primeira área de vulnerabilidade socioambiental beneficiada pelas intervenções de urbanização do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar). A Prefeitura da Cidade do Recife elaborou projeto para a construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. Essa foi uma requisição apresentada pela comunidade durante o processo participativo realizado nos últimos meses. O projeto foi amplamente debatido e validado pela população.
Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife, que conta com investimentos na ordem dos R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas fatídicas chuvas de maio do ano passado.
Na comunidade, que fica nas proximidades do Compaz Dom Hélder Câmara, o ProMorar vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. A área de lazer será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com intuito de atender a população idosa residente da comunidade.
Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.
Para a elaboração do projeto da área de lazer a equipe social do ProMorar implementou a metodologia participativa junto aos moradores da comunidade. Ao todo, foram promovidas oito oficinas participativas, sendo quatro gerais e quatro segmentadas com crianças, mulheres, idosos e juventude. Entre os pleitos mais pedidos estão o complexo esportivo e de lazer, melhoria habitacional e saneamento.
As demais ações de urbanização integrada que irão beneficiar Vila do Papel estão em fase de elaboração de projetos e deverá ser apresentada à comunidade.
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.
[…] Turismo & Lazer […]