No dia 07 de abril, domingo, acontece a 19ª edição da Walkathon, iniciativa liderada por alunos da Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ) em prol de doações para o INCA, visando a conscientização sobre o câncer. O movimento consiste em uma caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas, na qual os participantes reunidos chamarão a atenção para a seriedade da causa e do tratamento da doença. A organização voluntária à frente do movimento é o SOS Club (Student Oriented Service – https://www.instagram.com/
Esse ano, a EARJ pretende ultrapassar o marco de 100 mil reais em doações. No ano passado, o valor arrecadado foi destinado à pediatria do INCA para obras no Instituto e pesquisas sobre o câncer. Em 2020, por conta da pandemia, o evento aconteceu na modalidade online e parte importante do total recebido pelo INCA foi utilizada para a reforma do setor de emergência e a criação da área de reabilitação da Seção Pediátrica de Oncologia. Os resultados são esforços conjuntos dos alunos e familiares da EARJ, que todos os anos se engajam na captação de patrocínio, apoio e doações para o projeto. A ação realizada pela Escola Americana é um importante braço para o INCA, que recebe muitos pacientes com necessidades financeiras para o tratamento.
“As doações feitas todos os anos com a grande mobilização dos alunos e professores da Escola Americana têm tido uma importância fundamental para podermos realizar um tratamento de excelência. As doações têm possibilitado a realização de alguns exames e tratamentos ainda não disponíveis em nossa instituição, mas essenciais para uma melhor cura. A campanha deste ano também nos ajudará a finalizar a reforma do ambulatório pediátrico”, destaca a Dra. Sima Ferman, chefe do serviço de Oncologia Pediátrica do INCA.
O câncer quando diagnosticado modifica não somente a vida do paciente, mas também de toda família. Novas rotinas com idas ao centro de tratamento, procedimentos dolorosos e mudanças físicas, são os maiores desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes acometidos pela doença. É um período de intenso desgaste emocional e financeiro para todos que fazem parte da vida do paciente “É fato que as famílias estão em alto risco para uma sobrecarga financeira durante o tratamento do câncer, especialmente aquelas que já apresentavam dificuldades econômicas previamente à doença. Esta é a situação que vivenciamos com as crianças em tratamento no INCA e é realizado todo um trabalho de suporte social e econômico junto aos familiares para que tenhamos maior aderência ao tratamento”, explica Dra. Sima Ferman.
De acordo com a especialista, o câncer pediátrico é uma doença curável quando diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados. A colaboração da comunidade é fundamental para aumentar a conscientização sobre os sinais e sintomas da doença, facilitando assim o diagnóstico precoce. Muitos indícios iniciais do câncer pediátrico podem ser confundidos com doenças comuns da infância. É fundamental que pais e cuidadores estejam atentos a febres persistentes, dores ósseas, alterações visuais, entre outros sintomas.
A cada edição do Walkathon, um desenho desenvolvido por alunos é escolhido pela comunidade da EARJ, com uma votação aberta, para representar a caminhada. Esse desenho é então estampado em camisetas. Para garantir o sucesso do evento, o SOS busca por patrocinadores em diversos setores. Os patrocinadores do 19° Walkathon são: Gold – EARJ Board of Directors, PTA (EARJ Parent Teacher Association), Oncologia D´Or, Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, Hades Oilfield Products, Just play Coaching, Sulamérica, EKLO, Supermercados Guanabara e Mate e Tal. Silver: Oncoclínicas, Zoox, Vivian Festas e Dabelle. Bronze: Coca Cola, Sodexo, Yorgus, Granado, CTI Cor, Tecfit e Adriana Camargo Yoga,
A 19° edição do Walkathon acontecerá no dia 07 de abril, domingo, às 10h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque das Figueiras.