Ecomuseu dos Campos de São José realiza plantio de mais de 10 mil árvores nativas em São José dos Campos

Projeto plantou mais de 10.000 mudas em bairros das regiões leste e sudeste de São José dos Campos e tem a meta de atingir 24.000 mudas até 2028

por Redação

Em execução desde abril de 2024, o Ecomuseu dos Campos de São José está em sua 4ª edição com o projeto “Ecomuseu dos Campos de São José: reflorestando a trilha do Callithrix aurita”, uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A edição atual tem, entre suas principais ações, a meta de plantio de 24.000 mudas em São José dos Campos. Até hoje, o Ecomuseu CSJ  já realizou o plantio de 10.575 árvores nativas nas regiões leste e sudeste de São José dos Campos.

O processo de plantio envolve a realização de berços para inserção das mudas, a seleção de espécies nativas para um crescimento biodiverso e sustentável, o plantio e o manejo pós-plantio. Cada etapa é realizada pelo Ecomuseu dos Campos de São José em parceria com a empresa GestBio, suas equipes e parceiros para o total acompanhamento de desenvolvimento das mudas. Algumas das áreas que já receberam o plantio são o Parque Alambari, o bairro Setville e outras extensões do bairro Campos de São José. Como as diversas atividades realizadas pelo Ecomuseu dos Campos de São José, como mutirões de limpeza, compostagens coletivas, hortas urbanas, rodas de conversa, oficinas culturais e atividades socioeducativas, as ações de plantio acontecem lado a lado da comunidade presente nos territórios.

As ações acontecem de forma aberta ao público, que pode participar e plantar mudas sob a orientação de profissionais da equipe do Ecomuseu CSJ, utilizando ferramentas e recursos do projeto. O envolvimento da comunidade é fundamental para que o ato seja ainda mais do que uma transformação local, mas uma transformação comunitária. Ao compartilhar sobre as possibilidades e potencialidades de um plantio comunitário, a cidade descobre não apenas um novo lugar para respirar, mas novos lugares para se integrar, uns aos outros e com o meio ambiente ao redor desta cidade em constante expansão.

O Ecomuseu dos Campos de São José é considerado um “museu de território”. Criado em 2015 pelo CECP – Centro de Estudos da Cultura Popular, o projeto comemora seus 10 anos de estudos e vivências comunitárias com uma abrangência direta de suas atividades em 28 bairros das zonas leste e sudeste de São José dos Campos e no município de Jambeiro. Neste ecomuseu de território, ações socioambientais andam lado a lado com a valorização do patrimônio integral de cada um. Plantar árvores é, então, plantar conexões comunitárias. Para contar essa história lá na frente, é preciso começar agora. Muda por muda.

O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Quer saber mais sobre o Ecomuseu dos Campos de São José?

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/ecomuseucsj/

Facebook: https://www.facebook.com/ecomuseucsj

YouTube: https://www.youtube.com/@Ecomuseucsj

CECP/Ecomuseu dos Campos de São José

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend