Abapirá abre no dia 6 de setembro, sábado, às 12h, exposição de Bia Monteiro, com curadoria de Claudio Oliveira.
Mostra reúne obras realizadas após viagens da artista pela Caatinga e atualizam suas investigações sobre a relação entre corpo e paisagem, introduzindo desenhos e objetos que falam de seres despercebidos e do encontro entre formas e matérias.
Projeto tem apoio do Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio.
A Abapirá, espaço independente de Arte no Centro do Rio, inaugura a exposição “Debaixo da terra, um segredo canta”, de Bia Monteiro. Com curadoria de Claudio Oliveira, a mostra reúne obras inéditas da artista conhecida por um trabalho que entrelaça escultura, imagem em movimento, fotografia e desenho, numa investigação poética sobre o corpo e a paisagem, matéria e memória, presença e impermanência. A iniciativa faz parte do Projeto Janelas da Abapirá, com apoio do Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio. A entrada é franca.
As obras da mostra foram realizadas após viagens de Bia Monteiro pela Caatinga, atualizando suas investigações sobre a relação entre corpo e paisagem, e introduzindo desenhos e objetos que falam de seres despercebidos e do encontro entre formas e matérias. “A prática artística da artista é atravessada pela relação entre corpo feminino e paisagem natural, ao mesmo tempo que procura descontruir o olhar colonial/masculino sobre as mulheres e a nossa natureza. Bia se interessa pela relação entre os diversos materiais e a natureza como um todo, produzindo objetos insólitos a partir do que encontra no ambiente rural”, explica o curador, que também é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). O destaque da mostra é a videoinstalação “Voo da Maria do Nordeste”, além de objetos escultóricos realizados em pedra, cerâmica, terra e madeira. Fazem parte da exposição, ainda, desenhos em giz pastel, da série “Moléculas celestes”, cujos traços delicados evocam forças invisíveis e conexões entre o terrestre e o cósmico.
Bia Monteiro é uma artista multidisciplinar carioca que atua nas áreas de escultura, fotografia, cinema e desenho. Sua prática é marcada por uma profunda relação com a natureza, cultivada desde a infância vivida em uma região rural do estado do Rio de Janeiro. Essa vivência moldou sua produção, que combina observação sensível e escuta do entorno, resultando em obras que evocam atenção, pausa e cuidado. “Na obra de Bia Monteiro, a natureza não é apenas tema, mas colaboradora e invasora do processo criativo”, finaliza Claudio Oliveira.
A ARTISTA
Bia Monteiro (Rio de Janeiro, 1976) é uma artista visual brasileira cuja prática abrange fotografia, vídeo, desenho, instalação e escultura. Sua pesquisa artística é profundamente enraizada na relação entre corpo, paisagem e memória, explorando temas filosóficos sobre pertencimento e fragilidade ambiental. Monteiro já participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, incluindo mostras em Tóquio, Maputo, Nova York, Quito e Veneza.
www.biamonteiro.com@bmonteirop
A ABAPIRÁ
Inaugurada em 2019, a Abapirá é um espaço independente de arte localizado no Centro Histórico do Rio de Janeiro, dedicado à produção e exposição de artistas femininas. Mais do que um simples espaço expositivo, é um território de experimentação, encontro e resistência, onde diferentes linguagens artísticas se atravessam e dialogam. O nome Abapirá vem do tupi, unindo as palavras “Aba” (humano) e “Pira” (peixe), uma fusão que remete à figura da sereia — símbolo da nossa identidade visual. Instalada em um sobrado revitalizado de 1850, no corredor cultural da região, o espaço abriga exposições individuais e coletivas, performances e eventos que impulsionam a visibilidade e a autonomia de artistas femininas no cenário contemporâneo. Em um mundo da arte ainda marcado por desigualdades de gênero, a Abapirá se apresenta como um local de fortalecimento e liberdade, onde novas narrativas ganham espaço para ecoar. Atualmente o espaço é apoiado pelo Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, liderado pela da Prefeitura da cidade.
SERVIÇO
Exposição de arte contemporânea
Título: “Debaixo da terra, um segredo canta”
Artista: Bia Monteiro
Curadoria: Claudio Oliveira
Abertura: 6 de setembro de 2025 (sábado), das 12h às 17h
Encerramento: 6 de novembro de 2025
Local: Abapirá Visitação: de quarta-feira a sábado, das 12h às 17h
Endereço: Rua do Mercado, 45 – Centro – Rio de Janeiro
Site: www.abapira.art
Contato: 21 998254129 – [email protected]
