Arcangelo Lanelli

EMS renova parceria com o MAM, que celebra centenário de Arcangelo Lanelli na primeira exposição de 2023

Farmacêutica é patrocinadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2013; exposição abre ao público no dia 14 de fevereiro e integra comemoração de 75 anos da instituição

por Redação

Está aberta ao público, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, a exposição que celebra o centenário de Arcangelo Ianelli (1922-2009), artista que dedicou sua pesquisa à busca pela essência da cor e da luz. A mostra marca o início da programação de 2023 do MAM, que conta novamente com o apoio da EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil, e faz parte das comemorações dos 75 anos do museu e de 30 anos de seu Jardim de Esculturas. Com a extensão desta parceria, a empresa segue pelo 10º ano consecutivo como apoiadora de um dos mais importantes espaços culturais do país.

“Estamos felizes em anunciar que renovamos esta vitoriosa parceira com o MAM. Para a EMS, é um orgulho, pois enxergamos a importância deste espaço para democratizar e valorizar a cultura no Brasil. Proporcionar entretenimento e educação por meio da arte é a aposta da empresa para levar mais qualidade de vida às pessoas e também faz parte de nosso escopo de responsabilidade social. Desejamos muito sucesso às novas atrações que integrarão o calendário do museu de 2023”, comemora Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição “Ianelli 100 anos: o artista essencial” será exibida na Sala Milú Villela e apresentará o processo de criação, além de um panorama da obra do artista, que tem uma trajetória entrelaçada com o museu ao fazer sua primeira exposição individual na instituição em 1961, pelas mãos de Mário Pedrosa. Já a partir de 1969, participou de seis edições do Panorama de Pintura, sendo premiado em 1973. Em 1978, sua retrospectiva no museu reuniu mais 160 obras e recebeu o prêmio de melhor exposição do ano pela ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

A mostra apresenta ao público pinturas e esculturas do artista organizadas em oito núcleos de forma dinâmica, e não cronológica. “Pintar, para Arcangelo Ianelli, agora é suscitar o surgimento da cor”, anuncia o poema de Ferreira Gullar já no primeiro núcleo. A depuração da cor, algo que o artista assume até chegar em sua fase final, está presente de diferentes formas em todo o conjunto eleito pela curadoria. A mostra traz, ainda, a intimidade do ateliê de Ianelli por meio de três dioramas com objetos usados em vida pelo artista, como pincéis, cavaletes, pigmentos, livros referenciais, entre outras peças que compunham o seu ambiente de trabalho.

O partido curatorial adotado nesta retrospectiva foi o de privilegiar a coerência da obra de Arcangelo Ianelli, mostrando que no jovem pintor de 1950 já está contido o artista de 1970; que o mural de 1975 abre caminho para a escultura dos anos 1990, e que nesse momento nascem também as grandes pinturas, realizadas até 2000. “É possível ver, ao mesmo tempo, todas essas vertentes nascendo umas das outras”, explica Denise Mattar, curadora que foi amiga do artista e diretora do MAM entre os anos de 1987 e 1989.

Para Cauê Alves, curador-chefe do MAM, as novas gerações tiveram pouco contato com o trabalho de Arcangelo Ianelli, que possui uma produção em desenho, pintura e escultura fundamental para a compreensão da arte brasileira no século XX.

A mostra fica disponível para visitação até 14 de maio deste ano, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Aos domingos, a entrada é gratuita. Na ocasião da abertura (14/02), o MAM lança o catálogo bilíngue da exposição, com textos em português e inglês, e a reprodução integral de imagens das obras da retrospectiva. Também estarão na publicação uma cronologia e um currículo do artista, além de vistas dos objetos que usava em seu ateliê.

Histórico de apoio aos museus

Desde 2013, a EMS é patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Além disso, entre 2019 e 2022, a farmacêutica patrocinou o projeto de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, reaberto ao público em setembro de 2022 e que permanece com o patrocínio da empresa. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2021 e 2022 e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico e da edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o Museu Oscar Niemeyer (MON). Em 2023, o MON tem o patrocínio da EMS.

Serviço:

  • Ianelli 100 anos: o artista essencial
  • Período: De 14 de fevereiro a 14 de maio de 2023
  • Abertura: 14 de fevereiro, terça-feira, às 19h
  • Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Sala Milú Villela
  • Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
  • Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o
  • visitante pode contribuir com o valor que quiser.
  • Telefone: (11) 5085-1300
  • Acesso para pessoas com deficiência

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via