Início » “Do Som à Arte”, que conta a história da Bossa Nova e legado de João Gilberto, estreia em março no Music Box Brasil

“Do Som à Arte”, que conta a história da Bossa Nova e legado de João Gilberto, estreia em março no Music Box Brasil

Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato são alguns dos grandes nomes da música brasileira ouvidos pela série, que também conversou com pesquisadores do gênero musical

por Redação
João Gilberto e Sofia Gilberto

Um dos movimentos musicais mais influentes da história, responsável por popularizar a música brasileira no mundo, a Bossa Nova ganha uma série à altura de sua importância. Em “Do Som À Arte”, que estreia dia 14 de abril, com exclusividade no canal Music Box Brazil, a história e o legado do gênero musical são resgatados através de entrevistas e depoimentos de artistas e pesquisadores cujas histórias se entrelaçam e confundem com a constante evolução do ritmo.

Com questionamentos estruturais e perguntas individuais, que exploram as particularidades da relação entre os entrevistados e a música, a série conversou com grandes nomes da música brasileira, como Roberto Menescal, Victor Biglione, Wanda Sá, Jaques e Paula Morelenbaum, Marcos Valle, Juliana Caymmi, Bernardo Lobo, Vanessa da Mata, Rubel, Claudette Soares, Alaíde Costa, entre outros. A série conversou ainda com diversos artistas brasileiros residentes nos EUA e Europa, e foi também Japão, que possui uma grande comunidade de músicos japoneses apaixonados pela Bossa Nova.

Reconhecida como Patrimônio da Sociedade, a Bossa Nova surgiu na batida do violão de João Gilberto, que completaria 90 anos em 2021, e desde então influenciou toda a música brasileira e diversos gêneros musicais mundo a fora, constituindo assim uma linhagem de artistas e entusiastas que seguem absorvendo, reinterpretando e adaptando seu legado.

Esses laços de ancestralidade estão presentes na música de abertura da série, composta por Sofia Gilberto, filha de João Marcelo Gilberto e neta de João e Astrud Gilberto, e cuja letra empresta a clareza do olhar infantil para sintetizar a atemporal filosofia bossanoviana: “Meu lema é ser de Ipanema/ Sempre com o tema de Arte e Amor/ com a graça do mundo inteirinho cheinho de cor”. A mesma linguagem dinâmica e espontânea do tema norteia a narrativa da série, que apresenta a genealogia da Bossa Nova e seu impacto na vida cultural e na nova geração de músicos brasileiros. Uma verdadeira celebração do legado de João Gilberto, Astrud Gilberto e da Bossa Nova como Bem Imaterial Cultural da Sociedade.

“A série é um excelente ponto de partida para conhecer a Bossa Nova e o enorme legado de João Gilberto. Já estamos planejamento uma segunda temporada, onde iremos os Estados Unidos para estar com Astrud Gilberto (esposa de João Gilberto e uma das principais conexões entre a Bossa Nova e o mundo) e João Marcelo Gilberto que possui um estúdio musical em Nova Jersey. E Também para Portugal, onde Bernardo Lobo reúne diversos artistas para celebrar a música brasileira”, afirmou Ulrich Malohlava, diretor da série.

Disponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também – em formato linear – através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.

SERVIÇO

Série “Do Som à Arte”

Estreia dia 14 de abril, às 21:05

Exibição Episódios duplos às quintas-feiras

Número de Episódios 13

Último episódio dia 26 de maio

Duração: 30 minutos por episódio

Classificação indicativa: Livre

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via