Duda Beat, Pedro Luis e Sol Miranda comentam seus discos favoritos no Futuros – Arte e Tecnologia

Evento gratuito “Vem, Futuro! Verão” terá conversa dos artistas com público e shows com os convidados Procurando Kalu, 6utto e DJ TAMY

por Jorge Rodrigues

Um encontro de diferentes gerações e perspectivas de criação musical, com nomes de destaque no cenário nacional conversando com o público sobre seus discos favoritos. Assim é “Disconcertos”, projeta que integra a programação “Vem, Futuro! Verão” no Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, dias 17, 24 e 31 de janeiro, sempre às quartas-feiras, com entrada franca.

A primeira convidada é a cantora pop Duda Beat, que escolheu o álbum “Luz”, de Djavan, e vai contar porque “Samurai”, “Sina”, “Açaí”, entre outras canções, marcaram sua vida. Sob seu ponto de vista afetivo e profissional, a artista pernambucana vai analisar, faixa a faixa, as clássicas músicas do quinto trabalho de Djavan – um dos grandes álbuns da música brasileira da década de 80. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 17 de janeiro, às 18h, e após o bate-papo haverá apresentação da banda cearense Procurando Kalu. Formado em 2013, o grupo mistura música, performance, artes visuais e moda em uma estética surrealista inspirada no Sertão Norte do Ceará.

No dia 24 de janeiro, é a vez do músico carioca Pedro Luis falar sobre as canções de “Tábua de Esmeraldas”, do cantor e compositor Jorge Ben, lançado em 1972 e escolhido pela revista Rolling Stone Brasil como o sexto melhor álbum da música brasileira de todos os tempos. Após a conversa sobre clássicos como “Os Alquimistas estão chegando” e “Minha mulher da pele preta”, está programado show da DJ TAMY. A artista foi eleita melhor DJ de Hip Hop pela revista DJane Mag e já passou por grandes eventos e festivais como “Numanice”, “Tardezinha” e “Queremos!”

Fechando o projeto, dia 31 é a vez da atriz e educadora Sol Miranda, que homenageia “OK OK OK”, álbum de Gilberto Gil que venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira de 2018. O evento se encerra com apresentação do rapper e poeta cearense 6utto, que transita por subgêneros do rap, como o trap, com melodias e rimas avançadas.

“A programação de férias do Futuros foi pensada para atender públicos diversos que frequentam nosso espaço. Com o projeto ‘Vem, Futuro! Verão’, vamos mergulhar no universo da música com debates e shows, sempre gratuitos. Nesse mesmo período, o visitante poderá conhecer a exposição ‘Casa Comum’, com panorama de artistas da Amazônia, além de participar das estações educativas e de oficinas artísticas”, destaca Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

O evento musical “Vem, Futuro! Verão” integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia, que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.

Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.

Com quase duas décadas de trajetória, Futuros – Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Serviço:

Programação musical “Vem, Futuro! Verão”

Disconcertos – 17, 24 e 31 de janeiro

Horário: 18h – bate-papo/19h – show

Local: Futuros – Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Entrada franca

Você também pode gostar

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x
    Send this to a friend