Início » Dia da Favela: filme indicado ao Oscar será exibido gratuitamente na Semana de Arte Favelada na Maré

Dia da Favela: filme indicado ao Oscar será exibido gratuitamente na Semana de Arte Favelada na Maré

A SAF contará com a exibição do filme “Marte Um”, indicado pelo Brasil ao Oscar 2023

por Redação

Após levar mais de 200 artistas periféricos para exibir seus trabalhos na abertura da  Semana de Arte Favelada (SAF), no Theatro Municipal do Rio, nesta semana. Hoje, na data em que se comemora o Dia da Favela, o projeto, que estreia no Complexo de Favela da Maré com a “Sessão de Cria”. Será exibido gratuitamente o filme “Marte Um”, produção indicada pelo Brasil para concorrer ao Oscar 2023. Além dos filmes “Expresso Parador” e “Noite das Estrelas”, no Museu da Maré, a partir das 18h.

Serão disponibilizados 200 ingressos, sendo 100 virtualmente por meio do link: https://linktr.ee/semanadeartefavelada e 100 presencialmente no local da exibição.

A SAF é uma releitura da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, e 100 anos depois o Theatro Municipal do Rio recebeu a Semana de Arte Favelada, que objetiva dar protagonismo aos produtores culturais favelados e periféricos, das mais diversas vertentes artísticas, visando dar mais oportunidades e visibilidade a quem produz cultura dentro das quebradas, valorizando artistas e coletivos. 

A primeira edição deste projeto teve abertura no Theatro Municipal, e agora a programação acontece no Complexo de Favelas da Maré, sob os apoios dos editais ‘Retomada Cultural RJ 2’ e ‘Municipal em Cena’, ambos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ), com programação diversificada e estruturada em três eixos principais: Artes visuais: Exposição de fotos, pinturas, esculturas e demais expressões da arte visual com programação educativa; Artes Cênicas: Festival Multilinguagem composto de 10 atrações culturais de dança, música e teatro; e Arte Literária: Seleção de 25 textos de autores favelados para lançamento de um e-book e participarem do sarau literário.

Para o articulador social, idealizador e diretor geral da SAF, Wellington de Oliveira, o evento é mais uma mostra da potência que as favelas representam no Brasil e revela o objetivo principal da SAF. “É com o desejo de projetar toda a cultura potente presente nas favelas que nasce a Semana de Arte Favelada, que visa romper com a lógica mercadológica, evidenciando assim que arte favelada já acontece, mas de acordo com nossas próprias formas e estruturas”, enfatiza. 

SERVIÇO: 

SEMANA DE ARTE FAVELADA 

SESSÃO DE CRIA –  MUSEU DA MARÉ

Data: sexta-feira, 4 de novembro

Hora: a partir de 18h

Endereço: Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: Gratuitos, serão disponibilizados 200 ingressos, sendo 100 virtualmente por meio do link: https://linktr.ee/semanadeartefavelada e 100 presencialmente no dia e local da exibição

Semana de Arte Favelada: Edição Mareense

Dia 16 de novembro – Abertura da Exposição no Galpão Bela Maré (até dia 29/11)

Dias 26 e 27 de novembro – Festival Multilinguagem no Centro de Artes da Maré

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via