Deputada Tia Ju comanda relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância, na Alerj

Durante a reunião de reinstalação foram apresentadas diversas sugestões de temas para as próximas reuniões da Frente

por Redação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reinstalou, na última quarta-feira (05/04), a Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância em reunião promovida na sede do Legislativo fluminense. Presidente do colegiado, a deputada Tia Ju (Republicanos) relembrou a trajetória da Frente que, desde 2019, discute temas como o desaparecimento de crianças, sobre a criação de novos Conselhos Tutelares para crianças e adolescentes, além das políticas públicas para a primeira infância.

“É um prazer reinstalar esta frente mista, que trata de diversas temáticas importantes para nossa sociedade. Nosso trabalho só é possível por conta da parceria entre a sociedade, as autoridades e instituições, que sempre contribuem para a criação de condições necessárias para melhorar a vida das nossas crianças. Queremos criar políticas públicas assertivas e efetivas para a nossa população”, declarou a parlamentar, presente na reunião.

O juiz e coordenador da 4ª Vara da Infância e Juventude Sérgio Luiz de Souza parabenizou a Alerj pela iniciativa, e destacou que é essencial não somente investir na primeira infância, mas também garantir boas condições de vida à juventude. Além disso, para ele, é necessário promover equipamentos para o tratamento de pessoas com dependência química e para o acompanhamento psicológico dos adotantes e das crianças.

“O convívio familiar é um direito fundamental da criança e do adolescente. Há muito a ser investido e a ser tratado, os Conselhos Tutelares estão sem dinheiro para colocar gasolina nos carros, diversos abrigos estão há três meses sem receber. Precisamos cobrar a criação das 55 mil vagas devidas por empresas para jovens aprendizes, pois dessa forma os jovens serão inseridos no mercado de trabalho”, explicou o juiz Integrante da Frente.

Propostas apresentadas

A presidente da Frente, deputada Tia Ju, também ouviu os participantes da reunião a respeito de temas a serem discutidos futuramente pelo colegiado. Entre as sugestões estão o envelhecimento populacional, o fornecimento de atendimento psicológico nos processos de adoção pelo Estado e pelos municípios. Também foi acordado ir além da situação das políticas públicas baseadas na Lei 13.257/16, que estabelece diretrizes para a criação de medidas em prol da primeira infância.

A fundadora da Associação Quintal de Ana, Bárbara Toledo, também propôs a discussão sobre a entrega legal de crianças para adoção, prevista pela Lei 13.509/17, e consiste na possibilidade de uma gestante ou mãe de entregar seu filho ou recém-nascido para adoção em um procedimento assistido pela Justiça da Infância e da Juventude.

Para ela, é necessária a participação dos profissionais da área da saúde, dos Conselhos Tutelares, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


A presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Comissão da Criança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Silvana Moreira, sugeriu a separação das competências das varas da Criança e da Juventude, visto que as unidades também abrangem os idosos.

“Foi aberto um processo na OAB-RJ pedindo a separação, mas foi arquivado. A infância e a juventude devem ser encaradas como prioridade absoluta, deveríamos ter 35 varas no nosso município, mas temos apenas quatro”, explicou.

Já o presidente do Movimento Nacional de Adoção e da Comissão da Criança do IBDFAM, Felipe Fernandes, pontuou a necessidade da designação de juízes diferentes para julgar a parte protetiva e a parte infracional.

Já o coordenador do grupo Rosa da Adoção, Lula Barcellos, propôs uma reunião para tratar sobre o Cadastro de Pessoas Físicas, visto que não é possível vincular o adotado ao nome paterno, apenas ao materno.

Também compõem a Frente os parlamentares Célia Jordão (PL), Samuel Malafaia (PL), Rosenverg Reis (MDB), Fábio Silva (União), Dr. Deodalto (PL), Martha Rocha (PDT) e Dionísio Lins (PP).

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via