InícioGeralEscola de música Villa-Lobos celebra dia da voz potencializando o som da...

Postagens relacionadas

Escola de música Villa-Lobos celebra dia da voz potencializando o som da transdiversidade

A voz é a manifestação oral primordial da humanidade. É diversa e comunica. Ela anuncia o desejo e eleva a poesia na canção. Em comemoração à data do dia voz, marcada no dia 16 de abril, escola de Música Villa-Lobos — vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) — convida especialistas para abordar sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal, o condicionamento da voz cantada e a diversidade de vozes na sociedade, como a performance de pessoas transgênero, na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, às 18h30m, na sede da escola (R. Ramalho Ortigão, 9 – Centro do Rio).

A abertura do evento conta com a palestra da fonoaudióloga e especialista em voz, Adriana Micarelli ─ também preparadora de elenco e professora da Faculdade de Teatro Cesgranrio ─, com o mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília e doutor em comunicação humana e saúde pela PUC-SP, Rodrigo Dornelas ─ que também atua no ambulatório transdiversidadade da universidade estadual do Rio de Janeiro ─ UERJ, e com o a cantora cantora, ativista e pesquisadora da musicalidade negra,  Azula, que, no momento, produz seu primeiro EP, sobre questões relacionadas aos traumas das populações negras e LGBTQIA +.

“É uma oportunidade de educar o olhar e ouvidos para as diversas possibilidades de manifestação artística”, comenta o diretor da escola e maestro, José Maria Braga.

A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. O evento acontece no auditório da escola, no segundo andar.

Sobre a data

A comemoração começou no Brasil, em 1999 e, a partir de 2003, se tornou internacional. Hoje a data é lembrada através de eventos organizados em países de todos os continentes.

Sobre a instituição Villa-Lobos

A Escola de Música Villa-Lobos é uma instituição de ensino de música oficial do estado do Rio de Janeiro, subordinada à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC-RJ. Fundada há 70 anos, a Escola oferece cursos de formação em nível fundamental e médio, além dos cursos livres operacionalizados através da Leia Brasil, que vão da iniciação ao aperfeiçoamento.

Os cursos são destinados aos jovens e adultos visando a promoção do acesso à educação musical de excelência, com uma iniciação prática e teórica completa, voltado para quem não teve oportunidade de estudar música na infância e/ou adolescência. Também tem, ainda, como importante objetivo, criar oportunidade de acesso (curso com baixo valor na semestralidade).

Ensino De Música | Escola De Música Villa-lobos | Rio De Janeiro (emvilla-lobos.com)

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend