Evento e oficina de patrimônio imaterial, atividade de meio ambiente, oficina de empreendedorismo e economia criativa: o mês de setembro no Núcleo de Guapimirim da Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro está repleto de atividades para toda a comunidade e o dia 14 de setembro promete ser muito movimentado no município localizado na Baixada Fluminense, com programação no Colégio Estadual Alcindo Guanabara.
Todas as atividades fazem parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.
Abre a programação, às 9 horas, o evento Explorando o Patrimônio Cultural de Guapimirim, com Thiago Godoy e Adriano Ramires. Esta oficina visa enriquecer a compreensão dos alunos sobre a herança cultural de Guapimirim, incentivando-os a se tornarem defensores ativos da preservação. Ao final, os alunos terão uma compreensão mais profunda da identidade da cidade e de seu papel na sua manutenção.
A partir das 10 horas, é a vez da atividade de meio ambiente Artesanato com Materiais Recicláveis I, com Mário Thay-Shon. A atividade visa à introdução sobre a importância da reciclagem para amenizar os impactos do lixo no meio ambiente e da utilização desse recurso como produção de peças decorativas e recreativas. Em seguida, às 11 horas, a oficina de Empreendedorismo e Economia Criativa Artesanato com Materiais Recicláveis II dará continuidade à confecção de objetos e adereços de maneira artesanal utilizando a reciclagem, produção de peças decorativas e recreativas como lembrancinhas, brinquedos e fantasias, que podem ser fonte de renda através da venda dessas peças.
A programação se encerra com a Oficina de Patrimônio Imaterial Nossas Histórias, com Ana Cê, a partir das 13 horas. Segundo a oficineira, a ludicidade é o ponto chave dessa encantação/contação de histórias. “O objetivo é levar os participantes para o universo mágico da história contada e desenvolvê-la com sabor de história plantada em sua mente e coração. Um misto de geografia, territorialidade, matemática, filosofia, antropologia, linguagens e histórias fazem parte desta transversalidade contínua na permuta de saberes brincantes que ocorre em nosso processo lúdico de encantação de histórias”, explica Ana Cê.
Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro
A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio surgiu em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros.
São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas.
A Escola tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Sobre os Grupos
➤ Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho)
➤ Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba)
➤ Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos)
➤ Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo)
➤ Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara)
SERVIÇO:
Data: 14/09
Evento de Patrimônio Imaterial: Explorando o Patrimônio Cultural de Guapimirim
Horário: 09h
Atividade de Meio-ambiente: Artesanato com Materiais Recicláveis I
Horário: 10h
Oficina de Empreendedorismo e Economia Criativa: Artesanato com Materiais Recicláveis II
Horário: 11h
Oficina de Patrimônio Imaterial: Nossas Histórias
Horário: 13h
Local: Colégio Estadual Alcindo Guanabara. R. Joaquim Coelho, Nº 139, Centro, Guapimirim, RJ
Os veículos interessados em cobrir a atividade podem entrar em contato com: alessandracostadivulga@
Para saber mais sobre a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio, siga nossa rede social e acesse nosso site: @patrimonioimaterialrio (Instagram) e https://