Duda Beat, Pedro Luis e Sol Miranda comentam seus discos favoritos no Futuros – Arte e Tecnologia

Duda Beat

Um encontro de diferentes gerações e perspectivas de criação musical, com nomes de destaque no cenário nacional conversando com o público sobre seus discos favoritos. Assim é “Disconcertos”, projeta que integra a programação “Vem, Futuro! Verão” no Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, dias 17, 24 e 31 de janeiro, sempre às quartas-feiras, com entrada franca.

A primeira convidada é a cantora pop Duda Beat, que escolheu o álbum “Luz”, de Djavan, e vai contar porque “Samurai”, “Sina”, “Açaí”, entre outras canções, marcaram sua vida. Sob seu ponto de vista afetivo e profissional, a artista pernambucana vai analisar, faixa a faixa, as clássicas músicas do quinto trabalho de Djavan – um dos grandes álbuns da música brasileira da década de 80. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 17 de janeiro, às 18h, e após o bate-papo haverá apresentação da banda cearense Procurando Kalu. Formado em 2013, o grupo mistura música, performance, artes visuais e moda em uma estética surrealista inspirada no Sertão Norte do Ceará.

No dia 24 de janeiro, é a vez do músico carioca Pedro Luis falar sobre as canções de “Tábua de Esmeraldas”, do cantor e compositor Jorge Ben, lançado em 1972 e escolhido pela revista Rolling Stone Brasil como o sexto melhor álbum da música brasileira de todos os tempos. Após a conversa sobre clássicos como “Os Alquimistas estão chegando” e “Minha mulher da pele preta”, está programado show da DJ TAMY. A artista foi eleita melhor DJ de Hip Hop pela revista DJane Mag e já passou por grandes eventos e festivais como “Numanice”, “Tardezinha” e “Queremos!”

Fechando o projeto, dia 31 é a vez da atriz e educadora Sol Miranda, que homenageia “OK OK OK”, álbum de Gilberto Gil que venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira de 2018. O evento se encerra com apresentação do rapper e poeta cearense 6utto, que transita por subgêneros do rap, como o trap, com melodias e rimas avançadas.

“A programação de férias do Futuros foi pensada para atender públicos diversos que frequentam nosso espaço. Com o projeto ‘Vem, Futuro! Verão’, vamos mergulhar no universo da música com debates e shows, sempre gratuitos. Nesse mesmo período, o visitante poderá conhecer a exposição ‘Casa Comum’, com panorama de artistas da Amazônia, além de participar das estações educativas e de oficinas artísticas”, destaca Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

O evento musical “Vem, Futuro! Verão” integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia, que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.

Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.

Com quase duas décadas de trajetória, Futuros – Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Serviço:

Programação musical “Vem, Futuro! Verão”

Disconcertos – 17, 24 e 31 de janeiro

Horário: 18h – bate-papo/19h – show

Local: Futuros – Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Entrada franca

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio