Édipo para rir

Versão cômica da clássica tragédia grega estreia em Ipanema

por Redação
Édipo de novo?

Se tem alguma história que não fica de fora do circuito teatral mundial por muito tempo é a escandalosa trama de “Édipo Rei”. Escrita em 427 a.C., por Sófocles, ela retorna aos palcos numa versão cômica, para que possamos ter mais uma chance de testemunhar a genialidade do dramaturgo grego, que, mesmo depois de mais dois mil anos, ainda tem relevância. “Édipo de novo?” estreia nesta sexta, dia 08 de agosto, às 20h, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. A montagem ficará em cartaz todas as sextas, até o fim do mês.

A montagem, que tem adaptação e direção de Thiago Bomilcar Braga, não segue a cartilha trágica, mas se mantém fiel a toda a história, com seus grandes dramas, mistérios, misticismo, maldições, traições, iras, brigas, rivalidades, seres mitológicos e uma das maiores reviravoltas de todos os tempos. Uma trama tão bem elaborada não deve ficar longe do público. Deve ser acessada, relida e, se possível, bem compreendida.

A peça repassa a história desde a tenra idade de Laio, pai do personagem principal, quando teve um caso proibido com o jovem Crísipo – resultando na praga que recai em Édipo – até Antígona, quem ajuda o pai depois de sua derrocada. Todo o elenco, formado por Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod, é narrador e personagem deste enredo, contado de uma forma que alterne uma linguagem mais moderna e o texto clássico de Sófocles.

A saga do herói grego ainda hoje causa fascínio, estranhamento e horror. No século passado, Édipo deitou-se no divã de Freud e passou a representar a atração que um filho sente pela mãe na infância. Complexo, né? Ainda hoje sua história é usada como fonte de estudo da natureza humana, uma vez que todos os acontecimentos que se encadeiam são frutos de sua ignorância enquanto busca sua real identidade. Sua desgraça nos lembra que ninguém pode afirmar efetivamente quem és ou o que o futuro lhe aguarda.

“Édipo de novo?” se inspira nas sátiras e críticas do teatro de revista, no deboche afiado do teatro besteirol carioca, na interpretação exagerada dos melodramas latinos e na agilidade e improviso dos grupos mambembes. Tudo embalado com muito humor, entregando uma verdadeira tragicomédia.

Ficha técnica:

  • Texto original: Sófocles
  • Adaptação e direção: Thiago Bomilcar Braga
  • Assistente de direção: Fabio Làura
  • Elenco: Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod
  • Cenário: Aline Villa
  • Figurino: Fabio Làura
  • Iluminação: Alexandre Farias
  • Trilha sonora: Thiago Bomilcar Braga
  • Arte: Gabriel Trompowsky
  • Produção executiva: Amanda Loretti
  • Idealização: Thiago Bomilcar Braga

ÉDIPO DE NOVO?

De 08 a 29 de agosto – Sextas às 20h

Teatro Cândido Mendes – Rua Joana Angélica 63 – Ipanema

R$ 60 e R$ 30 (meia entrada)

Vendas pelo Sympla

16 anos

70min

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend