Espaço Cultural Nucine Maracanã debaterá a “Telenovela e o Futuro da Televisão Brasileira”

Rosane Svartman
Rosane Svartman

No dia 14 de maio, a partir das 9h, o Espaço Cultural Nucine Maracanã – que fica na Estácio Maracanã – Rua Morais e Silva, 40 – promoverá um evento gratuito para todos que amam o audiovisual e a telenovela. O evento gratuito terá como convidada especial Rosane Svartman que dará uma palestra sobre seu livro “A Telenovela e o Futuro da Televisão Brasileira”. No final do encontro, a autora de novela, roteirista, produtora e diretora abrirá um amplo debate sobre uma das maiores paixões dos brasileiros: as novelas. O objetivo da instituição de ensino superior é promover um encontro entre estudantes, profissionais do setor da economia criativa e o público em geral.

“A presença de Rosane Svartman como palestrante do curso de cinema da Estácio Maracanã não apenas inspira os alunos, mas também oferece a oportunidade de aprender com alguém que está ativamente envolvido na indústria, enfrentando os mesmos desafios e tendo sucesso em um ambiente competitivo. Suas histórias, conselhos e perspectivas ajudam a preparar os estudantes para a realidade do mercado de trabalho, incentivando-os a buscar excelência em suas próprias carreiras. O nome de Rosane destaca-se como uma figura de grande representatividade e isso inspira as pessoas que querem seguir essa carreira, ela é reconhecida no cinema e na televisão brasileira e traz consigo uma bagagem de experiências e conhecimentos que merecem ser compartilhados. Seja como roteirista, diretora ou produtora, seu trabalho é marcado por uma abordagem criativa e inovadora, que contribui para a diversidade e qualidade da produção audiovisual nacional”, afirma Francisco Malta, docente e coordenador do curso de Cinema da Estácio Maracanã.

Ainda de acordo com o coordenador, Rosane mostrará uma análise profunda e perspicaz sobre o papel das telenovelas na televisão brasileira e sua influência na sociedade contemporânea. Com uma abordagem crítica e ao mesmo tempo apaixonada, Svartman examina não apenas o passado e o presente desse gênero tão marcante, mas também especula sobre seu futuro em um cenário cada vez mais diversificado e digitalizado.

Breve perfil de Rosane Svartman 

Nasceu nos EUA, mas veio para o Brasil ainda criança. Começou a carreira dirigindo o curta Moleque, em 1990. Estudou cinema no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Seus trabalhos começaram a ter destaque como autora das obras Dicas de um Sedutor e Guerra e Paz. Em 2012, em parceria com Glória Barreto escreveu a 20ª temporada de Malhação em 2012. Com supervisão de Paulo Halm e Diego Miranda, a trama foi muito bem-sucedida. Em 2014, junto com Paulo Halm, Rosane escreveu a 22ª temporada de Malhação, que estreou em 14 de julho de 2014. Com supervisão de Glória Barreto e Diego Miranda, conseguiram novamente produzir um trabalho muito bem sucedido e idolatrado pelo público.

Em outra grande parceria com Paulo, Rosane escreveu a novela das sete Totalmente Demais em 2015 e a obra fez tanto sucesso, que após o seu fim, ganhou um spin-off intitulada Totalmente Sem Noção Demais, que repetiu o megassucesso da novela, além de ter ganhado o Troféu Imprensa de melhor novela. Em 2019, Rosane escreveu a novela Bom Sucesso com Paulo Halm, assim repetindo uma parceria. Em Bom Sucesso, Rosane e Paulo abordaram o valor da vida. Em 2023, Svartman escreveu a sua primeira novela solo Vai na Fé, onde trouxe em foco uma protagonista negra evangélica.

SERVIÇO:
Evento – Encontro com Rosane Svartman – entrada franca
Data – 14 de maio – horário – a partir das 9h
Local – Espaço Cultural Nucine Maracanã – Estácio Maracanã
Endereço – Rua Morais e Silva, 40 – Bairro Maracanã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui