Espetáculo Casa Caramujo com sessões gratuitas em São Gonçalo

Casa Caramujo
Casa Caramujo - foto: Guga Melgaço

No ano de sua estreia o espetáculo recebeu mais de vinte Indicações aos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural, vencendo em todos na categoria Melhor Ator para Marcio Nascimento e Melhor Espetáculo de Formas Animadas. Desde então o espetáculo vem percorrendo diversas cidades brasileiras em temporadas, turnês e circulações.

Mais uma vez a peça retorna ao Rio de Janeiro para uma circulação através da Lei Paulo Gustavo, estará visitando os municípios de São Gonçalo, Volta Redonda, Campo Grande e São Pedro da Aldeia.

Casa Caramujo Casa Caramujo é um espetáculo para crianças e adultos, para ser visto em família! Experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro), abordando de maneira lúdica um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte.

A peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis, no mergulho do desconhecido. Com texto de Gustavo Paso, inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI, o espetáculo aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.

Sinopse

Um caramujo resolve tomar um banho no Rio Perequê (Paraty) e deixar sua casa “esperando” na beira do píer. O que ele não esperava é que houvesse um entrevero que iria resultar na desgraça de sua vida. Jonas, um menino que morava sozinho com sua mãe, acorda num outro canto da cidadezinha e tem a surpresa de ver que sua mãe está adoentada. Ligeiro como um raio corre até a cidade para buscar um médico.

No caminho ele percebe que não está sozinho. Uma senhora de preto então se aproxima e pede informações sobre sua própria mãe. Jonas entende que está de frente para a Dona Morte! Então ele se coloca em posição de ataque e enfrenta a “Dona Morte”. Num movimento rápido ele tira sua foice e consegue ameaçá-la, fugindo dos ataques ela vai ficando incrivelmente pequena… é quando Jonas consegue pega-la pelo pescoço e aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo.

É, a casinha do nosso amigo caramujo foi para no fundo do rio Perequê com a morte lá dentro. Quando Jonas retorna para casa, encontra sua mãe bem, mas, aos poucos, todos os moradores da cidade começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, quebrar ovos, ao pescar os peixes não morrem, as verduras também não saem da terra… todos compreendem que NADA MAIS MORRE.

Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal.

Gustavo Paso

Gustavo Paso, carioca, diretor, dramaturgo, cenógrafo e artista plástico é reconhecidamente um dos notáveis diretores do teatro brasileiro, com seguidos trabalhos de grande reconhecimento de público e crítica, além de inúmeras indicações e prêmios importantes. Na última década seus espetáculos figuraram entre os melhores do ano tanto no Rio como em São Paulo.

Paso estreou sua adaptação do clássico conto O ALIENISTA de Machado de Assis no palco principal da Cidade das Artes-RJ, abrindo com maestria a temporada, o espetáculo recebeu 17 indicações ao Prêmio CENYM, saindo-se vencedor nas categorias: Melhor Cia de Teatro; Melhor Direção de Arte, Melhor Diretor, Melhor Fotografia de Propaganda; Melhor Texto Adaptado e Melhor Espetáculo de 2022.

Em 2019 trouxe sua versão de O PREÇO de Arthur Miller, arrebatando plateias e crítica especializada, logo se tornando um dos principais destaques da temporada carioca. Em 2018 apresentou dois novos espetáculos que ficaram entre os melhores do ano: HOLLYWOOD de David Mamet em São Paulo, onde foi o único diretor a concorrer aos dois prêmios mais importantes do teatro brasileiro: Prêmios SHELL e APCA como Melhor Diretor de São Paulo de 2018; e CASA CARAMUJO (infanto-juvenil) com 23 Indicações em três dos prêmios mais representativos deste gênero: Prêmio CBTIJ “Centro Brasileiro de Teatro Infanto-juvenil”; “Prêmio Zilka Salaberry” e “Prêmio Botequim Cultural”, ganhando Melhor Espetáculo de Formas Animadas e Melhor Ator alcançando unanimidade nos três prêmios.

Em 2021 colocou em prática o projeto CINE TEATRO EPIGENIA, “aproveitando” a paralisação dos teatros, levando para todo Brasil através do audiovisual, RACE, seu premiado espetáculo e o inédito TOUCH, onde assinou a dramaturgia e cenografia.

2023

Reestreias e dois espetáculos inéditos. Os premiados CASA CARAMUJO, que retorna em turnê no RJ, e O ALIENISTA que fará sua estreia em SP com parte do elenco paulista e circulação pelo Sesi Viagem Teatral do sucesso DE PERTO NINGUÉM É NORMAL. A Cia se prepara para estrear ainda esse ano sua versão de Otelo.

Ficha Técnica

Elenco
Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Farley Matos, Vinicius Cattani e Tatiana Sobral
Texto e Direção: Gustavo Paso
Trabalho de Formas Animadas: Gustavo Paso e Eduardo Andrade
Figurinos: Luciana Falcon Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Fundo do mar: Eduardo Andrade e Gustavo Paso Adereços
Cenográficos: Gabriela Castro
Direção Musical: Andre Poyart
Direção de Produção: Luciana Fávero
Bonecos: Marise Nogueira, Marcio Newlands, Liliane Xavier, Jorge Allen, Rita Spiere e Eduardo Andrade
Realização CiaTeatro Epigenia

Serviço
Local: Teatro Panorama Rua Odete Sampaio, 151
Data: Domingo 24 de março às 11h – gratuito – para público em geral
Data: Segunda 25 de março às 10h e 14h – gratuito – para escolas pré agendadas
Duração: 55 minutos
Classificação: Indicado para maiores de 06 anos Capacidade: 160 lugares

Obs: para a sessão de domingo, retirada do ingresso na semana do evento, na bilheteria. Informações: 27250364 – 998526573

Agendamento escolar: Enviar whatsapp para 21974216253

Para os alunos que assistirem a apresentação através das escolas agendadas, a produção combinará com os responsáveis da turma a coleta do desenho, poesia, manifestação artística sobre a experiência com a peça e a arte será mostrada na Exposição Virtual do Público Casa Caramujo, no Instagram da Cia.

Site da Cia www.epigenia.art
Instagram: @ctepigenia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui