Saquarema sempre foi conhecida como um paraíso de praias lindas e ondas perfeitas para a prática do Surf. No entanto, a cidade é muito mais do que paisagens que encantam turistas e atletas, há um imenso potencial cultural que, aos poucos, tem encontrado o seu caminho, seja pelas mãos de artistas independentes ou por eventos realizados pelo poder público.
Foi justamente através de uma dessas iniciativas, a FLIS – Feira Literária de Saquarema -, que autores locais se conheceram e passaram a dividir suas angústias e anseios.
Do desejo de mudança, nasceu a Confraria dos Escritores Independentes de Saquarema, cujo objetivo principal é divulgar a produção literária local através de saraus, intervenções em espaços públicos e publicação de livros, promovendo a literatura em sua forma mais ampla, além de dar suporte aos autores e fortalecer as iniciativas independentes.
À frente do grupo, ocupando o cargo de presidente da Confraria, Mauro Profetta, jornalista, compositor e escritor premiado, define a iniciativa como uma oportunidade de transformação no cenário atual, “Uma confraria de escritores possibilita uma mudança de patamar da cidade no que diz respeito aos seus rumos culturais. É a sociedade percebendo e interagindo com quem produz cultura de fato, de uma forma mais ampliada”, contou.
A C.E.I.S está admitindo novos membros. Para participar, os interessados devem escrever para o [email protected] e preencher a ficha de cadastramento. O candidato precisa ter vínculos comprovados com Saquarema e com a escrita, mas não precisa necessariamente ter livro publicado. Não há cobrança de mensalidade e a participação nas atividades organizadas pelo grupo é desejável, porém, não é obrigatória.
Saquarema, que coleciona filhos ilustres também na literatura, como é o caso do representante do parnasianismo e fundador da Academia Brasileira de Letras, Alberto de Oliveira, só tem a ganhar com um organismo independente e focado em produzir cultura para todos.
Serviço:
Confraria dos Escritores Independentes de Saquarema – C.E.I.S.
Contato: [email protected]
Instagram: @ceisaqua
1 comentário
Que legal. Bom saber que Saquarema tem uma confraria de escritores. Precisamos divulgar nossas produção cultural.