Início » Empresário ensina técnicas de gestão a síndicos participantes da Expo Síndico

Empresário ensina técnicas de gestão a síndicos participantes da Expo Síndico

Gestor de restaurantes de luxo no Rio, João Diniz diz que modelo de hotel cinco estrelas é o que moradores de condomínios querem

por Redação
João Diniz

Síndicos e síndicas que participaram da Expo Síndico, nesta quarta-feira (22/6), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, tiveram o privilégio de assistir a palestra do empresário e escritor João Diniz, autor do livro Ordem na Casa, que abriu o evento. Diante de uma plateia curiosa e atenta, ele ensinou técnicas de gestão, impactando diretamente os participantes com a sua experiência de competente gestor.

“Costumo dizer que tudo de errado que acontece nas minhas empresas é responsabilidade minha. Seja porque eu não capacitei corretamente, não ensinei, não expliquei o que esperava daquela pessoa ou porque não selecionei corretamente aquele profissional para aquela função”, explicou João Diniz.

João deu importantes dicas aos participantes. Entre elas ter atenção com os funcionários dos condomínios, a quem chama de colaboradores, ser criativo para inovar em serviços exclusivos e, assim, se destacar como gestor, fazendo sempre mais que o necessário e fazendo o melhor, em vez do possível. A outra, a qual considera das mais importantes, é ouvir o cliente, o morador.

João Diniz

João Diniz

“Ouçam o cliente, neste caso, o morador. Nos dias de hoje é importante ter um mecanismo online para receber sugestões e reclamações. Porque, assim como num restaurante, há o cliente que por algum motivo tem uma experiência ruim e não reclama. Num condomínio também tem o morador insatisfeito, que não fala nada. E o que é pior: ali, no condomínio, o serviço é constante, ele não pode simplesmente sair e não voltar mais. É esse cliente que precisa de um mecanismo fácil e rápido para se comunicar”, explicou João Diniz, dono de importantes restaurantes na Barra e Zona Sul carioca.

Para João, o síndico precisa inspirar e dar orgulho aos moradores dos prédios e condomínios que administram. “Um síndico, um gestor de condomínio, precisa sempre se perguntar: ‘O que eu posso fazer para que a minha gestão seja diferente, seja motivo de orgulho dos moradores e um atrativo a mais para futuros moradores?’ Assim, é necessário sair do atendimento tradicional”.

Dono de casas de luxo no Rio – o Bahl Restaurante, as unidades da Bla Blá Champanheria e da Ginkeria B –, João ensina aos síndicos a pensarem grande. “Compare os serviços do condomínio ao de um hotel. Observem, pesquisem o que um hotel oferece. Num hotel cinco estrelas, um porteiro precisa estar com o uniforme impecável, precisa saber se portar, ser educado, cortês… A recepção costuma ter uma música ambiente. Tem um concierge para atender os hóspedes… E as pessoas notam a diferença de um hotel três estrelas para um cinco estrelas nesses detalhes. Quantas estrelas você quer que o seu condomínio tenha?”, encerrou João, ovacionado pelos participantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via