Espetáculo “Casal 20 – União Instável” une linguagem circense contemporânea e comicidade em gratuitas

Casal 20 - Foto: Rafa Teixeira
Casal 20 - Foto: Rafa Teixeira

Nova produção da Cia. Barnabô, o espetáculo “Casal 20 – União Instável” apresenta a história de um casal juntos há 20 anos que tem como pilar da narrativa situações cômicas e a linguagem circense. O encontro com o público acontece a partir do dia 28 de abril, com apresentações gratuitas marcadas nas cidades de São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, São Paulo e São José dos Campos.

Sob direção de Tato Villanueva, “Casal 20 – União Instável” usa técnicas e estéticas circenses de maneira contemporânea para contar a história criada e encenada pelos artistas Luciana Menin e Pablo Nordio, que em cena e fora dela comemoram suas duas décadas de parceria. Na montagem, o repertório composto por acrobacias aéreas, cordas e manipulação de objetos de cena serve como maneira de conduzir a trama de um casal, que compartilha a vida não só em casa, mas também como uma dupla de investigadores profissionais. Quando uma chamada inesperada os leva a uma grande missão, os 20 anos caminhando juntos vêm à tona. Ao longo da jornada, o casal descobre que a missão que eles enfrentam é muito maior do que parece e vencer juntos é o que realmente importa.

A história chama espectadores de todas as idades para se juntar nesta conversa divertida sobre o que é formar uma relação duradoura nos dias atuais. A cumplicidade de uma parceria, os imprevistos do dia a dia e a maneira de encarar o mundo juntos estão no centro de um formato realizado com a proposta de entreter e encantar a família toda. “O circo é o vocabulário desse casal”, conta Luciana Menin sobre as personagens em cena. “O teatro físico e a comicidade são o alfabeto usado para se contar essa história. A obra chega marcando esta data em nossas vidas, olhando essa parceria de forma divertida e acessível ao público de todas as idades.”

Mantendo a essência circense, as primeiras apresentações do espetáculo ao público correm algumas cidades ao longo das próximas semanas. O espetáculo se reconhece no mundo contemporâneo em meio a tantas formas de amar, e em como podemos falar sobre relações afetivas a partir da linguagem circense. E ainda, claro, comemorar a construção de um trabalho feito a partir de muita união e uma boa quantidade de investigação cheia de humor, que pode sempre deixar tudo mais leve.

Este projeto foi contemplado pelo Edital ProAC 10/2023 – circo / produção de espetáculo da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo

SERVIÇO | Casal 20 – união instável

Programação completa:

28.04, domingo, às 18h 

  • Lona da Barnabô, Centro de Lazer do Trabalhador 
  • São Bento do Sapucaí – SP

04.05, sábado, às 16h 

  • Instituto Pandavas
  • Monteiro Lobato – SP

07.05, terça-feira às 11h e às 15h 

  • Mundo do Circo, Parque da Juventude
  • São Paulo – SP

18.05, sábado, às 19h30 

  • Parte do Festival Colorê
  • Teatro Dailor Varela, Casa de Cultura Flávio Craveiro
  • São José dos Campos – SP 

Apresentação gratuita

Redes sociais:

https://www.instagram.com/ciabarnabo/ 

https://www.instagram.com/tatomigra/ 

https://www.instagram.com/eu.circ/

Apoio:

Programa de Ação Cultural (ProAC)

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de SP

Prefeitura de São Bento do Sapucaí

Agradecimentos:

Instituto Pandavas, Festival Colorê, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Casa de Cultura Flávio Craveiro

FICHA TÉCNICA

Criação e Elenco – Luciana Menin e Pablo Nordio

Direção – Tato Villanueva

Direção e Produção Musical – Marcelo Pellegrini

Orientação técnica de aéreos- Adelly Costantini

Figurinos – Luciana Araújo

Coreografia – Keila Bueno

Cenografia, Adereços e iluminação – Rodolfo Giovanetti

Identidade Visual – Caco Chagas

Produção Geral – Marina Ferreira

Fotografias – Rafa Teixeira

Assessoria de imprensa – Maiara Tissi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui