Efeito Werther – Uma armadilha do espelho do desejo

por Luiz Costa
Efeito Werther - Uma armadilha do espelho do desejo

Este mês estou lendo esta obra-prima de Johann von Goethe, escritor alemão nascido em 1749, Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774), esta obra e uma das mais citadas como um marco inicial do Romantismo. De certo modo este clássico da literatura me fez pensar nas relações humanas e como nosso desejo e suas imagens influenciam em nossas decisões.

Pensando nisso não poderia deixar de lembrar de Jacques Lacan, Psicanalista francês que para muitos renovou a psicanálise a partir da década de 1950, promovendo reinterpretações de conceitos freudianos. Em seu fascinante estudo sobre o desejo humano e a impossibilidade da satisfação, por desejar a imagem daquilo que aspiramos conforme queremos e não necessariamente (quase nunca), com o “ser” que de fato existe.

Nesta obra, Werther não é apenas um jovem apaixonado; ele é o protótipo do sujeito lacaniano que se perde na própria fantasia, muitas vezes preferindo o próprio devaneio do que encarar o confronto com o ser real.

Não quero me prender em fazer uma “Resenha” do livro e nem me atrevo a enveredar em fundamentos da Psicanalise (onde gostaria de ser formado), mas apenas escrever do que me chamou atenção neste período de leitura e talvez dos devaneios mentais que advém disso; e são muitos.

Não seria o desejo apenas a vontade de ter algo, mas a força que nutre a falta, pois assim mantem o desejo vivo. Para Lacan o desejo é o que persiste na lacuna entre o que ansiamos e o que recebemos.

Me vem uma interpretação livre de que pior do que desejar e esperar que o outro se enquadre em nosso “espelhamento”, que muitas vezes fantasiosamente nutrimos.

Muitos pensadores, dizem que não nos contentamos só com a imagem projetada do outro, mais criamos toda uma vida, uma história ou um cotidiano que nutre esta narrativa espelhada e toda a fantasia detalhadamente ornada para nosso próprio convencimento, alimentando toda esta ilusão.

Nos tornamos escravos do desejo da ilusão e ao mesmo tempo tentamos silenciosamente escravizar o outro para atender nossas demandas sentimentais e expectativas, mesmo que muitas vezes o outro não tenha noção disso. Isso tudo nos leva a pensar como a percepção individual da realidade pode distorcer o mundo ao seu redor.

Uma última reflexão, me faz pensar que o “efeito Werther” nos revela que não é um fenômeno que se restringe a obras literárias ou sociais, é a manifestação trágica dessa armadilha onde o individuo se torna prisioneiro de sua própria ilusão. Ao insistirmos em amar a moldura que criamos em vez da pintura real, nos condenando a esta falta, este luto perpétuo por algo que nunca existiu fora da nossa própria psique. Assim como Werther nos perdemos no labirinto da ilusão, entre o abismo fantasiado do desejo e o confronto com o mundo real do outro. Reconhecer esta lacuna lacaniana é entender onde o desejo habita, e justamente porque não poder ser satisfeito.

O único caminho talvez para não sucumbirmos ao peso de nossas próprias projeções, seja compreender que o verdadeiro encontro só se torna possível e real, quando aceitamos que o outro jamais será o espelho perfeito de nossos desejos e projeções.

Aceitando a pessoa real com suas imperfeições. Talvez nos encaixemos, naquilo que buscamos para nos completar e assim, só assim nos tornemos um refletindo a imagem do outro.

Você também pode gostar

1 comentário

Constança Luiza agosto 1, 2026 - 08:12

o amor genuíno e a conexão real exigem abandonar a ilusão de que o outro veio ao mundo para satisfazer nossas fantasias. O encontro verdadeiro começa apenas quando olhamos para a pessoa real, com todas as suas falhas e diferenças.

Deixe um comentário

Compartilhe
Send this to a friend