Bárbara Caldas com o primeiro livro Rio de Contos

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Rio de Contos

Válido para todo o estado do Rio Janeiro, concurso de contos visa a formação de novos autores literários

por Redação

Quem estiver interessado em concorrer a 20 vagas no Prêmio Rio de Contos – 3ª edição deve correr porque o prazo está acabando. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e o conto enviado deve ser inédito, com no máximo 10 laudas, tema livre e não pode ter participado de outros concursos ou recebido prêmios nacionais ou internacionais. Lembrando que os selecionados são pessoas a partir de 16 anos, de todas as zonas da capital carioca, da Costa Verde, Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado e do Leste Fluminense.

Realizado anualmente desde 2020, o Prêmio Rio de Contos tem o objetivo de buscar novos talentos, fomentar a produção literária e a leitura, estabelecendo laços do leitor fluminense com a literatura contemporânea. Esta iniciativa visa o firme semear da criação de um mercado sólido, potente e de qualidade, no qual ganham escritores, leitores, a cultura e o estado.

O concurso é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções e mantém um compromisso com a diversidade. O fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+.

Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.

Como participar:

As inscrições estarão disponíveis exclusivamente por meio digital para os candidatos de todo o Estado do RJ, a partir de 16 anos de idade. Serão consideradas inscritas as obras recebidas até às 23h59, do dia 30 de junho de 2022. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/.

Jurados

O corpo de jurados desta edição é composto por Alê Motta, cuja especialidade são os microcontos, onde desempenha a técnica necessária para esse formato de texto com maestria e talento; Anna Paula Lemos é jornalista e lidera um grupo de pesquisa IMAGEMNO – Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades; Claudia Chigres – Escritora e professora. Pelas suas mãos já passaram e passam um grande número de aspirantes a escritores e escritoras no Rio de Janeiro; Eliana Alves Cruz é escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial. Trabalha como colunista do site UOL e integra a equipe de roteiristas da VIS -Paramount International Studios; Marcelo Moutinho é escritor e jornalista. Já escreveu críticas para O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, entre outros veículos de imprensa; Mariana Filgueiras é roteirista, jornalista cultural com passagens pelos suplementos culturais do jornal O Globo, Jornal do Brasil e colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de São Paulo, tendo ganho quatro prêmios nacionais de jornalismo.

Premiação:

Serão identificados e selecionados, pelos seis jurados atuantes no universo literário brasileiro, 20 textos que apontem para potenciais talentos para a literatura entre a população residente no estado do RJ. Os premiados serão contemplados com minicursos, palestras e consultorias de formação e qualificação a serem realizados online via plataforma do concurso, entre julho e novembro de 2022. Ao final, os contos serão lançados num livro pelo selo da Mater.

O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 09 e 15 de maio.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via