Início » Em apresentação única no Theatro Municipal, Cia Nós da Dança conta a história de seus 41 anos de Dança Moderna na cidade

Em apresentação única no Theatro Municipal, Cia Nós da Dança conta a história de seus 41 anos de Dança Moderna na cidade

Sob o comando da coreógrafa Regina Sauer, companhia independente de dança mais antiga do Rio vai reunir 40 bailarinos em números de onze espetáculos diferentes

por Redação
Cia Nós da Dança 40 anos

Quatro mulheres entram em cena, dão as mãos e dançam em um entrelaço, criando formas quebradas com seus corpos, que lembram os quadros de Picasso. Em outro número, uma coreografia apenas com o balanço das mãos. Em Cia Nós da Dança- 40 anos em movimento, os corpos de 40 bailarinos levam ao palco do Theatro Municipal do Rio a história dos 41 anos da companhia independente de dança mais antiga da cidade. Sob o comando da coreógrafa Regina Sauer, o espetáculo de Dança Moderna Contemporânea será realizado no dia 04 de outubro, às 19h, em apresentação única.  

Pela primeira vez no palco do Municipal, os bailarinos da Cia. Nós da Dança vão dançar coreografias que fizeram parte de 11 das 23 obras compostas nesses mais de 40 anos. A seleção foi feita por Regina, que optou por números individuais e em grupos, com início, meio e fim bem definidos. Ela convidou integrantes e ex-bailarinos da Cia, que hoje vivem em cidades de todo o Brasil. São 40 profissionais com faixa etária entre 19 e 68 anos. 

“Tem pessoas que eu não via há mais de 30 anos. A vida foi nos levando para lugares diferentes e agora podemos nos encontrar no Municipal, pela primeira vez neste palco. Este será um momento de grande celebração”, conta Regina. 

Todas as coreografias são releituras de espetáculos passados. O ineditismo está em reunir todas em uma única apresentação, com gerações diferentes de bailarinos. Cada número tem entre 7 e 15 minutos. Há coreografias embaladas por canções de Milton Nascimento, músicas folclóricas com arranjos de Heitor Villa-Lobos, cancioneiros populares e até a clássica Don’t Worry Be Happy, de Bob Marley. 

A Dança Moderna tem como foco a expressividade e os movimentos do tronco. Com técnicas pré-estabelecidas, seus temas são atuais, bem diferentes das escolhas mitológicas das temáticas do ballet clássico. Regina também aproveita algumas técnicas do ballet e traz para a cena a fluidez da Dança Contemporânea. 

“Trabalhamos com a expressividade dos corpos. Queremos que nosso espectador, mesmo que não compreenda as cenas, seja tocado pelo que está vendo ali. Que a dança seja capaz de despertar a sensibilidade do público”, resume Regina, que também sobe ao palco para uma participação mais que especial no número Valsa da Lua. 

Serviço

Cia Nós da Dança- 40 anos em movimento

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Praça Floriano, S/N – Centro.

Data: 04/10/2022, às 19h

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Onde comprar: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/home

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via