Grupo Oribhé

Caleidoscópio da Cultura leva atrações gratuitas ao Teatro Mário Lago

por Redação

No dia 24 de junho, a Funarj e a LER – Salão Carioca do Livro iniciam a 4ª edição do Caleidoscópio da Cultura, parceria cujos pilares são a oportunidade de acesso a atividades culturais de qualidade e a descentralização cultural, que levará ao Teatro Mario Lago atividades totalmente gratuitas.

Às 10h, acontece o “Em Cantos e Contos – Uma festa brasileira”, com Silvia Castro, atriz, contadora de histórias e educadora. Através da roda de histórias, Silvia apresenta as regiões do país em sua diversidade cultural: canções do cancioneiro brasileiro, brinquedos cantados, lendas e narrativas típicas do Brasil, propondo uma viagem cujas pontes se alicercem na palavra.

Já na parte da tarde, às 14h, o grupo Oribhé chega com a atividade “Fuzuê no Agbalá”, uma realização que dá aos participantes a oportunidade de conhecer, vivenciar e compreender a cultura popular, como elemento representativo da sociedade e de heranças linguísticas, simbólicas, rítmicas e filosóficas que se mantém através do tempo e que são formadoras de nossa identidade cultural através de informações, apresentação de dança e participação da “roda”. A atividade prevê a realização da dança de origem africana o Jongo Caxambú.

A cada edição são promovidas ações multiculturais que percorrerem espaços públicos e teatros da FUNARJ, levando autores e artistas que usam a palavra como forma de expressão. A promoção de atividades multiculturais nos campos da dramaturgia, da literatura e da música na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense visam o desenvolvimento da cidadania e da vivência sobre a importância do livro como ferramenta de desenvolvimento intelectual e social para todos.

“Para a 4ª edição do Caleidoscópio da Cultura pensamos uma programação bastante intensa e rica em diversidade cultural, trazendo ideias inovadoras para o público da região dos municípios de Vila Kennedy, Paracambi e Nova Iguaçu. As nossas propostas para uma política cultural incluem o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, a disponibilização de bens culturais ao público e a oportunidade de vivenciar através de contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas e musicais o fazer artístico, como forma de expressão”, conta Gisele Lopes, curadora artística do projeto Caleidoscópio da Cultura 2022.

O Caleidoscópio também chegará a Praça de Vila de Cava, no município de Nova Iguaçu e na Avenida dos Operários, em Paracambi.

Ampliando e reforçando a parceria com a LER, a FUNARJ, expandindo o alcance do Caleidoscópio de Cultura, realiza também a terceira edição do Prêmio Rio de Contos, idealizado pela escritora Bárbara Caldas e realizado pela Mater Produções.

Programação do Caleidoscópio da Cultura:

  • Data: 24 de junho (sexta)
  • Atividade 1- 10h – Em Cantos e Contos – Uma festa brasileira com Silvia Castro
  • Atividade 2- 14h – “Fuzuê no Agbalá” com grupo Oribhé
  • Local: Teatro Mário Lago
  • Endereço: Rua R. Jaime Redondo, 2 – Bangu (Vila Kennedy) – Rio de Janeiro

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via