Espetáculo “Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita” celebra 10 anos de trajetória

Após apresentação internacional na Alemanha, montagem retorna ao Rio de Janeiro em novembro, no mês da Consciência Negra

por Redação
Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita

O espetáculo “Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita”, interpretado e produzido por Andréia Ribeiro, texto e direção de Ramon Botelho celebra em 2025 10 anos de trajetória ininterrupta nos palcos. Inspirada na obra autobiográfica de Carolina Maria de Jesus – uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX, que transformou sua vivência na favela em literatura universal – a montagem se consolidou como um marco de resistência, memória e ancestralidade na cena teatral brasileira.

Em agosto deste ano, o espetáculo integrou a programação do Festival Sommerwerft, em Frankfurt, Alemanha, levando a palavra de Carolina para além das fronteiras do Brasil e reafirmando sua força atemporal e internacional.

Agora, em novembro, mês em que se celebra a Consciência Negra, a peça realiza duas apresentações no Teatro Adolpho Bloch/ RJ, reforçando a atualidade da obra de Carolina Maria de Jesus e a importância de revisitar sua escrita como instrumento de reflexão social, literária e política.

Estar há 10 anos com Carolina no palco é manter viva uma voz que ecoa da favela para o mundo, atravessando fronteiras e gerações. Carolina nos lembra do poder da palavra e da urgência da dignidade”, afirma a atriz Andréia Ribeiro.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo mescla teatro, literatura e memória– O espetáculo tem como base duas obras da autora: seu livro mais famoso “Quarto de Despejo, Diário de uma Favelada” e o quase desconhecido “Diário de Bitita” obra em que Carolina revisita sua infância e juventude em Minas Gerais

Reconhecido pela crítica e pelo público, o espetáculo já circulou em diversos palcos do Brasil, festivais nacionais e internacionais e  escolas públicas no Rio de Janeiro, e segue cumprindo um papel essencial na formação de plateias e na preservação da memória de uma das maiores vozes da literatura brasileira.

Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita - Atriz Andreia Ribeiro - Foto: Nilse Martins.

Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita – Atriz Andreia Ribeiro – Foto: Nilse Martins.

SINOPSE

10 anos nos palcos, Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita! 

Duas apresentações especiais, no mês da Consciência Negra, celebrando uma década de história, poesia e resistência.

A peça é uma adaptação das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Uma história surpreendente e inspiradora. A menina, que estudou apenas dois anos do primário, se apaixonou pelos livros e virou uma grande escritora, publicada em todo mundo. Carolina foi catadora de papel e escreveu toda sua obra em cadernos que encontrava no lixo. Reciclando materiais, reciclou a sua própria trajetória e a si mesma. 

A encenação segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua trajetória da infância miserável em Sacramento, no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro – com enorme sucesso.

Serviço:

Teatro Adolpho Bloch

Endereço: R. do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro

Dias: 20 e 21 de novembro / 2025 (Quinta e sexta)

Horário: 20h

Link Compra de ingressos:

https://www.ingresso.com/evento/carolina-maria-de-jesus-diario-de-bitita?city=rio-de-janeiro

Ficha Técnica – CAROLINA MARIA DE JESUS, DIÁRIO DE BITITA

  • Realização: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas e Rotunda e Bambolina Produções Artísticas
  • Coordenação Geral: Andréia Ribeiro
  • Adaptação, direção e cenário: Ramon Botelho
  • Assistente de Direção e Produção Executiva: Gabriela Calainho
  • Atuação e Pesquisa: Andréia Ribeiro
  • Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
  • Trilha sonora: Marco Lyrio
  • Figurino: Wagner Louza
  • Adereços: Sinhá Recicla (ONG Uberlândia/MG)
  • Jurídico: Mario Cezar Ribeiro

Trajetória

Estreia nacional no Teatro Municipal de Uberlândia. Os 750 lugares lotaram em todas as sessões. Apoio/patrocínio: Prefeitura Municipal e Instituto Algar. Foram promovidos debates e oficinas (nov. de 2015); 03 apresentações/debates no CEU Cidade Tiradentes, São Paulo (março de 2016); participação com peça e debate no 5º Salão do Livro de Guarulhos (maio de 2016); e no Rio de Janeiro: 2º Festival Midrash de Teatro. (julho de 2016); temporada de 01 mês no Teatro Dulcina (set. de 2017); temporada de 01 mês na Sala Baden Powell (nov/dez de 2017); temporada de  01 mês no Teatro Laura Alvim (abril/maio de 2018); e em Salvador, participação na FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho (agosto de 2018); apresentação na FLINK SAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra da Universidade Zumbi dos Palmares, São Paulo, (agosto de 2018); participação na 1ª FIT – Festa Literária de Itaperuna, Teatro FIRJAN SESI (set. de 2018); temporada de 01 mês na Sala Multiuso, do Teatro Arthur Azevedo, São Paulo, SP (nov/dez, de 2018) e participação no evento Green Nation, Pavilhão das Cultturas Brasileiras, Ibirapuera, SP (março de 2019); Teatro Municipal de Niterói (03 a 05 de maio de 2019)..

Weltfrauentag 2020 –  International Women´s Day – Março 2020

Apresentações em Augsburg e Frankfurt (Alemanha) 

Apoio do Instituto Goethe Munique/  – Parceria: Associação Mulheres pela Paz – Frauen Für Frieden;  Departamento de Igualdade de Gênero de Augsburg e IMBRADIVA e.v.  Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminação e Violência (Alemanha)

Teatro ao ar livre/ Teatro Prudential, Rio de Janeiro, 2020.  

Festival de Garanhuns, 2022 

Temporada Teatro Ruth de Souza, Rio de Janeiro, 2022.    

Festival de Maricá, RJ, 2022. (Lona Beth Carvalho e Lona Marielle Franco)

Festa Literária Internacional de Niterói / 2023.

Sesc Pulsar, RJ, 2024.

Sommerwerft Internationales TheaterFestival, Alemanha, Frankfurt /Agosto,2025

Parceria: Consulado do Brasil em Frankfurt, Instituto Guimarães Rosa, Porto Brasil, Antagon Theater Aktion, Protagon  International Performing Arts e Imbradiva e. v. –  Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminação e Violência.

 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend