Em Mosca Branca, autora do livro detalha como virou de analista à CEO de empresa em seis anos

Priscilla Zacharias - Mosca Branca
Priscilla Zacharias - Mosca Branca

Mosca Branca é o primeiro livro da empresária Priscilla Zacharias. Na obra, ela esmiúça como a prática do empreendedorismo corporativo pode alavancar carreiras, em qualquer área. Partindo da sua própria trajetória, a autora desenvolveu um modelo de atuação profissional que a fez saltar de analista a sócia da empresa que comanda, em apenas seis anos. “Foram três grandes motivações para escrever este livro: primeiro, a gratidão. Porque acredito que uma forma de devolver ao universo as oportunidades que me foram concedidas, é propagando como soube aproveitá-las. Depois, para ser interessante. Infelizmente, temos mais pessoas interesseiras do que interessantes neste mundo. E, por último, legado. Levo a sério a máxima do ‘dividir para multiplicar’. Quero contribuir para espalhar esta mentalidade, pois acredito que ela pode mudar o mundo”, diz Priscilla.

Em ‘Mosca Branca’ Priscilla não apenas identifica os comportamentos que transformaram sua vida profissional, mas também revela como eles são na prática, com técnicas aplicáveis aos profissionais de todas as esferas. O pilar deste modelo é o desenvolvimento das competências comportamentais. A maioria dos profissionais, focam seu aprendizado nas competências técnicas e, muitos, acreditam que elas bastarão para se desenvolverem profissionalmente. “Com isso, se frustram no meio do caminho por vivenciarem colegas menos preparados, assumindo posições que poderiam ser suas. Talvez por se relacionarem melhor, por serem mais queridos, ou seja, por terem mais competências comportamentais”, explica Priscilla, acrescentando ainda que muitos bons profissionais desistem, por acreditar não ter nascido com um perfil mais despachado, por não ser o “simpaticão” ou o “puxa-saco” que ele acredita que os colegas promovidos são. “Eu ensino a identificar e exercer técnicas que ajudam a driblar nossas competências comportamentais e fazem florescer os bons profissionais”, diz a autora.

Dividido em nove capítulos, ‘Mosca Branca’ ultrapassa barreiras ao questionar o apego aos antigos modelos de sucesso, que muitas vezes nos impedem de enxergar novas oportunidades. De fato, o mundo mudou muito nos últimos anos e novas atividades e profissões de ascensão muito rápida estão surgindo. Mas, o que muitos não levam em consideração, é que esse sucesso meteórico é para uma minoria. Normalmente para os desbravadores ou para os geniais. Além disso, muitos empreendedores só descobrem tarde demais que, para fazer aquilo que amam e fazem como poucos, é preciso também fazer outras mil coisas que não sabe, não gosta ou não que fazer. “Como gerir finanças, recursos humanos, custos, contabilidade etc. O espírito empreendedor não é o suficiente para ser empresário, mas pode ser um grande diferencial para se trabalhar em uma empresa, sobretudo de pequeno ou médio porte. E que lhe traga a sonhada ascensão profissional e financeira”, comenta Priscilla.

Com a chegada da inteligência artificial, mais do que nunca, as competências comportamentais serão cada vez mais valorizadas nos negócios. Já que será a única coisa que, ao menos por enquanto, as máquinas não podem aprender: ter empatia, pertencimento, compaixão, enfim sentimentos. Afinal, somos seres humanos sociáveis e carentes de contato com os nossos. Quanto maior a qualidade dos empreendedores, sejam do próprio negócio ou de empreendedores corporativos, maior é a gestão da emoção. “No fim do dia, é sempre a gente contra a gente mesmo”, completa a autora. Questionada quais as maiores qualidades do profissional do futuro, Priscilla é direta: “Quem aprende a se relacionar melhor com as pessoas, sejam clientes ou chefes. Quem absorver todo tipo de feedback, que primar por uma mentalidade abundante, quem souber negociar, se vender, estar atento e, principalmente, valorizar pequenos detalhes. Estou falando em ser elegante no trato com as pessoas, seja por dom natural ou por meio de técnicas”, finaliza Priscilla. O profissional do futuro é quem tiver suas habilidades comportamentais bem desenvolvidas. E isso você aprende e aprimora com a leitura deste livro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui